A falácia da TI verde

Muita gente tem falado, escrito e discutido sobre isso em 2009.

E eu enchi o saco (hahaha).

Decidi que no iní­cio de 2010 escreveria um artigo sobre tal tema.

Mas qual não foi minha surpresa ao ler a Veja 2144 de 23 de dezembro de 2009 com o Bjorn Lomborg.

E ordinariamente, pra não precisar escrever meu texto, decidi copiar excertos da entrevista dele para a Veja, de tal maneira que passo a informação (e meus resmungos) pelas palavras doutrem.

Convém atentar para os tí­tulo e subtí­tulo:

Podemos fazer melhor
O principal representante dos céticos diz que o combate ao aquecimento global tem se basear em tecnologia, e não em mudanças de consumo

Não vá pensar que ao citar tecnologia ele está a falar de computadores que consomem menos energia.

Essa é exatamente a crí­tica dele, pois não é modificando o consumo que as coisas hão de se ajeitar (pra tristeza dos players de nosso mercado que nos vendem produtos cada vez mais “green“s), como lerão a seguir:

  • Quando perguntamos aos cientistas do IPCC qual seria o resultado mais provável do aquecimento sobre o mar, eles disseram que o ní­vel das águas subiria entre 18 e 59 centí­metros. Esse é o parâmetro mais aceitável. Não faz sentido trabalhar com cenários de até 6 metros, como quer o Al Gore, ex-vice-presidente americano. Porque é tão improvável que isso aconteça quanto que não haja elevação alguma. As pessoas que fazem projeções catastróficas acreditam que fazer mais alarde estimula a população a agir.
  • A Holanda tem 60% da sua população vivendo abaixo do ní­vel do mar. O principal aeroporto de Amsterdã fica 3 metros e meio abaixo do ní­vel. É simplesmente uma questão de tecnologia. Ninguém vai à Holanda pensando: “Ai, meu Deus, estou abaixo do ní­vel do mar”.
  • Acho inútil adotar o argumento de que não se deve agir desta ou daquela maneira porque é imoral. Resumindo: organizações verdes querem mudar a natureza humana, dizendo que não se deve querer ter ou gastar mais. É muito difí­cil mudar a natureza humana. Prefiro mudar a tecnologia. Assim, poderemos fazer o que quisermos, mesmo emitindo CO2.
  • A maioria das coisas que se veem por aí­ é marketing. É o chamado banho verde. Estão fazendo economia de energia como sempre fizeram, desde o iní­cio do século XIX, de quando datam as estatí­sticas.  Todas as empresas, em todos os lugares, vêm reduzindo o desperdí­cio de energia. Ou usando cada vez menos energia para cada dólar que produzem. O que é uma das maneiras de manter a liderança no mundo dos negócios. Cada vez que conseguem essa redução, anunciam que estão economizando CO2. Mas é óbvio que o que estão economizando são dólares. Não há nada de errado nisso. Só que não devemos achar que elas estão salvando o planeta.

Mas hein?!

OK, seu data center é “green”?

Certo, mas não é pensando na natureza, né? E sim com o objetivo de tornar mais rentável sua instalação.

Abração,

El Cohen

5 comentários em “A falácia da TI verde”

  1. João Galdino M. de Souza

    No fundo, tudo é uma questão de utilizar melhor o dinheiro (que por ironia do destino, no caso de dólares, são verdes 🙂 ). Aliás, o ser humano em geral muda seu comportamento de maneira muito mais rápida quando há alguma recompensa, que na maioria das vezes a que tem maior apelo é a financeira.
    Isso se reflete em decisões de investimento, como você faz sua poupança, como declara seu imposto de renda, qual modelo de contratação é o melhor, não seria diferente com sua infra-estrutura de TI, ou seria?

  2. Salve, João!

    Tens plena razão!

    A única tolice, creio eu, é contratar uma infraestrutura para privilegiar o verde, capisce?

    É para privilegiar a economia, o bem uso dos recursos financeiros etc., mas non propriamente dito “estamos salvando o mundo“, hehehe.

    Abrazon

    El Cohen

  3. Alguem aqui ainda acredita em bicho papão, papai noel ?

    Pois é, TI Verde na minha opinião é a mesma coisa. Não é uma questão de acreditar no movimento e sim no resultado que ela trará.

    OBVIO que é a onda do momento EM FUNCAO DA ECONOMIA !

    Ja surgiu alguem exacerbando a TI verde como beneficio para os clientes em forma de redução de preços e tal ? não vi…

    O que importa é que procedimentos de TI verde podem ser seguidos para economizar e consequentemente irão diminuir o consumo de energia.

    A TI Verde serve também para sensibilizar… por exemplo, todos sabem que podem virtualizar so que agora tem mais um belo motivo, o mundo 😉

    []´s

  4. De nada adianta o mundo ser verde e a economia ficar preta! haveria muito mais disastres e problemas que podemos se quer imaginar…
    O apelo ecológico e o mesmo que o patrotismo, usa justificativas nobres para obetivos específicos, que não necessariamente possuem a mesma nobreza, mas o fato é que esse tipo de estratégia funciona!!
    Para lidar com pessoas umas das técnicas mais antigas e Repetir, repetir e repetir! quando para, repete mais um pouco!
    Isso funciona muuuito em operações de serviços!!!
    abraços,

  5. Senhores.
    TI Verde não é uma falácia, uma vez que Tecnologia que não for Verde não será considerada Tecnologia.
    O ser humano não muda através da recompensa, muda através da punição, no caso, oneração.
    Não menosprezem a TI Verde só porque alguns a usam indevidamente, mesmo vendo pelo lado financeiro, fator não prioritário para a TI Verde, já é um começo e temos resultados positivos.
    Prioridade da TI Verde: Ambiental, Social, Moral, …, Econômica…
    “banho verde”, “marketing verde”, “responsabilidade ambiental” são ferramentas distintas da verdadeira TI Verde.
    TI Verde está mais próximo bom senso, por incrível que pareça, e logo se tornará senso comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *