HDI 2009 – palestra do Christian Barbosa

Essa é a penúltima palestra pra que você que me acompanha (desde o primeiro artigo HDI 2009 – iní­cio de registros até o mais recente HDI 2009 – Alex da Nexa, Kátia da TIVIT).

networkComo de hábito, fiquei realizando networking nos corredores e bebendo café, na tarde de sexta-feira, último dia do evento. Então veio um clique e lembrei das palestras.

Corri até a da Brunise (Antenor Gomes), mas estava lotada e pela minha experiência de tentar assistir em pé, desisti.

Fui de curioso na do Christian Barbosa. Nunca ouvira falar dele e, confesso, administração do tempo não era um assunto que me chamava atenção.

Trí­ade do Tempo – Christian Barbosa

Se deu mal, Robertinho, nas suas avaliações!!!

Uma das melhores palestras (ou palestrantes) do evento. Quase me afoguei em lágrimas ao final da mesma, por que avaliei o risco de tê-la perdido (bah, mas que emotividade, el Cohen!).

christian

Christian começou apontando os problemas do ser humano no século XXI.

1) Não tem dinheiro.

2) E também não tem tempo.

Mas nesse último assunto disse que poderia nos ajudar, à plateia.

Na verdade, o que mudou foi a velocidade da informação e que, por isso, temos a impressão que o tempo passa mais rápido.

blackberryFez uma brincadeira citando uma pesquisa que mostrou que: enviar SMS, usar Blackberry e ficar clicando em enviar-receber emails fez executivos perderem 12 pontos no QI.

Conclusão?

Melhor ser maconheiro do que ler email, pois no primeiro caso a perda de QI é menor. Brincadeira, of course.

Na continuação da introdução de sua palestra, citou que ficou “chique” dizer que estamos estressados, na correria. Eu anotei um buzilhão de coisas, mas uma das que me chamou atenção foi a rapidez com que ele falava as coisas. Irritei-me um pouco com isso, mas como ele conta histórias o tempo inteiro, faz analogias etc., a gente logo se adapta ao “ritmo”.

Hoje todo mundo diz “- estou correndo”.

Será que viramos todos corredores? Maratonistas?

loveAs mudanças acontecem por dois motivos:

AMOR. Que é uma opção.

DOR. Quando enfrentamos problemas de saúde etc.

Foi aí­ que contou sua história pessoal.

Aos 12 ou 13 anos foi o mais jovem certificado Microsoft no MUNDO. Foi convidado para estagiar nos EUA com 15 anos e ajudou no desenvolvimento do Windows 95. Mas logo voltou ao Brasil e montou o primeiro projeto de presença de um jornal na internet. Chegou a ter 300 funcionários aos 19 anos. Mas adoecia duas vezes por semana. E teve um câncer no pescoço com essa idade.

triade-pFoi aí­ que resolveu mudar (pela DOR).

Seu livro (que fui comprar em seguida e é muito bom, inclusive usa muitas ideias da metodologia GTD) está aí­ ao lado e já teve mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. E o cara tem recém 25 anos, hahaha.

A questão é:

AS PESSOAS NÃO SABEM USAR O SEU TEMPO

Para ilustrar, passou o filme abaixo de publicidade do XBOX:

No seu esquema de administração pessoal, ele divide as coisas em três conjuntos (a famosa trí­ade):

As coisas são IMPORTANTES, URGENTES ou CIRCUNSTANCIAIS.

IMPORTANTES

São aquelas associadas às nossas metas de vida.

URGENTES

É o lance de ir no dentista somente quando já está com a dor lá no tí­mpano. São as coisas importantes que são tratadas somente quando viram urgentes.

Em geral, valorizamos demais as coisas urgentes, a correria e não as importantes.

Citou o caso do sujeito que é chamado para resolver um problema urgente na rede de computadores. Quando ele realiza a atualização de pack e tudo volta a funcionar, é saudado como HERÓI.

E o sujeito que se preocupa com tudo, toda semana verifica atualizações e deixa tudo funcionando direitinho, sem interrupções, esse não é saudado como herói, quando ainda é percebido, se for o caso.

CIRCUNSTANCIAIS

Situações onde perdemos tempo e que nada agregam em nossos objetivos de vida.

Como administrar  nosso tempo – ou vida

A seguir, começou a elencar algumas dicas e técnicas:

  • Evitar prioridades baseadas no grito ou berro
  • Planejar toda a próxima semana e calcular quanto tempo levará em casa tarefa
  • Essa disciplina, ao contrário de ser cerceadora da criatividade, faz o contrário. A libera!
  • Sugere planejar 6 horas para cada dia e deixar o restante para as coisas urgentes (que sempre aparecem)
  • O melhor dia para reunião é na 6a-feira
  • Planeje, planeje, planeje. Coisas que são pequenas hoje, tornam-se monstros amanhã. Quer um exemplo? Assista ao ví­deo que o Christian passou na palestra:

Então?

O Christian é um cara muito esperto.

Mostrou que a nossa vida (e tempo) precisam ser administradas para que possamos tirar o máximo dela, sem sermos levados por ela (feito a música do Zeca Pagodinho).

Para isso ele desenvolveu um software que nos permite ser moderno e controlar as atividades. Valorizar coisas como famí­lia etc. sem que se fique  100% do tempo envolvido com serviço, negócios etc.

Eu gostei pra caramba. Apesar do enfoque comercial subliminar, se a gente extrai essa parte, o que fica é um baita resultado e lição. Se bem que muita coisa que ele falou, cheira a GTD com uma adaptação tupiniquim (e bem-feita) dele.

triadAlguns links do Christian:

https://blog.maistempo.com.br/

https://www.vocecommaistempo.com.br/

https://www.triadedotempo.com.br/

Última recomendação:

Se esta fera ministrar um curso ou palestra perto de você,  não seja babaca como eu quase fui.

Assista!

Próxima palestra?

Paul Clark, da INTEL.

intel-man

Abraços,

El Cohen

PS: Ae galera de BH, estarei aí­ dia 23 agora, 3a-feira, para o Help Desk Day

PS: Próximo artigo do tema:

https://www.4hd.com.br/blog/2009/07/06/hdi-2009-pega-ele-ai/

4 comentários em “HDI 2009 – palestra do Christian Barbosa”

  1. Roberto, tudo bem,
    Legal…gostei muito do que vc repassou aki e irei atrás, mas somente depois de fumar uma cigarrinho (cfe recomendado por ti!!) 🙂
    Aprender sempre é sensacional!!!! valeu por compartilhar!!
    Abraços e Parabéns Sempre pelo seu Sucesso!
    Fernando The Matrix Baldin!!:-)

  2. Saaaalve, monstro sagrado do suporte técnico nacional.

    Saudades do amigo.

    Se bem que logo, logo, em agosto tomamos aquele café no Help Desk Day do Paraná!!!

    🙂

    Abração,

    EL Co

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *