Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia em Natal

Esplêndido!

É a expressão unânime de todos os participantes.

(Não perca 20 fotos ao final; clique sobre elas para ver descrição)

E desta vez, ao contrário de registrar os comentários no final, colocarei no iní­cio:

Boa noite Ilustrí­ssimo,

Acho que o tempo de curso poderia ser alguns meses!!!

Brincadeiras a parte, realmente com o aumento da carga horária do curso, poderí­amos ter mais debates no sentido de troca de experiências com os colegas, tivemos muita sorte em está nesta turma de Natal, pois tí­nhamos uma salada de gestores em empresas com culturas e processos diferentes, porém todos com um único objetivo, melhorar seus processos para ter satisfação dos seus clientes.

Querido Roberto,

Você que é muiiiiiiiiiiiiiiiiiito lindo, pois com raridade temos a oportunidade de ver e estar com um grande ser humano como você.  Que ao longo dos tropeços da vida não perdeu a sensibilidad e a emoção. E mais ainda, é forte e – bem macho” para deixar transparecer, em público, tão belo sentimento. Sinto-me privilegiada por Deus, por tê-lo conhecido. Quiçá o mundo tivesse mais homens como Roberto Cohen.

Aproveito para também expressar meus profundos agradecimentos, pela rica contribuição que o Curso acrescentou em minha vida profissional e pessoal. Certamente farão grande diferença daqui pra frente.

Olá, Roberto!

Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente curso. Gostei muito mesmo e espero que possamos ter outros cursos com a sua presença!

Um forte abraço!

Kra, foi uma satisfação enorme de participar desse treinamento, bah! Você não tem noção!!

Yes!

Estou exageradamente envaidecido com os elogios. De certa forma, eles retribuem um esforço danado de levar conhecimento a todos os meus colegas profissionais. E confesso, ao final do evento, quando cada aluno fez sua avaliação, uma das participantes me fez chorar com suas palavras.

Dos princí­pios

Bem, já tentei realizar o curso de gestão várias vezes no nordeste. Minhas tentativas sempre resultaram infrutí­feras e eu achava que formar grupo na região era mais difí­cil que carregar água em cesto.

Mas uma parceria com a It Cursos promoveu o curso com a maior quantidade de participantes: onze profissionais. De Natal, Fortaleza, Salvador, Cuiabá etc.

Parabéns ao Eduardo e time que realizaram um excepcional serviço em Natal (tanto que nossas expectativas mudam e talvez Natal nos receba novamente em outubro).

Do iní­cio

Logo no princí­pio tratei de revirar a cabeça dos participantes. Ao discutirmos VALOR, muitas declarações dos colegas foram contestadas por mim (que, aliás, é meu estilo; chega de mesmice, vamos nos questionar).

– Nossa empresa é uma software-house do ramo de ERP.” E o Cohen: “– Não senhor!

– Nossa empresa cuida de infraestrutura básica dos clientes.” Novamente El Chato: “– De jeito algum!

Fomos peleando durante boa parte da primeira manhã, num divertido debate entre a classe.

Da confusão generalizada

No perí­odo da tarde, parte de nosso assunto era gerenciamento de incidentes, dentro do contexto “ITIL no cotidiano“.  Num determinado tópico o grupo empacou, pior que burro de mascate: primeiro ní­vel de atendimento.

Um dos participantes fornece software para postos de gasolina, hotéis e distribuidoras e atacados. Possui células especializadas de atendimento e pensa em integrar todas em um único time.

Já o colega que fornece ERP vai no sentido contrário: possui uma única célula de atendimento, mas deseja distribuir por grupos especializados. O foguetório foi geral. E excepcional. Pois surgiam diferentes versões. O sujeito do posto aprendeu com o do ERP suas dificuldades e vantagens. E vice-versa. Que riqueza. Quantas trocas de experiência.

E quando entrou o pessoal que presta suporte interno (uma secretaria de educação, uma administradora de cemitérios e uma indústria têxtil) ampliaram-se os horizontes. Essa heterogeneidade é fundamental. Ela quebra modelos mentais e apresenta novas visões da mesma verdade (putz, pareço filósofo).

O segundo dia aprontava mais…

Nele, o assunto foi PESSOAS.

Todo mundo sumindo sob as cadeiras, olhando para os lados, atendendo smartphone, rabiscando no caderno de exercí­cios, borboleteando pelas cortinas da sala.

E o Cohen provocando, instigando, sacaneando, desafiando.

Pois claro! 

Nosso treinamento é um laboratório seguro para se arriscar, experimentar-se e se expor. Ambiente adequado, pois na empresa esse tipo de ação é mais complicado. Mais difí­cil.

Palestra magna

Aquela que envolvia o comportamento do gestor. Que não pode ser bonzinho (não confundir com se tornar desumano). Que os resultados do setor são de responsabilidade do gerente. Que não dá pra “fazer de conta” enquanto a concorrência (seja ela uma empresa de terceirização ou fabricantes que competem com a empresa) mantém-se em desenvolvimento.

Do fiasco do choro

Ao final, conforme já disse, uma das participantes avaliou sua participação. Como todos fazem. E pontuou aspectos como “– Preciso melhorar..“, “– Creio que posso realizar algumas mudanças no comportamento…“, “– Acredito que não sou perfeita, mas vou tentar…“.

Essa última frase balançou meu coreto.

Não estamos lá como instrutores somente para ganhar uns pila. É mais do que isso. É quase uma devoção. Transmitir nosso conhecimento e promover algum tipo de mudança.

E quando  o aluno reconhece e identifica tal necessidade, nobre leitor, a semana está ganha!

Das sugestões

Na verdade, uma só proposta por todo o grupo:

Aumentar a duração do curso para três dias.

E é isso que próximo evento em Sampa, dias 15, 16 e 17 terá. Três dias de duração. Um fervilhar de ideias, conceitos, debates, exercí­cios de dinâmica de grupo, gargalhadas e muita alegria.

See you there, my brother.

Corre lá e se inscreve: www.4hd.com.br/calendario

Aproveita que agora pode pagar em 10 x. E no cartão de crédito, hehe.

Abrazon

El Cohen

4 comentários em “Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia em Natal”

  1. Estou ansiosíssima para chegar minha vez…Agosto, em SP….inscrição garantida!
    Pelos breves contatos dá para perceber a preocupação com o ser humano e em ajudar do Roberto.
    Tenho plena convicção q. isso será muito importante para minha atuação como gestora e principalmente, como pessoa q. lida com pessoas.
    [ ]’s

  2. Marcelo Honorato

    Que bom!! vejo que minha sugestão foi válida!! háháhá!!! três dias de curso e o livro fazendo parte do pacote ( pena que minha turma não teve este privilegio)..
    Mas tá valendo.
    Abraços

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