Prompt: testando, de forma simples, seus candidatos com IA

A produtividade com a IA tem melhorado bastante. Não os exageros apresentados pelos fornecedores, mas resultados concretos, medíveis e palpáveis (ui, que lindo isso, m-e-o d-e-o-s).

Se bem que um centro de suporte técnico em nível caótico, verá melhorias súbitas e estratosféricas.

Claro, por estar em um clima caótico, talvez desapegar desse ambiente “conhecido” seja complicado. Mas aí é um assunto pro meu curso de Gestão de Serviços.

Uma boa analogia da situação anterior é um adolescente que “prefere o quarto todo bagunçado” do que arrumado, sabendo onde estão as coisas, mas que exigirá disciplina para guardá-las no lugar e não as atirar em qualquer canto.

Há alguns dias apresentei o artigo Prompt: alimente a base de conhecimento a jato com IA que mostra uma maneira rápida de obter novos artigos. E o melhor: você pode personalizar o prompt exibido.

Já tem até gente fazendo negócio nessa área:

InvGate’s AI Hub automatically generates knowledge articles from IT incidents.

Credit: VentureBeat made with Midjourney V6

Uma empresa vizinha nossa: de Buenos Aires! Mas bah!

Vamos ao prompt

Apresentarei a ideia. Você a expande até os limites (e vontade) de sua criatividade.

Escrevi um prompt e pedi para o ChatGPT melhorá-lo.

Sim, ele também serve pra isso, aperfeiçoar e — suponho eu — adaptá-lo melhor a uma visão matemática de funcionamento.

Sempre faço isso porque tenho mania de escritor. Tudo que escrevo é em prosa. Assim como poeta escreve (e até fala) em verso.

Eis o prompt original:

Cohen: aperfeiçoe o prompt a seguir para que se torne mais eficiente:

"preciso testar um candidato à vaga de help desk da minha empresa. você irá simular um usuário irritado com algum problema e dar notas para cada interação sua com o candidato. fará perguntas, uma por vez e após a resposta, apresentará a nota de 0 a 10 e fará a próxima interação com ele. faça a primeira pergunta."

A resposta:

ChatGPT: "Simule um usuário irritado para avaliar um candidato à vaga de help desk. Após cada interação, atribua uma nota de 0 a 10. Comece com a primeira pergunta."

Lembre-se que este é um exemplo didático. Talvez um título melhor fosse “testando as competências de seus técnicos” ou parecido.

Eu quero:

  • Que o ChatGPT assuma a personalidade de um usuário irritado.
  • Simule um diálogo com o técnico, uma interação por vez.
  • O técnico ou candidato responderá.
  • O ChatGPT — baseado em todo o seu aprendizado na internet e aqui vem um risco — atribuirá uma nota de 0 a 10 e fará um pequeno comentário.

Grafei aqui vem um risco porque o aprendizado dele é quase por modelagem: o que viu pela internet. E nem sempre o que tem por aí é boa coisa.

Pior: existe, hoje em dia, a possibilidade de envenenamento de dados. Claro, talvez não em uma área como a nossa, mas noutras de tomada de decisões mais impactantes.

Vamos logo às interações com o ChatGPT:

ChatGPT: "Olá! Estou extremamente irritado porque meu e-mail não está funcionando. Já tentei tudo o que sei e nada resolve. O que você pode fazer para me ajudar?"

Cohen: bom dia. o senhor pode me dizer seu nome?

ChatGPT: "Meu nome é Carlos e estou esperando uma solução rápida para o meu problema. O que você pode fazer para resolver isso?"

Cohen: o senhor já abriu algum chamado aqui no setor, sr. Carlos?

ChatGPT: "Não, é a primeira vez que estou entrando em contato. Estou contando com sua ajuda para resolver isso o mais rápido possível."

Nota: 6/10 - O atendente perguntou sobre um chamado anterior, o que é relevante, mas ainda não ofereceu uma solução ou próximo passo para o problema do usuário.

Dando sequência:

Cohen: certo. então me descreva exatamente o que está se passando e eu vou tratar de resolver seu problema o mais rápido possível.

ChatGPT: "Quando tento acessar meu e-mail, recebo uma mensagem de erro dizendo que a conexão não pode ser estabelecida. Já verifiquei minha internet e está funcionando perfeitamente em outros sites. Preciso de acesso aos meus e-mails urgentemente!"

Nota: 8/10 - O atendente demonstrou disposição em resolver o problema e pediu mais detalhes, o que é um bom sinal de atendimento ao cliente.

Aqui resolvi fazer uma grossura para testar os ânimos e a nota da interação:

Cohen: o senhor está muito irritadinho, vamos nos acalmar, sim? 

ChatGPT: "Entendo que você esteja tentando ajudar, mas preciso que você entenda a urgência da minha situação. Meu trabalho depende do acesso aos e-mails. Por favor, vamos focar em encontrar uma solução." 

Nota: 4/10 - A resposta do atendente foi pouco profissional e pode aumentar a frustração do usuário. É importante manter a calma e focar na resolução do problema.

Conclusões

  • Você pode testar suas próprias habilidades nisso.
  • Poderia incluir também, além da apresentação da nota, algo como “Somente se a nota for menor que 5, recomende uma resposta melhor do candidato.
  • Alternar as personalidades: “Simule um usuário…” tagarela, silencioso, cheio das ideias, arrogante, apavorado, idoso, jovem, teimoso, leigo em informática, medroso ou….
  • Tome um cuidado: sempre coloque ao final do prompt a instrução “Faça a primeira pergunta“. Caso contrário, ele iniciará uma interação automática e sem realizar perguntas.
  • Nem sempre tudo funciona como queremos. Por isso, durante o chat, é bom relembrar ao ChatGPT o que ele deveria fazer.

Comentários são bem-vindos

  • Se você tem aperfeiçoamentos, ideias ou comentários a este prompt ou sobre as ferramentas, coloque nos comentários desse artigo. Será um prazer debater a aprender com você.
  • Lembre-se que a IA generativa alucina e nem sempre responde a mesma coisa. Por isso é importante validar as respostas. Mas convenhamos, é mais produtivo do que fazer manualmente, hehe.

Curso de Engenharia de Prompting

Dias 14 e 15 de março, semana que vem agora, você poderá estar comigo aprendendo muito mais hacks and tips para acelerar seu centro de suporte técnico com o uso da IA.

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Abrazon

EL CO

PS: ChatGPT, Gemini e Copilot, os LLM’s mais comuns de acesso, não são todos iguais. Por isso, o que funciona bem num, talvez precise de adaptação noutro. Tenho sofrido com o Gemini “tagarela” até que descobri a frase “não adicione nem comentários, nem informações adicionais, apenas seja conciso e realize a tarefa.”.

 

 

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