HDI 2012 – como foi a conferência nacional sobre suporte técnico

Segue minha descrição transbordando de opinião sobre o maior evento de suporte técnico brasileiro

O que é

O HDI 2012 – Conferência e Expo Internacional é o maior evento nacional sobre suporte técnico na área de TI. Organizado pela empresa de mesmo nome (HDI Brasil que é um branch do HDI mundial), reuniu mais de 1.000 profissionais para assistirem palestras, realizar networking e visitar a feira de fornecedores.

São dois dias complementados por outros antes e depois em que ocorre exclusivamente treinamento.

Organizadores

Não dá pra deixar de elogiar o esforço gigantesco dos organizadores.

Eles tem um negócio de treinamento. E poderiam ficar assim. Mas se mobilizam para produzir um momento í­mpar para a comunidade de suporte.

É claro que existem intenções mercadológicas. Mas é claro que ganhamos como benefí­cio dessa intensa mobilização a chance de rever amigos, assistir confer~encias, aprender mais etc.

Um hip hip hurra para o time executivo HDI formado pelo Luiz Couto, Thiago de Marco, Cintia Caputto, Felipe Coelho (foto acima), Daniele Mendes, Dennis Velilla, Fernanda Araújo, Arthur Grandi, Izabel Nemec e Clovis Rolemberg.

Um baaaita muito obrigado a vocês em nome de nossa comunidade nacional.

Das novidades

A exposição aumentou. Praticamente dobrou, senão triplicou.

Tivemos muito mais fornecedores expondo ferramentas e serviços. E como o acesso à feira era gratuito, grande oportunidade para muita gente ver vários produtos ao mesmo tempo sendo expostos, compará-los e tirar suas conclusões.

Também neste ano tivemos grande quantidade de cases. Empresas como McDonalds, Camargo Correa, Natura, Oi, Ecorodovias, Banco do Brasil, Brasil Foods, Gafisa, Editora Abril e Nestlé apresentando suas experiências no gerenciamento dos serviços de TI.

Achei exagerada a quantidade de cases.

Descompensou (tivemos poucas teóricas) e produziu um efeito ruim: a maioria dos palestrantes dos cases eram técnicos. Eles produzem palestras que são monótonas na sua maioria. Não por falta de empenho, mas de hábito. Porém, quando abriam para perguntas, transformavam-se em verdadeiros Hulks,  pois dominam o assunto como poucos.

Talvez devessem ter feito palestra em 30% do tempo disponí­vel e os restantes 70% para perguntas.

Ah sim, a editora de meus livros (Novatec) estava lá com maquineta de cartão de crédito, oh yeah! Quem quisesse, poderia comprar vários livros e com desconto!

Das palestras

Comentarei apenas as que gostei. Algumas eu não fui; não tenho como afirmar se foram boas ou não.

Anyway, aquelas que me encantaram é obrigação registrar.

ROSí‚NGELA COSTA – CAMARGO CORRÊAEstrutura do field support – criatividade e inovação no atendimento ao cliente

Essa botou alma na sua exibição. Iniciou um pouco trêmula, engatou uma terceira marcha e deu um show de conteúdo e, principalmente, de coisas do dia a dia, que para mim têm mais valor.

Anotações:

  • Ela lidera o Centro de Serviços Compartilhados do grupo Camargo Côrrea. Isso envolve clientes como a própria construtora, a CPFL Energia, a CCR, a Alpargatas (mas essa ainda se vira sozinha) e um monte de outras empresas. Seu time tem 600 pessoas pra mais.
  • Trabalha com tópicos como controladoria, suprimentos e outras áreas além TI.
  • Exclamou que, por vezes, o técnico de atendimento é surpreendido por um novo projeto em andamento que nem ele sabia e que precisa dar suporte. Para isso a Rosângela e equipe bolaram um AEP (Acordo de Execução de Projetos) que é para dar andamento “combinado” a  essas novidades.
  • Tem uma equipe exclusiva para dar suporte à famí­lia proprietária do grupo e também a usuários VIPs. Por várias razões, entre elas a confidencialidade.
  • Catraca eletrônica, sala de ví­deo conferência, Smart TV da copa… São coisas que caem numa área parda de responsabilidade e que ela acaba assumindo pra fazer a coisa andar.
  • Seu escopo é dinâmico, pois não tem como recusar suporte a um diretor que chegou da Europa com a última novidade em tablet ou coisa parecida.
  • O diretor da empresa pede para configurar seu tablet 10 minutos antes de embarcar no helicóptero? Tem ela como dizer que o SLA para isso é 6 horas? Claro que não, manda ver…
  • O ping-pong de atendimento nas grandes corporações existe e é muito desgastante.

Show de bola a palestra. Não vou apontar tudo que anotei por que enchi várias páginas. Mas o desempenho foi magní­fico e minha nota de avaliação (na pesquisa de satisfação) está abaixo:

ERY JARDIM – ETC IBEROAMERICA – A inovação já faz parte do dia a dia da sua empresa?

Esse é galo, como dizemos nos pampas. Cara que conhece muito a teoria (estuda uma hora por dia SEMPRE), manja da prática, é professor universitário, auditor do Programa Gaúcho de Produtividade e Qualidade e ainda showman para palestrar. Ainda que ele falasse sobre a relação de pêssegos e estrelas em explosão, falaria bem.

Infelizmente, a sua palestra não estava no caderno/manual do congressista. Uma pena. Por que seria ao mesmo tempo quase um livro.

Ele surpreendeu a todos falando sobre inovação e links com nossa área de suporte técnico. E muito bem. Aliás, ele me deu aula sobre ITIL. Significa que quando eu estudava o assunto, ele já ensinava, é mole? E ele não é mais velho do que eu!

Eu não anotei coisa alguma na palestra dele. Por que não dava para tirar os olhos da fera. Era tal cachoeira de conhecimento que me impedia de ficar anotando. Precisarí­amos ter ví­deos das palestras. Um pedacito você tem abaixo.

 

Continuação

Claro, ainda tem muito mais.

Tem sobre a minha palestra e as conclusões que tirei do evento, onde realmente precisaremos mudar alguma coisa para o ano que vem. Coloquei no plural da primeira pessoa por que, mesmo não sendo do HDI, sou da comunidade de suporte e darei meus palpites, hehehe.

Abraços e até o próximo artigo,

EL Cohen

PS: Leia a parte final que já está publicada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *