EXPO-TI ES 2019 – como foi…

Dia 23 de novembro participei como palestrante do evento EXPO-TI lá no Espí­rito Santo.

Aqui nos pampas exclamamos “Me caí­ram os butiás do bolso” quando queremos denotar espanto, admiração, surpresa, assombro.

Porque foi um evento em sua primeira edição. E 350 profissionais se inscreveram. E pagaram. Um número estupendo, convenhamos.

Bom, vou comentar as palestras e depois examinar a EXPO-TI.

Palestra 1 – Kid

Figura carimbada, Valtomir Santos.

Carimbada porque é aquela figurinha do álbum que todo mundo conhece, tipo Pelé ou Neymar. Outras podem ser desconhecidas em alguma região do paí­s – Rafinha, lateral direito do Flamengo nunca tinha ouvido falar “, mas o Kid não. Ele é o diretor de serviços do HDI Brasil e personagem ativo em nossa comunidade de serviços de TI.

Eis o primeiro aspecto de admiração:

Como conseguiram levar esse cara a um evento novato, que era, digamos assim, uma aposta, um grande risco de não dar certo?

Como? Fruto de muito trabalho da organização.

Fiz muitas anotações durante todo o evento. Aliás, sempre que vou a congressos e ciclo de palestras, assisto desde a primeira até a última; sempre aprendo. Vide imagem do meu caderninho de anotações:

Dos meus registros na palestra do Kid intitulada Transformação digital nos serviços de TI:

  • “Estou numa briga constante comigo e estou adorando isso” (em relação às frequentes mudanças)
  • “Estamos vivendo um momento muito bom”
  • Listou as cinco revoluções que atravessamos
  • A governança tradicional não consegue lidar com a quarta revolução
  • Existem diversas boas práticas e metodologias no âmbito
  • Comentou sobre “Design Fiction”
  • “As startups pedem desculpas, mas não pedem permissão”

Palestra 2 – Breno Lima

Breno é o herdeiro de Nino Albano. Sei lá por onde anda esse palestrante e professor, mas Breno tem magnetismo sobre o público. Tal qual Albano.

Herdeiro no sentido de encantar.

É impossí­vel não sorrir a cada minuto com as expressões e tiradas de Breno, A palestra vai discorrendo sem percebermos o tempo correr.

Ele nos ajuda. Baixa o ní­vel do diálogo para a visão cotidiana de um técnico habitual de suporte. Então cata todo seu conhecimento de TI e aplica-o na visão de alguém que está iniciando na carreira. O que surpreende a todos que, aos poucos, galgamos degraus e esquecemos aquele passado.

Chamamos a isso de empatia.

Um passado onde querí­amos crescer e ganhar dinheiro rapidamente. E Breno cita que um sujeito não fica na operação do seu Service Desk por mais de oito meses se… Ele não for bem treinado e não perceber oportunidades de progresso e desenvolvimento.

Também disse que Chatbot não é para aumentar a produtividade, mas para oferecer mais canais de atendimento.

Citou um caminho para o futuro que envolve mindset, ferramentas, processos, pessoas, ambiente digital, expansão, desempenho e fidelização.

Palestra 3 – Susiléia

A professora Susiléia deu aos presentes um rápido briefing sobre metodologias ágeis. Muita gente ouve falar, lê sobre isso, mas…

Não tem muita ideia do que se trata, até porque nunca praticou.

Num espaço de parcos 20 minutos foi o seguinte:

  • A ideia da metodologia ágil não é a velocidade, mas poder acertar a rota o tempo inteiro, pois sempre há tempo de corrigir algo, diferente dos projetos que levam seis a 10 meses e até mais e quando o cliente recebe o produto, não é nada daquilo que esperava.
  • Sprint é o nome de um ciclo de desenvolvimento que entrega algo ao cliente em prazos cursos, como 15 dias.
  • É preciso falhar rápido para corrigir rápido.

O que achei interessante é que, se profissionais de suporte técnico fizessem parte dos grupos ágeis de desenvolvimento, a área jamais seria pega de surpresa por uma mudança no produto e que desconhece.

Algo comum dentro de empresas de software onde o time de criação dos aplicativos “se esquece” de avisar as novidades para quem ajudará o cliente a lidar com elas. E bem, lá vem stress e tudo o mais.

Palestra 4 – Cohen

Bom, a minha palestra já disponibilizei para download. Você pode acessá-la aqui.

Palestra 5 – Gilberto Sodré

Explicou o tema da moda e que aterroriza muitos profissionais de TI:

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Apresentou maneiras de reduzir o prejuí­zo, fazendo com que os dados vitais (nome, salário, CPF etc.) fiquem em banco de dados separado do restante dos dados do cliente como municí­pio e outros e que não possam ter valor como resultado de uma engenharia social ou ação de hacker mesmo (recomendo a leitura do livro que mastiguei mês passado: Nós somos Anonymous.

Aliás, apresentou muito mais, mas fiquei tão conectado na palestra que esqueci de anotar. Sorry, bros and sisters.

Palestra 6 – Lierte

Eu estava me preparando para os encerramentos do evento quando Lierte subiu ao palco e… Caramba, foi a melhor palestra.

O tema também abordou segurança digital (afinal, toda a transformação digital corre esse risco).

A seleção de imagens dos slides foi caprichada. A referência e uso das mesmas ainda melhor. Deu aos presentes um banho daquelas que minha filha toma: de 60 minutos!

Discorreu sobre:

  • Os porcentuais de violações de segurança em 2019 (caramba, no século XXI ainda não temos proteções suficientes contra isso)
  • A quantidade de vagas de empregos não preenchidas nas áreas de cybersecurity
  • Como pensamos em comprar com velocidade e espaço, mas esquecemos a segurança
  • Citou o caso da violação dos celulares do ministro Moro e dos promotores (e a facilidade como isso foi feito)
  • O que fazer para se proteger mais
  • De que forma justificar investimento em segurança

Da organização

Dia 23 de novembro palestrei neste evento. Era meu aniversário e também dia de apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da minha filha caçula. Como um pai pode estar ausente num momento desses?

Só posso dizer uma coisa: Jackson Helleno Galvani.

Ele é o organizador da EXPO-TI. Ele reuniu tanta gente conhecida em nosso meio para prestigiar seu evento. Ele nos mimou das mais variadas formas que duvido que os palestrantes não queiram voltar para uma futura edição.

Ele é definitivamente um dos caras de TI no Espí­rito Santo. Agregador, competente, duro quando precisa ser (nosso acordo foi difí­cil de alcançar), cordial, sorridente o tempo inteiro e… Ainda por cima casado com uma esplêndida esposa que o apoia nos eventos, trabalhando como mestra de cerimônias e coordenando o staff local.

Parabéns a todos.

Aliás, a data da edição do próximo ano já está definida: 20 de novembro de 2020.

Se ligue e visite https://www.expoti.com.br/

Agradecimento especial

Agradecimento especial ao Cristiano Fermo, diretor da CLS Informática.

Arrastou-me para um esplêndido tour pelas cidades de Viva Velha e Vitória. Levou-me ao convento, a uma vista espetacular das duas cidades e do mar, a almoçar e tal.

Caramba, que povo é esse, o capixaba! Parabéns.

Importante sobre 2020

Como prometido, ano que vem realizarei apenas três edições do curso Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Se tem interesse, inscreva-se logo para usar os valores ainda de 2019, pois com nosso PIB crescendo, a demanda aumenta e…

Hehehe, o investimento no aprendizado também.

Abrazon

EL CO

 

2 comentários em “EXPO-TI ES 2019 – como foi…”

  1. Sobre a Palestra 3, nós atuamos dessa forma aqui e posso afirmar que ajuda muito neste sentido de preparar minha equipe para implementações do sistema, mas ainda não é 100% eficiente pois nem sempre é tratado todos os assuntos.
    E a sua palestra tio!? Vi os slides mas tem alguns pontos que você poderia descrever – igual ao exercício acima?

    Abraços

  2. Kkkk…

    Gabriel, é bem difícil descrever a palestra em alguns pontos e ainda por cima nessa época do ano, hehehe…

    Nos vemos em breve (como não sei, mas assim espero).

    Abrazon

    EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *