Não sou eu quem diz.
Acho que dá pra confiar na matéria do Finantial Times do dia 29/04.
As pessoas da Geração Z querem trabalhar no escritório.
É o que diz a matéria em:
Gen Z is leading the charge back to the office
Por vários motivos:
- Desejo de aprendizado prático: o pessoal está no início da carreira e quer aprender observando a turma mais experiente e recebendo feedback direto.
- Falta de conexões sociais no remoto: sensação de carência daquela interação presencial, da construção de relacionamentos e do senso de pertencimento a uma equipe.
- Dificuldade com o isolamento: o home-office pode ser solitário para alguém que ainda não formou uma rede profissional sólida.
- Necessidade de estrutura: muitos encontram mais foco e disciplina no ambiente do escritório do que em casa (sem comentários, esse tópico aqui é matador).
- Construção de reputação e visibilidade: o jovem acredita que estar fisicamente presente ajuda a ser notado e reconhecido por sua liderança.
- Ambiente mais propício à colaboração: é a mesinha do cafezinho… A troca rápida de ideias ocorre mais naturalmente de forma presencial.
Vamos adaptar isso ao ambiente de suporte técnico
- Aprendizado técnico acelerado: trabalhar na firma, junto com os colegas mais experientes, permite ao pessoal da Geração Z absorver conhecimentos, observar atendimentos e configurações ao vivo.
- Troca informal de conhecimento: no ambiente do escritório ocorre a famosa “conversa de corredor”, onde as dicas, manhas e atalhos e são compartilhados espontaneamente. Nem que seja praquele sujeito que sabe se exibir, se pavonear.
- Apoio imediato em situações críticas: no pânico, é bom poder colocar o telefone em mute (se ainda usar telefone), abanar para alguém e implorar por ajuda quando é um chamado complicado.
- Desenvolvimento de habilidades: no ambiente presencial, é mais fácil desenvolver empatia, comunicação clara e habilidades interpessoais com usuários e colegas. Apesar de quê, com alguns colegas, nosso lado mais maligno e beligerante (que ou o que faz guerra ou está em guerra; que ou o que está em luta) pode transparecer, hahaha.
- Visibilidade para crescer: estar no escritório ajuda a ganhar reconhecimento de supervisores, em especial pra quem está iniciando na carreira no suporte. Quem não é visto, não é lembrado, blábláblá.
- Cultura de equipe e senso de missão: Há uma conexão maior ao propósito (se ele existir) do centro de suporte com um time reunido fisicamente.
Agora, adivinhe quem não quer retornar ao escritório?
A Geração X.
E parte da Geração Y.
Na dúvida, mete a URL no ChatGPT e pede um resumo pra ele.
Aliás, na Veja, Páginas Amarelas, tem uma matéria com o Michel Doukeris, CEO da AB InBev.
Leia o trecho:
A maior parte das pessoas já quase se esqueceu da covid-19, mas essa foi uma geração muito afetada pela pandemia. Minha filha, de 22 anos, fez o ensino médio nos Estados Unidos e não teve festa de formatura, momento tão importante nessa fase da vida. Ao ingressar na faculdade, estudou remotamente. Agora, já no mercado de trabalho, me perguntou como se comportar em uma happy hour.
Vamos lá. Hoje é sexta-feira.
Abrazon
EL CO