5 fortes tendências em Service Desk e Help Desk para 2015, incluindo ITIL

Quais são as grandes tendências na área de ITSM para 2015?

bola de cristalAh, eu não tenho um palpite sequer. Ainda não sou dotado da capacidade (ou charlatanice) de ler bolas de cristal, cartas e outros embustes.

Fiquei um bom tempo a pesquisar na internet expressões como “trend 2015 ITSM” ou “2015 trend Service Desk” e tudo que surgiu não era tendência. É algo que já existe.

Ora, falar que a “computação na nuvem vai aumentar” é ridí­culo, todo mundo sabe disso. Dizer que “BYOD aumentará a necessidade do pessoal se preparar melhor” é como dizer que “ao entrar na água irá se molhar”. “Continuará a expansão dos dispositivos móveis tanto no ambiente corporativo quanto do consumidor” é ler jornal velho de três anos atrás.

E sabe o que é pior: depois que as situações acontecem, as pessoas têm uma capacidade gigantesca de explicar o passado.

“Os terroristas que atacaram o pasquim Charlie Hebdo na França estavam sendo monitorados há tempos por que poderiam realizar atos dessa espécie”

Oh yeah, agora é fácil para os jornalistas do mundo todo citarem que deveriam tê-los prendidos antes de cometerem tal atrocidade. Os especialistas dizem que “O 11 de setembro era previsí­vel…”. Sim, mas antes dele ninguém pensava isso.

livro logica cisne negroE sabem o que é pior?

Especificamente na área de tecnologia, temos pouca capacidade de prever o que vem pela frente.

Diz o Taleb, autor de A lógica do Cisne Negro:

Por que motivo nós, cientistas ou não, figurões ou caras comuns, tendemos a ver os centavos em vez dos dólares? Por que continuamos a nos concentrar nas minúcias e não nos eventos significativamente grandes que são possí­veis, apesar das provas óbvias de sua influência gigantesca? E se você acompanhar meu argumento, por que motivo ler jornais, na verdade, reduz seu conhecimento sobre o mundo?

É fácil ver que a vida é o efeito cumulativo de um punhado de choques significativos. Não é tão difí­cil identificar o papel de Cisnes Negros de sua poltrona (ou banquinho de bar). Faça o seguinte exercí­cio. Observe sua própria existência. Conte os eventos importantes, as mudanças tecnológicas e as invenções que ocorreram em nosso ambiente desde que você nasceu e compare-os ao que era esperado antes de seu advento. Quantos aconteceram como programado? Observe sua vida pessoal, sua escolha de profissão, por exemplo, ou encontrar seu parceiro, o exí­lio do paí­s de onde nasceu, as traições que enfrentou, seu súbito enriquecimento ou empobrecimento. Com que frequência essas coisas aconteceram conforme o planejado?

No meu caso:

  • Casei grávido aos 20 anos. E após 33 magní­ficos anos sigo casado com minha esplêndida esposa.
  • Cursei Engenharia Mecânica e acabei dono de uma software-house; hoje ajudo empresas a aperfeiçoarem seu atendimento e garantirem mais lucro e/ou resultado.
  • Tenho o Maior Site sobre a Cultura Gaúcha sem nunca, na minha infância, ter montado em um cavalo.

OK, bastam.

Três exemplos de circunstâncias não planejadas que aconteceram e mudaram o rumo da minha vida. Perscrute (não, não, isso não dói; é um sinônimo de investigar) a sua vida também e veja se os grandes momentos foram programados como esperados.

De tal forma que se for pra chamar de tendência o que já existe, isso é o mesmo que enfiar água em espeto: não tem utilidade alguma, pois todo mundo já sabe.

Feliz 2015, bro. And sister.

A única coisa que posso prever é que vai chover e vai fazer sol. E teremos muita gente reclamando do governo. E outros o defendendo.

Mas isso não é previsão (antecipação, na base de suposições, do que ainda não aconteceu), hahaha.

EL CO

PS: “A arte da previsão consiste em antecipar o que irá acontecer e depois explicar por que não aconteceu.” (autor anônimo)

2 comentários em “5 fortes tendências em Service Desk e Help Desk para 2015, incluindo ITIL”

  1. Cohen,

    Acompanhando o cenário econômico atual as empresas querem investir menos, um recurso interessante é o uso do chat.

    Gostaria de saber sua opinião sobre usar somente o chat no Service Desk, ou seja, não haveriam ligações de usuários, todo atendimento seria feito exclusivamente pelo chat e acesso remoto.

    Desde já agradeço sua atenção.

  2. Oi, Vitor.

    Eu acho que pode ser uma boa, sim.

    Porém… Eu não recomendo que o sujeito faça qualquer coisa extra além de manter sua sessão naquela sessão de chat (ou seja, nada de atender duas ao mesmo tempo, ou atender e manter uma sessão de controle remoto, etc.).

    E eu colocaria isso como um canal A MAIS, sem dispensar os demais. Lembre-se que você existe para atender ao seu cliente. Não, não estou falando do suporte, estou falando da sua empresa inteira. Por isso é bom que ele possa se comunicar com vocês da maneira que ele deseja.

    Vocês (novamente, a empresa inteira e não apenas o suporte) podem fazer mais dinheiro assim do que apenas aumentar a eficiência do suporte técnico.

    Abração e obrigado pelo seu contato,

    EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *