Dell abre primeiro Help Desk fora dos EUA

A notí­cia da BBC NEWS (clique aqui para ler em inglês) me deixou curioso, pois sei que no Brasil também existem centros de suporte da referida empresa para prestação deste tipo de serviço.

A seguir veio mais detalhes: para dar suporte GLOBALMENTE. Além de atender ao pessoal da região, também venderá para norte-americanos soluções DELL.

O serviço será prestado de Kuala Lumpur por mais de 1.000 malásios (é assim mesmo que se escreve).

Ora, esta notí­cia poderia passar batida, right? Não nos diz nada, não nos afeta e tal…

NÃO MESMO?

Rapidamente, percebo dois pontos que valem a pena pensar:

  1. Os outros paí­ses estão se mexendo. Eu já havia colocado um post anterior ( Help Desk na Índia) falando sobre como o pessoal deste paí­s já está recusando serviços e os clientes procurando outros paí­ses.Katzo, por que Kuala Lumpur leva esse negócio e não o Brasil?

    Será por que não falamos inglês com fluência? (A SAP está se ralando em Novo Hamburgo/RS para conseguir profissionais com este perfil)

    Será por que precisam de alguém com mesmo perfil asiático para prestar serviços aos seus próximos? Mas eles estão inclusive vendendo para norte-americanos!

    Hummm… Barbas de molho. Negócios estão sendo perdidos.

  2. Ufa, que bom que falamos português! Por outro lado, vai ser difí­cil alguém se interessar em terceirizar Help Desk brasileiros através de outros paí­ses.Nosso idioma abrange tão poucos paí­ses (Brasil, Portugal, paí­ses africanos – Moçambique, Angola, etc – e mais Gana) que talvez não valha a pena este processo.

    Se bem que, profissionais, coloquem as barbas de molho por Gana, Angola, etc.

    Agora com VOIP afirmando-se no mercado, em breve teremos alta qualidade de comunicação com preços de recursos muito baratos nestes paí­ses…

Pense a respeito.

Olhe para o futuro.

Esteja atento para não ficar choramingando depois.

Onde tem crise, tem também oportunidade.

Abraços,

El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *