Índia terceiriza seus serviços nos EUA

Viraram a ampulheta ao contrário: agora é a Índia quem terceiriza serviços nos EUA

Pois nada como um dia depois do outro.

O Mercury News de Silicon Valley no artigo Indian outsourcer now ‘insourcing’  jobs to Silicon Valley diz que o movimento é reverso agora.

Como assim?

A indústria de outsourcing de TI da Índia alcançou a cifra de 60 bilhões de dólares. Usando sua capacidade de entregar ao mercado engenheiros bem formados, inclusive falando inglês, com baixos salários ela tomou conta do mercado de outsourcing. Uau, competitividade lá em cima. Mas o curioso agora é que estão precisando de gente ainda mais cara e especialistas em desenvolvimento de negócios. E onde tem gente sobrando? Nos Estados Unidos.

O que aconteceu? Os serviços que estão chegando para as empresas indianas não conseguem ser supridos por profissionais locais.

Parte por que não existem profissionais gabaritados, parte por que a competição da IBM, Accenture e HP, entre outros players, que vão atrás dos melhores profissionais indianos, fez as empresas da Índia procurarem essas pessoas… Nos EUA. A crise neste paí­s ajuda a ter mão de obra disponí­vel.

E o pior é que ficou complicado para os indianos conseguirem vistos para ingresso nos EUA. Então a Tata e outras mega empresas da Índia contratam gente direto no mercado norte-americano, onde precisam realizar serviços locais e geralmente de maior qualidade (negociar com clientes, por exemplo).

E a gente no Brasil?

Bem, a gente não fala o idioma inglês (massivamente). A gente fica assistindo, ora.

E comendo bananas 🙁

EL Co

2 comentários em “Índia terceiriza seus serviços nos EUA”

  1. Prezado Bob,

    O inglês é sem dúvida o menor dos problemas do brasileiros. Os que conseguem ler texto na nossa lingua estão em número cada vez menor. Os indianos sequer cogitam o Brasil para este tipo e serviço por uma lista de no mínimo dez itens. No entanto é claro que existem excessões.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *