Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia de outubro

People-online-128Então…

Neste recente iní­cio de mês realizamos mais uma edição do curso Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia.

Fantástico!

É impressionante como cada curso é MUITO diferente do outro.

Talvez por que exista bastante espaço para cada participante expor sua experiência. E então o “barco” (o treinamento) vai navegando sozinho, realizando links com citações anteriores e vamos construindo, a cada turma, uma experiência única e diferente.

Do grupo: Margarida vinda diretamente de Angola, João da Siemens, Denise da Linx, Oldery da Consuldata e os dois feras da área de software, Juliano da Softway e Thiago da Megasul.

angola_luandaA presença da Margarida, na minha opinião, enriqueceu muito nosso curso.

Primeiro por trazer uma cultura além-mar, da África. Mostrar os progressos que o paí­s – nossos primos – alcança.

E considere que há cinco anos atrás estavam em guerra civil. Ela comentou  que em Luanda, cidade de seis milhões de habitantes,  gasta duas horas para fazer 3 kms (qualquer semelhança com São Paulo é proposital!!!). A cidade é um canteiro de obras com um tráfego gigantesco.

Segundo, por que a moça é uma menina superdotada.

Educada na África do Sul, viajada por lugares como Londres, Nova Iorque, Lisboa etc., sabe MUITO sobre suporte técnico. Já tem os processos mapeados, usa software adequado há um ano. Claro, enfrenta também os problemas costumeiros – em especial, os polí­ticos com áreas contí­guas.

É dela a tirada abaixo durante um slide que lidava com retenção de conhecimento:

Se vocês, meus colegas, reterem o conhecimento e não compartilharem com os colegas, não poderão jamais gozar férias, ficarem doentes ou mesmo fazer formação.

Mas hein?

A presença do João também, vindo da mega-estelar-Siemens, foi muito boa pois compartilhou mecanismos importantes de recompensas aos funcionários, citando os métodos 3I (Ideias, Iniciativas, Inovações); a cobrança de ideias nos departamentos; o DDG (Diálogo Desenvolvido com o Gestor), o Empowerself e mais uma lista enorme.

E na hora da gestão por mudanças, destacou uma brilhante inovação feita na Siemens que, quando você ler, achará simples. Mas é sempre assim depois que alguém a bolou.

Para economizar papel, alguém sugeriu imprimir duas páginas por folha, cortando PELA METADE o consumo de impressão.

group-64E o Juliano da Softway que comanda 30-40 pessoas? Imaginem quanto essa fera conseguiu compartilhar de sua empresa, inclusive com o Softday e o Jornada nas Estrelas (só quem esteve, sabe do que se trata, hohoho).

A Denise enfrentando atendimento a usuários quase consumidores-finais (pequenos lojistas que utilizam serviços de comunicação de dados). Segundo ela, sua mente estava compacta, cheia de ideias e, de alguma maneira, conseguiu desembrulhar para executar as atividades no seu retorno à empresa. Fico na torcida e conte comigo, guria querida.

Oldery da Consuldata trouxe sua “cancha” (conhecimento) adquirido na baixada santista. ITIL pra ele é mais fácil, afinal vem do exército, onde a hierarquia e execução responsável de tarefas já faz parte do cotidiano. Mas sua mente está mais pro lado direito, afinal é músico e compositor.

Thiagão da Megasul cresceu na empresa, saindo do posto de estagiário ao de supervisor de suporte. E tem uma tremenda responsabilidade que é organizar ní­veis e tudo o mais em sua empresa. E mantendo a satisfação de clientes antigos, já meio viciados com um atendimento preferencial. Hehehe, espero que o curso tenha ajudado em algo, brother. Tenho certeza que sim.

Como se aprende nesse curso?

Um aspecto importante em nosso curso é que o aprendizado SE DÁ COM AS EXPERIÊNCIAS DOS OUTROS.

birds

É claro que há um roteiro. Uma condução que habilita um ambiente agradável para esse compartilhamento. Exercí­cios que disparam debates (um dos grupos fez o dobro de aviões do outro. Todos errados, hahaha, com o perdão da gargalhada, mas todos também riram no curso). E alguém que faça o papel do advogado do diabo exigindo que o grupo PENSE e reflita sobre seus projetos, planos etc.

E que passe alguns filmes, of course. A galera assistiu um pedacinho de Tempos Modernos do Chaplin e outro pedacinho do filme Birds, da Pixar.

Eu fiquei muito feliz com esse novo evento.

A multiplicidade de visões da turma abrilhantou nossos dois dias.

Leia alguns comentários:

  • Ótima didática; espaço aberto para troca de experiências
  • Muito interativo
  • Elogio para a metodologia de apresentação
  • Conceitos e dinâmicas muito bem elaboradas

Segue abaixo um slideshow com algumas fotos do evento:

Um abração a todos,

Semana que vem (15 e 16 de outubro) o curso acontece em Porto Alegre.

E só temos duas vagas ainda em aberto.

Go fast!

Abraços

El Cohen

9 comentários em “Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia de outubro”

  1. Salve, Vinicius.

    Eu também, hehehe.

    Avise a galera e amigos que restam apenas DUAS vagas. E é o último de Porto Alegre este ano.

    Abração e até semana que vem.

    El Co

  2. Cohen,
    Acreditas que so vi esta mensagem maravilhosa hoje, estou lisonjea pela experiençia e claro as pessoas marcantes que tive a honra de conhecer.
    o livro virou a biblia…de consulta diaria

    Valeu!!!!!

    Mngaca

  3. Pingback: HDI 2010 – Da minha palestra – 4HD Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *