Comercialização do ITIL – estão matando a galinha dos ovos de ouro

Bom, o texto não é meu.

Fui saltando hiperlink atrás de hiperlink e cheguei até este daqui:

https://www.itsmwatch.com/itil/article.php/11700_3830306_2

Publicado pelo David Mainville no dia 16 de julho de 2009, o subtí­tulo é “A comercialização do ITIL está tornando-o mais complexo, burocrático e menos efetivo“.

galinhaO cara é colunista do ITSMWatch e também diretor de empresa de treinamento em ITIL. Ou seja, não é um mala qualquer jogando no ventilador só para aparecer.

Qual a queixa do David?

A comercialização do ITIL está tirando o foco do trabalho duro e jogando as luzes sobre as certificações, esquemas de compatibilidade de softwares e pegando algo relativamente simples, tornando-o cada vez mais complexo e burocrático.

Segundo ele, a introdução do ITIL v3 lançou o foco na estratosfera com a introdução de dezenas de novos processos, papéis e mecanismos de armazenamento de CMDB.

Esquemas de compatibilidade estão sendo projetados para “certificar” fornecedores de tecnologia como aderentes ao ITIL.

E o que isso significa, se não uma oportunidade de impor custos adicionais ao fornecedor?

O autor comenta que se os executivos de TI estão batalhando melhorar os seus serviços, isso é muito bom. E também para o negócio.

Mas se estes mesmos executivos criam burocracia adicional, exercitam-se em projetar processos ainda vazios, adicionam custos para treinar e re-treinar…

Bom, a ideia dele é que isso parecerá mais um cartum do Dilbert.

Well, eu não vou traduzir tudo aqui.

Vá no link indicado e leia o texto.

É muuuito bom.

Abraços,

El Cohen

PS: A história em lí­ngua inglesa fala de ganso; no Brasil usamos galinha

2 comentários em “Comercialização do ITIL – estão matando a galinha dos ovos de ouro”

  1. Pois é! Hoje você faz uma pesquisa sobre novas estatísticas e experiência e o que encontramos? Um monte de “lixo” dizendo: “Certifique-se conosco!” E um monte de mensagem sugestionando, chamando a massa para certificação. Nada contra, só tudo!!! Pois tudo que é de mais enche o saco!!!
     
    Relembrando seu outro tópico: Certifique-se ou não serás salvo!
    De qualquer formar certificar é importante, mas mais ainda é conhecer e muitas vezes certificação e conhecimento não estão bem alinhados.
    Sucesso!!!

  2. Cohen, vou destacar uma pergunta que o David Mainville fez:
    “Será que a empresa olha para ITIL como o caminho certo ou apenas mais um bloqueio na estrada feito pelo departamento de TI?”
    Nos meus 14 anos de “história em TI”, sempre presenciei colegas que faziam questão de complicar ao máximo a informática aos usuários/clientes. Medo de perder o emprego, talvez. Ou simplesmente por um problema de tássi (tássiachando!). E se isso vem de cima, de executivos managers em ITIL, aí piorou.
    Outro ponto que eu gosto de abordar é o preço.  R$ 811,40 pelo Service Strategy (comprove: http://tiny.cc/xHf8m) parece um pouco alto demais para a realidade tupiniquim, não é?
    Um grande abraço,
    Wagner Pereira
    twitter.com/wpereiratecno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *