Hard e Soft Skill?

Hehehehe…

Eu não posso negar que é charmoso, ainda mais no ambiente corporativo de TI, usar jargões em inglês, abreviaturas, acrônimos, aos montes.

Mas tudo tem limite, hein, gente?

Desenvolver soft e hard skill nos técnicos de Help Desk e Service Desk?

Pô, tem jeito elegante de falar isso em português também!

User Competências Técnicas (hard) e Competências Interpessoais (soft) é uma boa alternativa. As primeiras podem ser obtidas através dos treinamentos formais de fabricantes (Microsoft, Cisco, IBM, etc) e as segundas, através de outros mecanismos.

Um deles um já recomendo:

O livro da Fela Moscivici chamado “Desenvolvimento interpessoal” que traz boas recomendações sobre o tema.

Segue algumas “palhinhas” do livro:

Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.

Mais um tantinho:

A habilidade de lidar com situações interpessoais engloba várias habilidades, entre as quais: flexibilidade perceptiva e comportamental, que significa procurar ver vários ângulos ou aspectos da mesma situação e atuar de forma diferenciada, não rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação. Desenvolve-se, concomitantemente, a capacidade criativa para soluções ou propostas menos convencionais, com resultados duplamente compensadores: da resolução dos problemas e da auto-realização pelo próprio ato da criação, altamente gratificante para as necessidade do ego (estima) na hierarquia de Maslow. Outras habilidades consistem em dar e receber feedback, sem o que não se constrói um relacionamento humano autêntico, coducente ao encontro eu-tu, de pessoa a pessoa, ao invés da relação eu-isto, de sujeito a objeto, na concepção de Martin Buber. Assim, ampliam-se a capacidade perceptiva e o repertório comportamental do indiví­duo saindo dos limites estreitos da conduta estereotipada do dia-a-dia.
Abração

El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.