HDI 2013 – manhã do segundo dia

Descrição da manhã do segundo dia da Conferência

Continuação de HDI 2013 – noite de abertura

hdi 2013

O bom do local onde hoje a Conferência do HDI é realizada provém de sua proximidade com a Avenida Paulista. Então achei razoável ir caminhando do hotel até o local do evento. Resultado? Lentidão para chegar. Perdi a entrega das premiações.

Prêmio de melhor gestor de suporte técnico

De qualquer maneira, sei quem ganhou essa premiação: Luciano Tramontano Martins da IPLANRio.

Realmente um sujeito de destaque. Trabalha numa empresa pública (empresa municipal de informática da cidade do Rio de Janeiro).

Por que mereceu a premiação?

Por que, entre outras qualidades, contratou-me em 2012 para ministrar meu Curso de Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia aos seus gerentes.

Mas veja: não estou dizendo que ganhou o prêmio por minha influência (até pode), mas por que se preocupa em aprimorar seu time de gestores. E alguém com essa visão, chega lá.

E é surpreendente ver como existem bons exemplos de gerenciamento na área pública (tá, não vamos exagerar… São raros… Não por falta de empenho, mas por que a engrenagem tradicionalmente é lenta e trava a agilidade).

A fera é o sujeito à esquerda na foto abaixo (ao seu lado Marcio Castro):

luciano martins iplanrio

Morte…

Não me segurei…

Com a ajuda de um cinegrafista amador (só coloco o nome dele aqui se não malharem), resolvi circular pela feira vestido de Morte.

A MORTE chegou para os softwares proprietários para a área de Help Desk, Service Desk e suporte técnico que expunham na feira. E tornam seus clientes reféns de seus licenciamentos mensais, de pedidos de modificação etc. sem que tenham liberdade alguma para optar por outros programadores ou até mesmo fazerem por conta.

O lance agora é www.quaizer.org.

Veja o ví­deo abaixo:

(Nota: o ví­deo foi removido a pedido)

Confusão com a grade de horários das palestras

Putz…

A turma do HDI buscou acomodar o maior número de palestras esse ano com uma estratégia diferenciada: os horários não eram compartimentalizados: das 09:00 às 10:00, das 10:00 às 11:00 e assim por diante.

confusoNão, não era assim. Então uma acabava às 11:10, mas a outra que você gostaria de assistir, já tinha iniciado às 11:00. Foi um fuzuê danado se achar. E muitas salas eram pequenas. Ou seja, lotavam logo, deixando muita gente do lado de fora, triste e acanhado, meio sem pai nem mãe para onde ir.

Ouvi dizer também que foi uma maneira de evitar que o rebanho de participantes descesse ao mesmo tempo para almoço causando conflitos e engarrafamentos na mesa de alimentação. Bom, funcionou. Mas também causou desconforto em quem desejava assistir mais palestras.

Só que isso me lembrou daquele ditado:

– Nos botões, quem erra a primeira casa, erra todas“.

Palestra cancelada

Fui um dos primeiros a sentar para assistir às 11:40 a palestra “O BSC no Service Desk“. Por que o conteúdo me interessava. E por que o palestrante era um novato que afirmara estar participando por que eu colocara “uma pilha nele”. Oba, que legal, vamos lá prestigiar.

indignadoNão apareceu. E o que se sucedeu foi ainda mais chato: um palestrante topou assumir o “buraco” da ausência, se apresentou e ficou a ver muita gente saindo por que não era o tema desejado. Chato. Mesmo.  Mas corajoso e bacana o fato do sujeito se prontificar para tal situação. Penosa, aliás.

E puxa, ao optar por escolher essa, perdi uma que também era uma que me interessava muito e que acontecia no mesmo horário: “Caso de sucesso no TJPE – como a geolocalização melhorou a gestão do Field Support“.

Dois prejuí­zos num vupt.

Almoço

sacola papelaoParece que as confusões foram resolvidas nesse ano. No anterior, o ecônomo foi lento ao servir as refeições quentes, deixando muito a desejar em rapidez e qualidade, bem numa área que só se fala em prestar bons serviços.

Esse ano foram dezenas e dezenas de sacolinhas com lanchinhos frios. Suquinho de morango (tipo Todynho), três sanduí­ches frios, um bom-bom, algumas barrinhas de cereais. Realmente não deu engarrafamento, mas…

Sei lá, também não creio que tenha satisfeito o pessoal, pois teve gente saindo do evento para almoçar fora (e isso é ruim, esvazia as primeiras palestras), etc.

Da exposição

Um show à parte.

santo casamenteiroPara os clientes, sempre é bom poder encontrar inúmeros fornecedores num mesmo local e comparar suas qualidades. Para os fornecedores, nada melhor do que, em dois dias, encontrar mais de cinquenta prováveis futuros usuários. Cada ano consolida-se mais a feira. Que é de interesse para os dois lados, conforme descrevi.

O que o HDI faz é propiciar esse encontro entre ambas as partes. Faz um papel de santo casamenteiro, hehe.

í€ tarde

massacreNa parte da tarde, ocorreria o prometido massacre sobre Fernando Baldin, defensor desnorteado do autosserviço, o qual já começara a vazar água antes do combate.

Mas foi bom, pois se a gente aprende com os erros alheios, tem chance de não cometer todos eles. Assim ele para de tentar enfiar água em espeto.

See you, friends.

EL CO

 

10 comentários em “HDI 2013 – manhã do segundo dia”

  1. Hey!! Ta desmerecendo meu trabalho como cinegrafista!!! Coloca meu crédito aí Fio!!
    Eu era o Camera man, Diretor e tradutor!! hahaha… Essa foi muito divertida!

    Conte comigo na Próxima!

  2. Mas você está nos créditos do filme.
    Em PRIMEIRO LUGAR.
    Eu vim atrás.

    Diretor?

    Pô, me deixou feito uma barata catando os fornecedores de software proprietário…

    Mas filmou bem, hehe.

    Abs

    EL CO

  3. Pô Cohen, quer dizer que vais fechar as portas do Fireman?
    Ou vai assumir posições opostas? Hum…estranho….
    Acho que por trás dessa morte (além do Fernando) tem uma sátira ao Ocomon…estou errado?

    Abraço! Vagner.

  4. Amigo Roberto!

    Estivemos (HDI) bastante atarefados é claro durante o evento, e não conseguimos conversar direito, uma pena!!

    Bom, como sempre uma visão muito bacana e com excelente tempero.

    Saiba que sempre estamos antenados aqui no HDI em seu relato pós fato, para nos aprimorarmos sempre e entendermos o que foi sucesso!

    Estarei nos pampas em breve, antes até do Roadshow em Agosto, podemos encontrar para colocar o papo em dia, o que acha?

    Grande abraço

    Thiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *