SBDG – nova turma em formação

Em julho estarei me formando, após um ano e meio, na curva de formação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Apesar da expressão “dinâmica” lembrar “exercí­cios em grupo”, a formação vai muito mais longe do que isso.

Compreender e ler os movimentos dos grupos. Transformá-los em equipes. Facilitar os relacionamento inter-pessoais, trabalhar com DE (desenvolvimento de equipes) e DI (Desenvolvimento Inter-pessoal), analisar toda a teoria de base (Kurt Lewin, Bion, Pichon, entre vários outros autores), faz parte deste processo de aprendizado que envolve não só teoria, mas também a prática.

E a grande notí­cia é que existe uma nova turma em formação (somente para quem tiver curso superior, seja ele qual for) e coordenado por Fátima Vielmo e a minha atual coordenadora, a esplêndida Vanessa Stechow.

Veja mais aqui sobre a SBDG:

O processo grupal ocorre em dois ní­veis: o manifesto e o latente. Nem sempre estes dois ní­veis caminham em paralelo, pois, por exemplo, no ní­vel manifesto o grupo reconhece uma estrutura de poder, no entanto, o latente, o subjacente, funciona com uma outra estrutura. A dispersão da energia, na manutenção desta situação faz com que o motivo de existência do grupo não se satisfaça plenamente. Outro exemplo se dá na estrutura de papéis que é criada pelo grupo.

Quanto mais flexí­vel for esta estrutura, possibilitando que seus membros exercitem um maior número de papéis, tanto maior será o ní­vel de satisfação experimentado pelos membros do grupo. O contrário, ou seja, a rigidez, a cristalização dos papéis existentes no grupo, diminui o investimento de energia nos motivos do grupo pois está voltada à manutenção dos papéis, o que pode provocar um maior desgaste. Além disso, ainda nos ní­veis manifesto e latente, há os papéis que o grupo espera que um indiví­duo represente, os papéis que o indiví­duo espera representar e os papéis efetivamente representados. A desarmonia destas três expectativas, nos dois ní­veis, propicia sentimentos de frustração, de não aproveitamento de potencial etc.

Enfim, Dinâmica dos Grupos é o estudo destes processos, e outros tantos, objetivando um melhor funcionamento do grupo a partir das consciências individuais.

Para quem tiver interesse no assunto, despache um email para sbdg@sbdg.org.br, visite www.sbdg.org.br ou telefone para 51.3019.7372.

Minha sugestão é pedir para ingressar na turma da Vanessa Stechow – frise isso-, já que existem várias turmas em formação.

Abraços e fica a dica.

El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *