Paradigmas: tempo de atendimento e de solução

Há uma tradição no ambiente de TI em assuntos de SLA. Costuma-se utilizar duas medidas de tempo quando um provedor de serviços externo é acionado.

Uma delas chama-se TEMPO DE ATENDIMENTO (com suas variações terminológicas) e significa a quantidade de unidades de tempo que o técnico leva para chegar até o local do problema.

Outra, TEMPO DE SOLUÇÃO, quando o problema é realmente sanado (um servidor substituí­do, um equipamento-backup instalado) etc.

Vamos fazer agora uma quebra nessa linha de conteúdo e acompanhe-me na análise de duas situações.

1) Domingo passado eu estava instalado no hotel em São Paulo. í€s 17:00 acontecia o jogo do Grêmio e Vitória (sou gremista), mas a Globo passava São Paulo e Vasco e tive que assistir a este jogo.

Putz, não é que eu estou condicionado? Eu não tenho os canais de esporte em casa e por isso nem pensei em mudar para o 39, onde apresentava o jogo do meu time!

Caramba, que poder tem o hábito e o costume!

2) Fábula verdadeira

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro colocaram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituí­ram um dos cinco macacos.

A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituí­do, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e finalmente, o último dos veteranos foi substituí­do. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possí­vel perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…”

OK, retornando ao nosso tema original, sobre os conceitos de TEMPO DE ATENDIMENTO e TEMPO DE SOLUÇÃO.

Eu pergunto: por que eles existem?

Se eu fosse um cliente, estaria mais preocupado em que resolvessem logo o problema ou que chegassem em “x” minutos?

Será que o primeiro tempo (ATENDIMENTO) não é algo histórico (um paradigma do setor) que garante algum tipo de tranqí¼ilidade ao cliente por saber que o técnico já está “mexendo no assunto“?

Que uso ambos os lados, prestador e cliente, dão a essa medida de tempo?

Talvez o prestador acalme a ansiedade do cliente ao chegar dentro do prazo combinado (ainda que não resolva o problema). E o cliente garante-se de que não será esquecido pelo prestador.

Mas convenhamos… O cliente deseja mesmo é seu problema resolvido, right?

Significa, a meu ver, que o TEMPO DE ATENDIMENTO (o tempo que o técnico leva para chegar) tem uma função muito mais psicológica do que prática.

Ou não?

Qual a sua opinião?

Abraços,

El Cohen

4 comentários em “Paradigmas: tempo de atendimento e de solução”

  1. Caro Cohen,

    Todo cliente quer ter o seu problema resolvido e com o menor tempo possível.
    Mas se não houver um indicador de limite para as ansiedades, como estruturar um time para dar conta da demanda?
    O cliente liga no service desk e quer que seu HD seja substituído imediatamente, ao mesmo tempo outro liga com problema em sua fonte e por aí vai…
    Nesse ritmo, qual o tamanho da sua equipe para atender a demanda se não houver um limite que te permita dizer ao cliente que o seu serviço é satisfatório? 1 para 1? Impossível eu creio….
    Então o tempo de atendimento e de solução é importante para alinhar expectativas x serviço prestado, dimensionar o time e, efetivamente, atingir o nível de serviço contrato pelo cliente com qualidade !
    Abraços !

  2. Olá, Igor.

    Bem, eu concordo que todos os clientes possuem certa ansiedade.

    Mas é exatamente para isso que os prestadores de serviço combinam os SLAs de cada serviço.

    O que me causa estranheza é que apenas um bastaria.

    “EM QUANTO TEMPO VAMOS COMBINAR QUE VOCÊS TROCAM O HD.”

    Este seria o tempo (de solução) acertado.

    E para que o de ATENDIMENTO, que é quanto tempo o técnico leva até chegar ao local, senão acalmar o cliente/usuário?

    Abraços

    Cohen

  3. Aliás,

    Hoje tive mais uma experiência de paradigma.

    Estava eu na José Paulino (SP), 09:30.

    Rua surpreendemente vazia.

    Entro numa loja e pergunto o preço de uma peça.

    A moça diz que atende VAREJO somente no sábado.

    Eu digo: “- Puxa, mas estou sozinho na loja. Ela existe pra me vender as mercadorias.”

    Provavelmente alguém estipulou uma regra de atender consumidores-finais nos sábados, para durante a semana dar mais atenção ao pessoal que compra em grandes quantidades. Isso deve dar um retorno maior para o lojista.

    Mas se não tem ninguém na loja, eles não poderiam me atender?

    Claro que sim, afinal o negócio deles é VENDER.

    Hehehehe

    Abraços

    Cohen

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