HDI 2009 – da minha palestra

Prévia

OK, lá estava eu, naquela 5a-feira, um pouco antes das 11:00 me apreparando para a palestra.

Súbito, a porta abre. O povo começa a chegar. A sala vai enchendo, um zum-zum preenchendo o silêncio anterior. Um gostinho de responsabilidade aparece. Um tesão de compartilhar com os amigos algum conhecimento.O chão começa a se revolver, onde antes pousava uma fina camada de ar.

Vejam duas fotos abaixo antes da palestra iniciar (mirem o detalhe do canhão de luz que projeta na parede, ao fundo, o logo do HDI).

cimg3206

cimg3207

Showtime

E então vem o Thiago, second showman (noutras fotos ele estará vestido de prí­ncipe), e me apresenta. Tudo OK, inicio. Coloco um slide lotado de quadradinhos e fluxogramas pra assustar a galera, hehehe. Assim, de largada, já consigo suspiros deles.

Confessei em público que o tí­tulo do meu papo era aumento no volume de chamadas. Mas na real, queria falar sobre o problema do Help Desk e Service Desk: seu gerente que, quando deixa de ser um excelente técnico, tornar-se um supervisor nem tão bom.

Claro, precisei comentar que Melissinha dá chulé; que subi de gravata no palco, mas achava que tinha dado um fora, pois ninguém da organização nem os outros palestrantes pareciam que conheciam esse adorno de vestuário; as confusões que surgiam quando uma base de conhecimento era mal construí­da; do Mutley, que só quer saber de “medalha, medalha, medalha“; de como o Fernando Alonso é motivado; um elogio ao livro do Mansur (qual deles, né? O Governança de TI); a sí­ndrome do Zorro; a criação de macaquinhos – ideia do Pedro Mandelli, não minha, confesso; e por aí­ fui.

Acho que foi legal.

Abraços dentro da sala e encontro com três personalidades de nosso meio. Vide fotos abaixo:

Letí­cia Cravo Nunes – TIM

cimg3209

Adilson Robes – Sonda Procwork

cimg3210

Top Gun Mauricio Machado – Nextel

cimg3211

Ok, como prometido, segue abaixo minha palestra (PDF – 4,3 MB). Não sei se é possí­vel compreender sem a presença de alguém explicando os slides, mas promessa é promessa. Clique na imagem, baixe o arquivo zipado.

palestra

Vergonha

Então uma enxurrada de gente começou a aparecer na sala. Todos vindos da palestra do Mauricio. Queriam saber como comprar o livro, pois ele fizera uma generosa publicidade no seu discurso da sala ao lado.

macacoE meu rosto ficou vermelho.

Esquecera de avisar a editora sobre o evento.

Naquela de prepara, retoca, fuça a palestra até cansar, esquecera.

Liguei para eles (editora) que me disseram que enviariam alguém.

Conversei com o pessoal do HDI que me disse:

– Olha, já existe uma editora aqui, a Brasport. Você precisa perguntar a eles se não tem problema, pois ficaria chato pra nós colocar uma mudança assim.

Fui lá, conversei com o Sérgio Martins de Oliveira, diretor-executivo. Ele me disse que não simpatizava com a ideia, pois eram editoras concorrentes e ele inclusive tinha um tí­tulo de Help Desk à venda (o do Juliano).

Bom, não tinha muito o que fazer, apesar de explicar que seria apenas um tí­tulo (o meu) etc. Acho que o livro do Juliano vendeu um monte, pois não consegui ver sequer um exemplar no estande da editora. Pois é.

Em seguida

Veio um painel de discussão sobre a psique do atendimento. Fiquei curioso sobre o assunto. Uma expressão tão psicológica e sendo tratada pela turma de suporte.

Confesso que me senti um tanto arrogante (fiz dois anos de psicologia, minha esposa se formou nisso, a filha preferida formada em psiquiatria e a filha predileta ainda cursando psicologia). É muito psi* em casa, hein?

Qualé desses caras? É humano.

Logo “sosseguei o facho”, recuperei a humildade e fui lá. Por que isso é conteúdo que me agrada.

Quem coordenou o debate foi a Nazaré Dominici. Bonitona e charmosa. Falei pra ela no dia seguinte, não conseguia me segurar, hehe.

Vide foto abaixo:

cimg3212

Mas isso fica pro próximo artigo.

Abraços,

El Cohen

PS: Se tiver algo a corrigir, me avisem!

PS2: Próximo artigo do tema:

https://www.4hd.com.br/blog/2009/05/25/hdi-2009-debate-de-psique-e-kid-da-visanet/

5 comentários em “HDI 2009 – da minha palestra”

  1. Olá Roberto,

    Fiquei muito feliz de estar presente em sua palestra e conhece-lo pessoalmente, pois acompanho o seu trabalho a algum tempo e a sua presença neste evento veio coroar ainda mais o espetaculo que é este evento anual. Parabens ..!
    Do seu agora amigo Kid (Visanet).

  2. Nazaré Dominici

    Olá Roberto,

    Estou aguardando novos artigos.  Gostei muito.
    Adorei o elogio.
    Um grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *