Máximas da gestão enquanto minha hora não chega

Estou aqui nos pampas debalde (não confundir com “de balde”, pois debalde significa “em vão, inutilmente; embalde”).

Quinta-feira viajo de férias para Londres e como toda véspera de trégua, nada se faz. Até por que delego todo planejamento para minha esposa (mas faço minha parte que é juntar os pila pra viagem).

Quero ver se ainda pego uma xepa de feira do casamento do prí­ncipe.

Porém, esse web check-in é mais demorado que enterro de rico, demora uma barbaridade pra abrir e resolvi escrevinhar este texto.

E pelinquanto, apacholado por aqui nesse frio de rachar os beiços, olho distraidamente a prateleira de livros e encontro um que nem sabia que havia lido.

Pagino e me deparo com uma seção curiosa: “Máximas da Gestão” com Leis e Regras de A a Z.

O livro é o Management não é o que você pensa, organização de Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel.

Sei que hoje não é sexta-feira, mas se você deseja rir um pouco, dá uma olhada só nas leis e regras (em tempos de fake news já aviso: não me dei ao trabalho de investigar a origem das mesmas, mas como é produção do selo Bookman, transfiro a eles esta responsabilidade, hehehe).

Vamos nessa (um excerto, claro):

  • Lei de EPSTEIN: Se você acha que o problema já é ruim, espere até o solucionarmos (byCo: traduzindo, espere até ver a solução do desenvolvimento).
  • Lei de HENDRICKSON: Se um problema suscita muitas reuniões, elas acabam se tornando mais importantes que o problema.
  • Lei de KETTERING: Se você quiser acabar com qualquer ideia no mundo de hoje, institua um comitê para trabalhar nela.

Leia de 3 em 3, fica mais legal

  • Lei de McGOVERN: Quanto mais longo o tí­tulo, menos importante o cargo (by Cohen: vale o mesmo para SENDERs de e-mails e nomes no Linkedin que emendam todas as certificações do sujeito).
  • Primeira Lei de PARKINSON: O trabalho se estende até preencher o tempo disponí­vel para sua conclusão (byCo: costumeiro para quem faz TCC).
  • Quarta lei de PARKINSON: O número de pessoas em qualquer grupo de trabalho tende a crescer independentemente da quantidade de trabalho a ser feito.
  • Lei da Inovação de TERMAN: Se você quer que uma equipe vença uma disputa de salto em altura, encontre uma pessoa que possa saltar 2m, não duas pessoas capazes de saltar 30cm (byCo: pague mais, bro, pague mais).

Nova pause, pense, ria, volte a ler

  • Lei de WOLF (Uma visão otimista de um Mundo Pessimista): As coisas necessariamente não darão errado (Lei de Murphy), mas elas levarão muito mais tempo e exigirão muito mais esforço do que você pensa se elas não tivessem dado errado.
  • Lei de tomada de decisões de WOLF: Ações importantes raramente são decididas por mais que quatro pessoas. Se você acha que a grande reunião a que está comparecendo está realmente “elaborando” uma decisão, provavelmente está errado. Ou a decisão foi acordada por um grupo menor antes de a reunião começar, ou o resultado da grande reunião será modificado posteriormente, quando três das quatro pessoas se reunirem.
  • Lei da Gestão de WOLF: As tarefas que devem ser executadas imediatamente são as menos importantes; do contrário, você as esqueceria. As mais importantes geralmente é melhor adiar, pois costumam exigir mais tempo de reflexão. Além do mais, se você as esquecer, elas o lembrarão.
  • Lei das Reuniões de WOLF: O único resultado importante de uma reunião é o acordo quanto aos próximos passos.
  • Lei das Reclamações de ZIMMERMAN: Ninguém percebe quando as coisas dão certo.

Eita…

See you, friends.

Abrazon

EL CO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *