A era do Webmail está chegando ao fim?

Estatí­sticas mostram que está acontecendo um declí­nio no uso de webmails… Como assim?

Uauuu… Gmail, Hotmail, Yahoo mail… O que acontece com vocês?

Quem diria… No Brasil tem muita gente abandonando UOL e Terra para migrar a um fornecedor de email que seja grátis. As empresas também passaram a usar o mecanismo do Google para gerenciar contas de correio eletrônico e…

Ainda assim o uso de webmail mundialmente está diminuindo.

Quem diz isso? Claro, não sou eu. É o blog da Comscore, empresa especializada em estatí­sticas na internet. Joe Nguyen analisa números no artigo Is the Era of Webmail Over? e conclui o que muita gente já se apercebe.

What is going on?

O que rola é uma combinação de alguns fatores. E é importante frisar que não significa que estamos nos comunicando menos. Ao contrário.  Mas uma nova geração de jovens chega ao mercado de trabalho – e também aos computadores – substituindo o tradicional mecanismo de comunicação: de mensagens de correio eletrônico para outras formas.

Que formas são essas? Mensagens via redes sociais (Wall ou Parede), twitter, SMS, comentários em fotos e outras formas provenientes de dispositivos móveis.

O enfoque do artigo do Joe é o que fazer do marketing que explorava Webmail. O meu é o impacto no suporte técnico.

O impacto no suporte técnico

Bom…

Cada vez que se multiplicam os formatos, as coisas pioram para o suporte técnico.Sou um alarmista (um cara assim é bom para pensar em todas as possibilidades de dar merda problemas).

Por causa das integrações, dos formatos diferentes, dos vários fornecedores, das várias camadas envolvidas, dos projetos diferenciados, das APIs, da falta de documentação etc. Sem falar nas brechas de segurança por abrirmos uma quantidade imensa de portas (não é do computador, é no sentido abstrato) diferentes de se comunicar com os outros.

Já comentei no artigo passado – Deloitte arrisca previsão tecnológica para 2011 – a multiplicidade de sistemas operacionais que teremos pela frente.

E agora, multiplicidade de mensagens. Quando ainda nem resolvemos o que fazer com aquelas trocadas via MSN, hahaha.

Se bem que um otimista diria que as coisas melhoram para o suporte técnico. Mais empregos à vista, hehe.  E outros, claro, podem me chamar de resmungão.

Eu acho que nossas preocupações irão para as nuvens, hahahaha… Quero ver documentar processos a valer com tanta coisa mudando ao mesmo tempo.

Explica aí­, Pap’Albano, como fazer isso..

Abrazon

EL Co

 

 

8 comentários em “A era do Webmail está chegando ao fim?”

  1. Lembro quando os e-mails começaram a fazer parte da vida das pessoas aqui no RS. O “Zas” trazia a grande novidade para o grande público, com mensagens instantaneas e gratuítas. 

    Na época, a manchete de todos os jornais era  “Seria este o fim do correio convencional?”.

    Passados uns quinze anos o correio com papel, envelope e selo continua firme e forte, se não para mandarmos cartinhas para aquela vovó que mora longe,  para transportar os milhões gastos em compras on-line diariamente.

    Não acredito que toda tecnologia venha para soterrar “velhos” hábitos, mas para transformá-los, trazê-los para um novo momento, com novos formatos e atendendo necessidades que há alguns anos não existiam.

    Se os web mails deixarão de existir… duvido muito. Se fosse para acreditar nisso tudo que prega os tecno-apocalíticos, estaríamos todos trancafiados em casa, trabalhando, passeando e amando via Second Life.

    Abração a todos!

  2. Leandro, deixa te apresentar um detalhe:

    Algumas universidades americanas não mais oferecem emails para seus estudantes. E sim iPads.

    Veja que não é nem webmail ou outra ferramenta de email. É simplesmente o EMAIL que estão matando.

    Abrazon

    EL CO

  3. Meus Deus! O que será do mundo quando todas as pessoas fazerem curso superior nos EUA????
     
    Continuo com a mesma opinião. Não foi possível matar o correio convencional como os jornais da final da década de 90 previam. Não vão matar o e-mail tão cedo porque muitas pessoas ainda nem chegaram até ele.
     
    Será que podemos medir o comportamento de toda sociedade baseados em nossa realidade digital? Acho que não, né?
     
    Abraço, Patrão Cohen!

  4. Mas nobre Leandro.

    Eu não estou dizendo que matarão cedo assim.

    Contudo, o amigo usa celular (coisa dos americanos). E usa internet (coisa dos americanos). E assim por diante. Não estou a dizer que vem dos americanos essas coisas. Mas as tendências de progresso existem.

    Que seguimos o sinal dos tempos, tanto que seus trabalhos gauchescos prosseguem, porém são divulgados – em parte – via internet. E que suas declamações via youtube ficarão famosas a tal ponto de nem precisares ir mais a festivais do MTG (hehe, pura maldade).

    Abrazon pra chefe.

    El Co

  5. Mas eu não tenho nada contra que a tecnologia vinda dos americanos. Muito pelo contrário…

    Só eu acho que os Webmails não vão acabar porque universidades norte americanas distribuem IPads entre seus alunos. 

    Também não entendi a referência aos meus trabalhos gauchescos (bah, saí deste “movimento” logo depois de ti). Sempre fui muito receptivo a utilização das novas tecnologias na divulgação da cultura gaúcha. Um dia ainda vou fazer um festival de poemas inéditos todo on-line, só com votação pública… Imagina, cada autor manda a gravação do poema via youtube, onde o intérprete e o amadrinhador apresentam o poema no cenário que acham mais convenientente. Seria bacana uma votação pública para escolher o melhor trabalho. Sou totalmente favorável. Seria o primeiro festival totalmente on-line da história!!!

    E aí era só os autores mandarem as originais dos poemas por e-mail… Opa… pera aí… por e-mail não dá… eles estão condenados ao fim… 

    Putz, vão ter que falar pro pessoal mandar os poemas pelo correio… 

    Bah… mas o correio foi condenado ao fim no final da década de 90!!!

    É o apocalipese!!! 2012 está chegando!!!

    Um grande abraço e um ótimo findi, patrão. 

    Abraço pra chefes!

    Leandro

  6. Nesta sexta-feira você está bem-humorado, hein, Leandro?

    Lembre-se que as coisas chegam aqui – apesar da internet – mais devagar do que lá fora. A SUA GERAÇÃO, Leandro, ainda resiste a algumas modernidades.

    Você consegue imaginar pagando um cachorro-quente com o celular? Toda uma transformação está rolando na sociedade. Mas não é de uma hora pra outra. Até por que, mesmo em um dado país, existem pessoas em diferentes momentos.

    Mas diz aí, ainda usa aquela gilette com lâmina descartável e fio para os dois lados? Hein? Hein?

    Abrazon

    EL CO

    PS: Eu estou em processo de adaptação a leite de caixa. Ughs.
     

  7. Ah… pelo menos um dia eu tenho meu direito a ser meio “Dr. House”… hehehe…

    Claro que eu acredito. Na verdade já fiz compras pagando com o celular. O valor do débito vem na conta do telefone. Não achei muito vantajoso, na verdade, apesar de saber que é um caminho sem volta.

    Tá… então pra concordar contigo, vou mudar meu discurso.

    Acredito sim que o webmail vá deixar de existir, mas isto vai demorar muito. Porque entramos em um ritmo diferente da tecnologia… agora tudo está muito “mais do mesmo”. Como aconteceu com a migração do VHS para o DVD, por exemplo, onde tivemos uma revolução em qualidade, que BARATEOU  a tecnologia (um DVD lançado hoje é mais barato que uma VHS no seu tempo). Já com o BluRay está sendo diferente… a migração está demorando mais porque não se trata de uma revolução, mas de uma melhora na qualidade de algo que já era bom. Então as pessoas estão pensando muito se vale a pena jogar o velho DVD Player fora pra pagar um aparelho de Bluray, muito mais caro. Sem contar que se não tem TV Full HD e Home Theater o tal BluRay não nada além do que faz um DVD.

    Então o Webmail é uma forma de comunicação barata, eficiente e ainda em processo de adesão pelas pessoas que diariamente estão se inserindo no mundo digital. Essa geração e suas próximas consequentes vão seguir de e-mail, porque é o acesso a este tipo de tecnologia mais barato e eficiente.

    Teremos, ao mesmo tempo, os IPads e os Yahoo Mails da vida, em esferas sociais diferentes, mas coexistindo.

    Não tivemos VHS e DVD coexistindo, porque o segundo engoliu o primeiro rapidamente (o mesmo com CD e K7, lembra?), mas ainda mandaremos muito e-mail em nossa geração, pode apostar.

    Baita abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *