SIDIA: morde a língua, Cohen!

Eu não costumo, nos últimos tempos, registrar no blog visitas que faço a clientes, seja para treinamento ou consultoria. Prefiro uma foto aqui ou algo lá, mas…

Dessa vez eu preciso.

Nunca ouvira falar do SIDIA – www.sidia.org.br.

Um instituto de pesquisa na cidade de Manaus e, portanto, enfiado na selva amazônica.

Sei, como quase todo mundo, que na região são produzidas e/ou montadas as motocicletas da Honda, da Yamaha, da Harley, assim como computadores, eletrônicos os mais variados, bicicletas etc.

Mas nunca imaginei que encontraria um estupendo instituto de tecnologia.

Tinha a impressão que inúmeras empresas se beneficiavam de facilidades federais para lá montar seus produtos e vender no Brazil. Um projeto para povoar a região amazônica e evitar entregá-la “aos gringos”. A polí­tica governamental de hoje diz isso, mas não contempla a ideia de aproveitar realmente nossos espaços. Mas cada um com sua percepção e não sou eu a ser o dono da verdade.

Manaus. Amazonas.

Yeah, sim. Sou preconceituoso. Todo mundo é.

Todos formamos conceitos de maneira antecipada para facilitar nossa vida e até resguardá-la (se vejo alguém caminhando na minha calçada, às 22:30 de capuz e com uma mão nas costas, altura da cintura, pernas pra que te quero).

Tudo mudou quando…

Entrei dentro do prédio espetacular do SIDIA.

Alta segurança onde precisei informar serial number do meu notebook Samsung e IMEI”Œ do celular.

E ah, nada de pen drive, nem de HD”Œ externo.

Time de suporte técnico

Origem

O”Œ”Œ”Œ SIDIA”Œ nasceu como Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia. Aproveitando benefí­cios fiscais, a fabricante pode investir em instituições de pesquisa em contrapartida de benefí­cios fiscais. Os polos Softex são bons exemplos desse tipo de concessão tributária.

E”Œ o SIDIA”Œ foi formado.

São quase 1.000 pessoas respirando tecnologia e realizando pesquisa de ponta, com funcionários vindos da Índia e várias partes do mundo. Não pense que é coisa pouca, não.

O”Œ ambiente, claro, é aquele categorizado como “estilo Google”. Almofadas, colorido show, gente sorrindo e tal.

Tem o que existe de mais moderno, desde a tela do projetor que é uma parede de LED – e o cabeçudo aqui enfiando o dedo durante o curso pensando que era uma parede – até aqueles flip chart digitais, onde se escreve com um lápis e apaga tudo com o punho. Sensacional!

Ah, não posso esquecer do robozinho recolhendo pó do chão e voltando pra sua “casinha”. Sozinho. Minha esposa iria adorar (eu também porque a sala e cozinha são minhas responsabilidades).

No SIDIA são desenvolvidas tecnologias embarcadas, por exemplo, nesse smartphone Samsung que está sobre sua mesa.

Para o alto e avante

Só que o SIDIA”Œ resolveu ir além e passou a oferecer serviços para outras empresas. Desgarrou-se levemente da nave mãe e agora oferece tecnologia para o mundo.

Tudo que tiver as palavras inteligência, digital, tecnologia, “smart future”, jogos, ele está nessa.

A galera com que debati questões de suporte técnico, manjam muito, utilizam produto de ponta (Atlassian) e mais não posso falar por que não me autorizaram 😉

Assista ao ví­deo abaixo para entender um pouco mais o que ele significa.

E tal como eu, depois de assistir, “deixe cair os butiás do bolso”, como dizemos aqui nos pampas quando queremos nos referir a um momento de surpresa, de espanto e admiração.

Mais do que aprender sobre o SIDIA, vale como lição de vida.

Manaus, lá no topo do mapa do Brazil, exporta tecnologia.

A geografia da produção de software/tecnologia muda rapidamente em paí­s.

Opaaa

Semana que vem ocorre o curso Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Ainda existem vagas e se você tem interesse, inscreva-se em www.4hd.com.br/calendario

Ou entre em contato direto com o Cohen (eu, eu, eu) e negocie sua participação.

Senão precisará embarcar em cursos com que, para lhe atrair, adotam nomes que são sopa de letrinhas ou tí­tulos tão psicodélicos como “Encantamento do Cliente” que nem sempre é o que sua empresa deseja – ela deseja lucratividade, claro.

Abs

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *