Locaweb oferece vaporware para Help Desk?

Locaweb, lí­der em hosting no Brasil e América Latina, lança produto para Help Desk padrão vaporware?

A notí­cia me chegou através de nossa assessoria de imprensa, que faz uma clipagem de notí­cias na mí­dia, para que possamos espionar acompanhar nossos concorrentes. Ou seja, é divulgação nos maiores jornais de circulação do paí­s.

E fiquei aborrecido. Tenho direito a ficar. Tenho a impressão que a Locaweb pode estar a produzir um vaporware. Pra quem não sabe o significado da expressão, segue trecho do verbete na Wikipedia:

Vaporware (ou em inglês britânico: Vapourware) é um software ou hardware que é anunciado por um desenvolvedor muito antes do seu lançamento, mas que nunca chega a entrar em produção, tenha ou não seu ciclo de desenvolvimento sido postergado.

Quem desejar ler mais, veja o verbete inteiro.

Por que minha indignação?

Muita gente sabe que, além de bloguista e coordenador do 4HD, também forneço uma suite de software para área de Help Desk, Service Desk e suporte técnico: o tradicional www.Fireman.com.br.

Toda vez que alguém levanta uma nova lebre, uma nova ferramenta que é ideal para seus sonhos, os negócios travam. Por que os prováveis clientes querem investigar mais essa alternativa. Natural. E quando se frustram com ela, passaram-se três a quatro meses. Do projeto deles. E do nosso.

Por que acho que possa ser um vaporware?

Pode até ser que a ferramenta venha a se tornar, no futuro, algo mais “encorpado”. Mas quem visitar o site do provedor, verá uma página elegante mas simplória, com destaque para os “planos de contrato“.

E as especificações do produto? Como é que eu vejo o que tem, o que não tem? Tem SLA? Tem suspensão de chamado? Integra com coleta de inventário? O usuário abre seu incidente, chamado, ticket, ordem de serviço etc. direto no sistema? Toda uma pendenga de incógnitas.

No site existe um ví­deo explicativo. E o que vemos?

“Você pode configurar o visual mudando o logotipo e alguns padrões de cores.” E CSS, nothing? E menus na vertical ou na horizontal?  E se eu quiser as cores da minha empresa, como faço? Tem base de conhecimento? Oferece pesquisa textual? Falando em pesquisa, tem de satisfação?

NÃO.

Quem desejar dez técnicos cadastrados no sistema, pagará R$ 349,00 por mês. Com quase nada de features.

Sei que o mundo capitalista e pós-moderno é assim: cada um oferece e pede o que deseja. E quem quer, compra ué… Se bem que eu esperava mais de uma corporação como a indicada.

Desse jeito é mais do que apreciável contratar o Fireman. Ou seus concorrentes.  🙂

Na verdade, o vaporware até valoriza nossos produtos.

Mas atrasa pra caramba nossos negócios. Ughs!

🙁

EL Cohen

2 comentários em “Locaweb oferece vaporware para Help Desk?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *