Armadilha 7 – Não engorde demais seu catálogo!

Let’s follow, boys!

Sobre o catálogo de serviços que é nosso assunto atual.

É comum encontrar tais documentos construí­dos de maneira relapsa, desatualizado e faltando conteúdo. O Help Desk / Service Desk absorve novas responsabilidades e esquece de documentar. Ou elas mudam, e a galera sem tempo para corrigir, até por que nem existe – às vezes – um responsável por isso.

Mas existe o outro lado do problema:

Um sujeito encarregado de criar o catálogo que, de tão obsessivo, documenta tudo, mas tudo mesmo!

Ora, o documento final resulta num arquivo de 400 páginas. Quem vai ler isso? Ninguém. Nem mesmo o pessoal de T.I.

Uma das premissas é que este documento possa ser lido por todos.

E que não seja muito grande, caso contrário pouca gente o lerá e perderá sua utilidade que é a de servir como parâmetro sobre os serviços prestados pela T.I. e administrar as expectativas.

Assim, tome lá cuidado ao gerar seu catálogo. Nada de informar “em que segundo depois da meia-noite” o backup de dados da área financeira é realizado.

Um grande abraço,

Cohen

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