“Melô” é uma espécie de apelido dado a uma melo_dia ou música que representa algo. Tem a melô do caranguejo, do pipoqueiro, do sofredor e agora tem a do MSP!
Tenho uma playlist no Spotify. Ela inclui um samba dos anos 80′.
Chama-se Mordomia, autoria de Almir Guineto.
Se você examinar a letra, entenderá a relação com os MSPs, principalmente os pequenos:
Ô Maria, ô Maria
Vamos parar já com essa mordomia
Ô Maria, ô Maria
Vamos parar já com essa mordomia
É de noite, é de dia chega a sogra chega a tia
Quase sempre é panela no fogo e barriga vazia
De noite eu chego cansado e suado
Quero ir no banheiro está sempre ocupado
A pia está cheia e vazia a panela
A turma lá em casa só fica naquela
Sou eu que aguento o supermercado
Sou eu que aguento o vizinho do lado
E na madrugada ainda sou maltratado
Sério mesmo
É ou não é a vida do proprietário-técnico de um MSP pequeno? Ralando, trabalhando pelos “funcionários” e ainda ganhando pouco, ano após ano?
Li dois livros recentemente:
- Profit and Growth for MSPs: Dragon Boats, Catamarans, and Superyachts (English Edition)
 - THE PUMPKIN PLAN FOR MANAGED SERVICE PROVIDERS: The Roadmap To MSP Prosperity: How The Right Focus Leads To Real Freedom
 
E é sempre a mesma coisa!
Uma empresa em que todo mundo é técnico. Todo mundo “rema” junto.
E ninguém gerencia. Quer gestão horizontal, mas ela não funciona.
Onde estão?
- Cadê o Catálogo de Serviços apresentando as relações com o cliente e impondo limites?
 - Cadê as metas pessoais e do time?
 - Cadê os OKRs para dar aquele salto diferencial de qualidade e faturamento?
 - Cadê os gestores que não metem a mão na parte técnica, mas controlam desempenhos, acompanham a saúde do cliente, o lucro bruto, lucro líquido etc.?
 - Cadê a máquina que se move sozinha e não é uma espécie de autoemprego do dono que se resigna com “tenho um negócio”?
 - Cadê as contratações feitas de forma científica e não na base do “gostei desse cara”?
 - Cadê os processos estabelecidos que tranquilizam a todos e onde o time de implantação/onboarding não passa abacaxi pro suporte, que alerta de SLAs quase vencendo, onde o financeiro já sabe a hora de cobrar e…?
 
Pá de cal:
Depois que o MSP-owner enfim percebe que crescer e escalar depende de processos e automação, toca o telefone: é o dono da empresa cliente.
Imediatamente, o MSP-owner manda parar tudo para atender. E assim, num gesto heroico e desastroso, os processos — e a tal escalabilidade — vão cabisbaixos pras cucuias.
Afff… Assim não dá.
EL Co com olhar revoltado
