Defina suas metas para os próximos 6 meses e chore no final

Perambulando pelo Linkedin, a rede social de desocupados do ambiente corporativo, encontrei uma mensagem singela.

Amei-a, mas de raiva. Por ser revestida de total ingenuidade.

Mas confesso que já a proferi centenas de vezes no início de minha carreira (não a sei a quantas eu ando, mas sei que início não é mais).

Recordo das horas de leitura de literatura técnica após o almoço e dos livros gerenciais antes de dormir; participar de todos os eventos possíveis; frequentar cursos em entidades comerciais sobre o tema de vendas; contratar instrutores para ensinar aquelas “melhores práticas” nos finais de semana para o meu time e assim por diante.

Com convicção, eu defendia a seguinte filosofia: se estabelecesse metas claras e me dedicasse com empenho, o sucesso seria inevitável.

Retornando ao início

Para desfazer o mistério, eis a mensagem:

Tive um chilique interno.

Daqueles de gritar “Pô, quem botou gelo na minha cachaça?!” C-R-I-M-E.

Acho bonita a intenção de “injetar ânimo” na galera, mas…

A pandemia já mostrou como escangalhar objetivos e acabar com negócios. Aqui na frente da minha casa, um sujeito trabalhou dia e noite para montar uma churrascaria e quando ia inaugurar…

Nessas horas lembro do cão atrelado a uma carroça — leia sobre em Bolsonaro, Lula, o cão e o Frankl – que quarteto!

No artigo Os primeiros dias de um gerente de suporte técnico registrei que Bill Gates teve muita sorte — sim, você leu certo, sorte — no início de sua vida profissional. E o resto a gente já sabe.

Mensagem desse artigo

Quero deixar claro o que pretendo explicar:

A criação de hábitos saudáveis lhe coloca no caminho certo para alcançar seus objetivos, mesmo que nem todos eles sejam realizados.

Antes de tudo: sou a favor de objetivos.

Mas acho que o “cheio de desculpas” da mensagem original é pesado e mais destrói do que colabora. Pior: impede novas experiências que provavelmente levariam a falhas.

Apresento o Nyr Eyal, autor dos best-sellers:

No mesmo dia em que li a mensagem que inspirou este texto, recebi uma newsletter do Nyr:

You’re probably not going to fulfill all your goals this year.
And if you don’t, it likely won’t be because you’re incapable; it will be because you got in your own way.

Vou deixar o Nyr explicar

No artigo Limiting Beliefs: Ditch the 4 Dream Killers Holding You Back que traduzo como Crenças limitantes: livre-se dos 4 assassinos de sonhos que prendem você, temos o seguinte:

Quatro tópicos que lhe ferram para alcançar objetivos:

  • Acreditar no esgotamento do ego: A crença de que nosso autocontrole é um recurso limitado, chamada de “esgotamento do ego”, é desmentida por pesquisas. A vontade é como uma emoção, que flui e reflui, e não uma reserva finita que se esgota.
  • Síndrome do Impostor: Um viés cognitivo que exige reconhecermos nossas conquistas, celebrar sucessos e compartilhar falhas com amigos para perceber que não estamos sozinhos em nossas inseguranças.
  • Crítico Interno: Diabolicamente, a danada da autocrítica negativa mina nossa autoestima e confiança. Para combatê-la, Nyr recomenda falarmos no espelho como se fosse um amigo e praticar afirmações positivas que fortaleçam a autoimagem e o mindset.
  • Distrações: O dia a dia apresenta o maior obstáculo para alcançar nossos objetivos. Instagram e uma cacetada de aplicativos no celular fazem sua parte. O ambiente de trabalho também nos contempla com um mar de interrupções súbitas. E aqueles que trabalham em Home Office adicionam uma camada adicional de distrações com as questões caseiras. Nyr sugere identificar e gerenciar gatilhos internos, agendar slots de tempo para ações que levam aos objetivos (tração), limitar gatilhos externos e criar pactos para prevenir distrações (óbvio, ele recomenda que leia o livro dele — eu também recomendo).

E os objetivos de Ano Novo, hein?

Como um hyperlink sempre leva a outro, achei este do mesmo autor — Why Your Goals Will Fail, and What You Can Do About It.

O autor explica que as resoluções de Ano Novo são falhas iminentes: a maioria das pessoas as estabelece com boas intenções, mas, inevitavelmente, se ferram fracassam.

A razão para isso nem é a falta de comprometimento ou motivação, mas o equívoco de que só isso basta para alcançar os objetivos.

O sucesso em quase tudo na vida depende da criação de hábitos produtivos, que são comportamentos que ocorrem quase involuntariamente e nos ajudam a alcançar o que desejamos na vida.

Três passos recomendados por Nyr para formar hábitos produtivos:

Passo 1: Não tenha metas. Isso parece contraintuitivo, até maluco, mas definir metas só funciona em certos contextos e , para a maioria das pessoas, elas não otimizam o que é realmente importante: viver uma vida agradável.

Passo 2: Encontre sua “MEA” (Ação Mínima Agradável), que é um comportamento simples, pequeno e levemente agradável, o qual você pode se ver fazendo pelo resto da vida. Em vez de “Irei correr 10 kms todos os dias” experimente “vou caminhar as 2 quadras até o supermercado sempre que precisar fazer compras”. Em vez de “comerei de forma sempre saudável” por “vou parar de colocar açúcar no café”.

Passo 3: Registre suas MEAs. Manter um registro das suas Ações Mínimas Agradáveis é importante para lembrar dos novos hábitos em formação. E isso fornece um reforço positivo.

Segundo o Nyr, a transformação vem de hábitos pequenos, mas consistentes. Eles começam pequenos e crescem em complexidade e dificuldade com o tempo. Esse processo de acumulação leva a mudanças significativas na vida, permitindo que alcancemos nosso potencial pleno.

Confissão: eu passei a escrever artigos no blog toda quarta-feira. Um dia, quando percebi, escrevi um livro. Dois. Três. É o hábito. E o lance do açúcar no café é o mesmo (ideia do Luiz Souto).

Assim como se sentar na frente da televisão para assistir só um capítulo de Ninja Kamui. Depois vem Samurai X, House of Ninjas, Xógum… Entendeu, né?

OK, ALERTA GERAL

Ainda tem UMA única vaga para o curso da semana que vem de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Sério mesmo. Uma única. Então, dê seu primeiro passo neste novo hábito de se tornar um gestor.

Inscrição — no singular — em https://www.4hd.com.br/calendario

Abrazon

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *