Esgotamento do ego ou por que só decidir pela manhã

“Ego depletion” é um fenômeno relacionado à dificuldade de manter o autocontrole após determinado perí­odo

Esse termo foi cunhado por pesquisadores de psicologia social, em especial pelo professor de psicologia Roy Baumeister (ele na foto abaixo).

Roy Bauermeister

Todo mundo acorda em um novo dia e já se vê obrigado a resistir a vários tipos de tentações.

Sair logo da cama ou ficar mais 10 minutos? Quem toma café em uma padaria observa aquele monte de doces e precisa resistir à vontade de comê-los, seja por que engordam, seja por que são caros e destroçariam o orçamento pessoal. Na frente da loja tem uma promoção de algo barato e que você não tem utilidade no momento; mas você compra. Black Friday é imperdí­vel, apesar dos produtos não serem de seu interesse. Passa pela banca de revistas, vê um tí­tulo pra lá de interessante, mas… Idem, idem.

Os primeiros capí­tulos da bí­blia exibem tal situação com Adão e Eva capitulando frente a seus impulsos e desejos.

livro focoSó que hoje em dia, com o consumismo e a população envolta num mundo exageradamente comercial, as coisas ficaram mais difí­ceis ainda. Novo carro, novo celular, novo livro, nova cerveja, etc. estão nos chamando para comprar. Ou usar. Ou ter.

Isso está um pouco relacionado com o livro Foco do Daniel Goleman. Porém, o livro do Daniel foca mais nas dificuldades que temos em manter a concentração e como isso nos prejudica.

Já a expressão Ego Depletion vai além e explica que nos ferramos ao tomar decisões quando estamos exaustos.

Centenas de livros já exploraram tal situação. Aqueles que dizem “Aprenda a dizer não” e assim por diante. É quando nosso autocontrole está enfraquecido, não queremos mais brigar e acabamos dizendo “Sim” ao assumir algo que antecipadamente sabemos que não cumpriremos.

E, de certa maneira, os movimentos religiosos buscam fortalecer nossa atitude em não ceder à tentação, apareça ela das mais variadas formas (desde trair o cônjuge até segurar a raiva quando vemos algo inadequado).

Só que pouco disso foi explicado cientificamente, algo que Baumeister conseguiu fazer.

Duas frases basilares

As tarefas que exigem autocontrole devem ser realizadas de manhã, no iní­cio do dia do que no seu final, quando já estamos esgotados.

Quanto mais liberdade na sociedade, maiores as chances de cair em tentação, pois nossas opções não são restritas.

facebook logoFacebook como exemplo

Veja o facebook. Ele nos quer lá o maior tempo possí­vel e controla o ambiente em que tomamos decisões.

Uma pessoa desconhecida dá um “Curtir” numa foto nossa com mais alguns amigos. Saltamos para ver quem é. Olhamos as suas fotografias. Tentamos identificar se existe um amigo em comum. Ops, lá no canto superior direito um registro real time do que eles estão fazendo: um brother curtiu uma foto de alguém. E quando vemos, fomos sugados em atenção (e tentação) e o nosso trabalho, aquilo que deverí­amos estar fazendo, em stand-by.

Por isso minha esposa — que é psicóloga — recomenda que funcionários sejam impedidos de usar o facebook no local de trabalho.

Ela não está nem aí­ para os patrões.

Ela lida com seus pacientes, as consequências e as dificuldades que eles têm em se controlar diante de uma ferramenta dessas que pode absorver metade de seu tempo produtivo. E claro, nunca serão promovidos, pois seus resultados serão pí­fios.

contrato de ulissesE nem preciso falar do impacto para os gestores dessa perda gigante de produtividade.

Impedir ou proibir os funcionários de usar o facebook é um Contrato de Ulisses (algo que fiz questão de registrar em meu novo livro que trata de Métricas para Help Desk e Service Desk).

Autocontrole, questões cientí­ficas

Um dos testes mais famosos de controle de vontade envolveu o Experimento do Marshmallow, como ficou conhecido. Uma sala com crianças era explicado: “Vocês podem comer um marshmallow que está sobre a mesa. Mas quem conseguir esperar os 15 minutos que eu estiver ausente, ganhará dois”. As crianças que conseguiram controlar-se, segundo uma análise posterior, saí­ram-se com mais sucesso na vida (melhor saúde, menor atividade criminal e maior estabilidade financeira).

thinking-fast-and-slowRoy Baumeister continuou testes posteriores sobre o tema. O que se percebeu, já com ajuda da neurologia, é que o cérebro necessita de glicose para suas atividades cerebrais. Na medida em que ela começa a se reduzir em nosso organismo, nosso autocontrole começa a diminuir (uma limonada ajuda a recarregá-la, assim como uma barra de chocolate).

Existem controvérsias sobre isso, mas inúmeros autores também citam essa correlação como o prêmio Nobel Daniel Kahneman que, em seu livro Rápido e Devagar, segue essa linha ao dizer que tomamos ações rápidas e sem pensar por que nosso corpo deseja economizar a energia que seria consumindo refletindo sobre algo.

livro willpowerDaria para escrever um livro em vez de um artigo sobre o tema (e o Roy fez isso em Willpower – rediscovering the greatest human strength).

Mas o recado final é:

Tome decisões pela manhã, quando você está descansado e tranquilo. E abastecido de glicose (suponho).

Abraços!

EL Co

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *