ITIL 3 – Sempre pedalando…

Pois é…

Iniciei meus estudos do ITIL 3. Caderninho de anotações ao lado, lá vou eu lendo o texto e registrando trechos importantes. Um deles é clássico, importante e merece digressão:

As melhores práticas tornam-se rapidamente em boas práticas, que se tornam commodities e geralmente aceitas como princí­pios, sabedoria adquirida ou exigências obrigatórias. O que antes eram caracterí­sticas distintivas de uma organização tornam-se um aspecto ordinário (corriqueiro) às vistas dos usuários.

A tradução é pessoal, grosseira e feita no embalo.

Mas o significado é que, ao alcançarmos certo patamar de atendimento, ele se torna “o esperado“, “não aceitaria menos que isso” etc. Vale tanto para sua organização interna, quando para os competidores que concorrem por seus clientes.

Quando todo mundo já tem ISO 9.000, não há mais diferenciação. Ninguém mais ganha licitação por causa disso, pois as empresas competidoras possuem esse diploma.

Quanto todo mundo registra incidentes através de telefone, e-mail ou web, tornou-se cotidiano.

Querem ver uma prova?

Um registro de Pier Riboni na lista de discussão GE-ITIL-RS sobre a palestra que apresentou no UNI-INFO 2008 (Semana Acadêmica da Universidade da Unisinos – RS):

Ontem, tive a oportunidade de ministrar uma palestra no evento UNIINFO 2008 — Semana Acadêmica de Informática da Unisinos falando sobre Como O ITIL provê/apoia o controle de TI, e no iní­cio da palestra fiz a costumeira pergunta…

– quem já ouviu conhece ou já ouviu falar de ITIL?

Qual a minha surpresa, ao ver uma maioria e quase totalidade de manifestações… E isto que haviam cerca de 120 estudantes de pelo menos 3 cursos diferentes…

Sacaram? Conhecer ITIL já não é mais novidade.

Ter ITIL Foundation idem.

Tornou-se um MUST, algo obrigatório, caso você não tenha outro diferencial em destaque.

Isso vale para todo mundo que enfrenta competição. Fornecedores de software, prestadores de serviço etc. E mesmo você, que trabalha em suporte interno. Pois sua competência acaba sendo abalizada junto aos fatores de mercado.

É isso.

Meu texto acaba assim, meio no ar. Que é pra deixar você pensando no assunto e qual foi seu último estudo. Aliás, hoje tem encontro do Grupo de Usuários ITIL RS na PUC-RS, 19:00. Boa chance de retornar ao eterno aprendizado.

Vamos lá, estamos na página 35 e avançando, hehe. É impossí­vel parar de pedalar, senão a bicicleta…

Abraços

El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *