Luiz Gustavo Carmo é conteúdo nacional

Preâmbulo

Quando iniciei na área de suporte técnico, Help Desk e outras temáticas que envolvem atendimento ao usuário, existia pouca disponibilidade de conteúdo para estudo. Eu que sempre fui muito cri-cri e abnegado, era obrigado a vasculhar nas bibliotecas de faculdades e na IBM.

Pois é, internet ainda não existia (bah, esse cara é velho, hein!?).

Desenvolvimento

Pois depois de algum tempo começou a chegar nas livrarias muita literatura técnica estrangeira. Isso me animou. Já era um iní­cio.

Mas havia um viés:

Além da tradução dos textos, o que não era difí­cil (inglês->português), precisava também realizar a conversão cultural.

Exemplo: no Brasil sempre usamos um campo para o nome da pessoa. Lá, nome e sobrenome. Isso sem contar os exemplos que não se encaixavam. Quando alguém fazia uma analogia com esportes, era com futebol. Que não tem nada a ver com o nosso, afinal, o deles é jogado com as mãos!

E as questões funcionais? Americanos contratados para fazer “x”, só fazem “x”. No Brasil, fazemos do “a” até o “z”. E mais todo o alfabeto grego, hehe.

Clí­max

Por isso eu fico muito feliz ao ver produção NACIONAL de conteúdo.

O Luiz Gustavo preparou junto com dois colegas um trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na Universidade de Taubaté.

O mérito está em PRODUZIR.

Obrigatoriamente para isso precisou pesquisar, pensar, refletir, discutir com os colegas, etc. Então é algo PROCESSADO. E NACIONALMENTE.

Pode servir de base para outros trabalhos. Pode servir para discussões. É algo com cheiro de Brasil. Tem embalagem e conteúdo – até por que feito por um brasileiro – latino-americano.

Você pode até não concordar com as conclusões dele.

Mas aí­ que mora também o mérito: já há a possibilidade de discordar ou não.

Mas quando não temos produção, nem isso podemos fazer.

Epí­logo

Copie o trabalho do Gustavo e colegas clicando aqui:

Gerenciamento de serviços de TI baseado em ITIL com foco no Help Desk
(3,3 MB em PDF)

Tomara eu possa divulgar aqui dezenas de trabalhos. Que serão citados em vários outros. E juntos faremos crescer o conhecimento nacional. E tornar nosso trabalho melhor. Mais profissional. Mais reconhecido.

Abraços a todos e parabéns, Gustavo e colegas!

El Cohen

1 comentário em “Luiz Gustavo Carmo é conteúdo nacional”

  1. Roberto, obrigado pela publicação do meu trabalho no seu blog.
    Também sou totalmente a favor da publicação nacional…seja ela em livros técnicos, de estórias, etc
    Seu apoio com as publicações nacionais incentiva outras pessoas a escreverem também, contribuindo assim para o enriquecimento da literatura brasileira

    gostei do brasileiro latino-americano

    abraços
    Gustavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *