Tá achando ruim? Olha pra China…

Existem horas em que fico perambulando pela web sem destino com um único objetivo: ser surpreendido.

Seleciono um horário no dia e passeio pelas principais empresas de mí­dia mundiais.

Uma delas é a Business Week e…

De repente me surpreendo com uma manchete:

China Loses a Tech Generation as the Big Payoff Promise Fades

Hein? Aguçado pela curiosa notí­cia fui atrás…

A economia chinesa parou de crescer. A guerra comercial EUA-China vem prejudicado empresas por lá, inclusive ou especialmente as de tecnologia.

Aparentemente a China seguiu o mesmo caminho da Índia: depois de fornecer mão-de-obra barata para o mundo, passou a se qualificar para oferecer produtos e serviços de maior valor agregado (não sei bem o que é isso, mas sempre acho chique usar essa expressão). Deve ser algo que dá mais dinheiro do que simplesmente botar um milhão de pessoas a pregar sola de sapatos que serão vendidos baratinho, baratinho pro resto do mundo.

Mas os pila estão secando por lá também.

Fora que a população tecnológica já se queixa do 996, tão elogiado pelo dono da Alibaba, Jack Ma. 996 significa trabalhar das 9 da manhã às 9 da noite, 6 dias por semana e esperar um dia ser recompensado por todo este esforço.

Um movimento denominado “protest 996” foi visto por mais de 250.000 pessoas que descobriram que essa dedicação cega não funciona assim tão bem. Pois então, coisas do mundo ocidental chegando na China comunista.

Eu não estou fazendo apologia polí­tica ou econômica alguma aqui (nem sei bem de que lado estou).

Só destacando uma surpresa para mim, pois das literaturas e notí­cias que recebia, as coisas estavam a todo vapor (sei lá se usar a expressão vapor ainda faz sentido) no paí­s mais populoso do mundo. Que aliás, depois da lei que os casais podiam ter um filho no máximo, agora está preocupado e estimulando as famí­lias a terem mais filhos.

Mas as notí­cias sobre tecnologia estão lá no artigo da Business Week:

As startups na Grande China levantaram US $ 32,5 bilhões por meio de acordos de capital de risco até agora em 2019, menos de um terço dos US $ 111,8 bilhões do ano passado, mostram dados da empresa de pesquisa e consultoria Preqin.

As perdas de empregos estão aumentando e as contratações diminuí­ram: as ofertas de empregos no setor de internet e e-commerce caí­ram cerca de 13% no segundo trimestre, de acordo com a plataforma de recrutamento Zhaopin. Os empreendedores estão menos dispostos a formar empreendimentos, por isso o ritmo de criação de startups diminuiu.

E o resumo da notí­cia é:

O financiamento da tecnologia está secando à medida que a economia da China desacelera em meio a uma guerra comercial que ameaça o modelo do setor a longo prazo.

Mas bah!

EL Cohen, bom final de semana procê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *