A Internet das Coisas já era…

Já era por que já é!

iotRola muito debate na internet sobre a Iot (Internet of Things). Essas coisas todas de geladeira conectada na internet interromper o jogo de futebol na TV para avisar que a cerveja gelada acabou. De ligar a cafeteira de casa estando ainda no escritório e blá-blá-blá.

Eu escrevi “já era” por que isso é coisa do passado. Ela já está presente em nossas casas.

ti inside - internet das coisas comp

Essa notí­cia é do TI Inside online.

Eu debatia ontem com minha esposa um lance chato. Vamos a Amsterdã em abril. Entrei no site Netshoes pra ver se ainda tinha camiseta da Holanda (da Copa do Mundo) por precinho barato. Não tinha. Depois fui ao Google procurar uma resposta e PQP, ao lado aparece publicidade do Netshoes. E mais abaixo, do router Asus que estava procurando. Mas até aí­ tudo bem, a gente não tem saco paciência de apagar cookies e essas tralhas todas do browser. Mas vá lendo e veja o que está acontecendo…

Lâmpadas no quarto

IoT já está no mundo afora. Meu primo de Miami instalou lâmpadas de Led em seu quarto conectadas a uma rede WiFi. Do seu iPhone ele controla a luminosidade, as cores (elas mudam de cores!), etc. e tal.

Eu perguntei: “— É no soquete que fica o adaptador de WiFi?”. Ele respondeu: “— Não, é na própria lâmpada”.

Na própria lâmpada!!!

Ligar carro de forma remota

Meu genro levou esse final de semana uns amigos do Canadá para Gramado/RS.

Conversa vai e vem, o cara fez uma demonstração prática, ligando o carro elétrico em Quebec aqui do Rio Grande do Sul. Aliás, um Tesla (vi um desses em exposição lá em Miami) que não paga impostos e tem energia gratuita em qualquer canto para recarregar as baterias (ah se falo pra ele o preço da energia elétrica no Brasil, hahaha).

Televisão autônoma

TVs da Samsung captam e compartilham suas conversas pessoais (site da Exame)

Essa semana noticiou-se por tudo quando é canto que as televisões Samsung “poderiam” captar conversas pessoais em frente à mesma, já que agora são ativadas por movimentos de mãos ou avisos sonoros (“Mude para o SportTV HD”, por exemplo). E como ela está conectada na internet, Big Brother 1984 se quiserem, ouve seus papos…

A paranoia toma conta. E com justa razão.

Tudo isso pra introduzir essa notí­cia fantástica:

Televisores Samsung SmartTV inserem publicidade no meio de outras aplicações que estamos usando!

arstechnica

Imagine você está assistindo um filme que gravou com sua famí­lia nas férias. Ou da sua formatura. Ou do seu casamento. E de repente vem um anúncio da Pepsi!

Hahahaha, acha impossí­vel? Leia essa notí­cia de hoje, 11 de fevereiro de 2015:

Samsung smart TVs inserting ads into third-party apps
Pepsi ads shown during locally-stored movie playback have pissed off a number of consumers.

Desliguem as TVs. Senão o futuro será como naquele filme que a pessoa é tragada pelo televisor (não recordo se é Poltergeist ou O Chamado).

poltergeist

Vão ler meu novo livro que será lançado nos próximos meses (Métricas para Help Desk e Service Desk), ganhem mais dinheiro e passeiem pelo mundo. E tchau pra você, televisão!

Ou…

Abraços,

EL Cohen

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *