Home Office – publicidade com foco no lugar errado

Muita gente perdeu a noção de “para quem” trabalha.

Trabalham para seu cliente, é claro.

Recebi inúmeros e-mails informando que agora “estamos todos em home office”.

Pior:

No Linkedin apresentam imagens com quadriculados preenchidos com fotos dos colaboradores, cada um em sua casa, conectados entre si – para a foto.

Aí­ eu pergunto:

Pra mim, cliente, o que interessa tudo isso?

Parece mais uma diversão sádica do que algo que o cliente tenha interesse em conhecer.

Casualmente, nesta semana um artigo foi publicado com o tí­tulo Why every brand you’ve ever bought something from is sending you coronavirus emails – na revista Fast Company – em que o autor Jef Beer também se aborreceu com o caso e fez um estudo. Nele apresenta três ní­veis/camadas que estão bombardeando nossas caixas de entrada no momento.

1 Mensagem de serviço

A mais útil e importante.

Informa sobre uma alteração no serviço, uma polí­tica atualizada ou um desconto relevante.

São as Lojas Renner falando sobre o fechamento de lojas. Não vai lá que dará de cara na porta fechada.

São as companhias aéreas que informam sobre restrições de viagem e atualizações de voos.

No caso do Jeff, é o KFC informando que ele ainda pode obter os baldes de frango, mas agora com selos invioláveis. Vai sem medo.

São as farmácias avisando como irão operar durante o perí­odo da quarentena (quarentena significa porção, número ou conjunto de 40 entidades, seres, objetos etc.). Que, em nosso caso, será esse prazo multiplicado por três ou quatro vezes de reclusão.

2 O Ní­vel Dois é o Amigo da Marca

As marcas que construí­ram uma linha direta de comunicação com os clientes se sentem obrigadas a reconhecer a situação, mesmo que seja apenas para dizer “Estamos todos juntos nisso”.

A marca de roupas de dormir femininas Lunya, por exemplo, simplesmente agradeceu aos clientes por seus negócios e acrescentou:

“Em um momento como este, todos precisamos rir, compartilhar, conectar e estar juntos. . . a uma distância de cerca de 6 metros. Cuide-se e um ao outro.”

3 Ní­vel Três: o porre!

A mensagem aparentemente completamente aleatória, que acabamos de receber em nosso e-mail “obrigado por comprar nossa comida de gato há três anos”.

De todos esses e-mails com marca, o Ní­vel Três é o inferno da caixa de entrada.

Pra que me informar que toda a sua empresa está trabalhando Home Office? Nunca fui cliente. Nunca comprei nada de vocês.

í€ PQP, todos estão em Home Office! Isso é chover no molhado.

E o que dizer dos quadriculados no Linkedin com toda a empresa em cada foto mostrando um funcionário na sua casa? Uma fuzarca entre colegas que não faz sentido para quem é de fora.

Eu sou cliente, o que me interessa? Onde isso me afeta?

Até compreendo os panelaços como forma de aliviar a tensão de ficar trancado em casa o dia inteiro. É tipo uma “ola” no estádio durante o jogo chato. Ou o esticador de braços durante um filme que nada acontece.

Mas bombardear as caixas postais de 20.000 pessoas pra dizer que “parte de nosso time está Home Office…”.

Please, contem-me algo interessante A MIM.

Beijo de metro e meio porque mais perto não posso chegar.

EL Cohen

 

 

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