Dica de livros para suas férias

Aproveite esse perí­odo morno para se atualizar

Meu primeiro semestre de 2017

Bom, antes de tudo preciso informar que em 2017 irei a cidades que não visito há tempos. São elas:

mapa

  • Rio de Janeiro
  • Recife
  • Goiânia
  • Belo Horizonte
  • Ribeirão Preto
  • Joinville
  • Curitiba
  • Porto Alegre
  • São Paulo

Assim, fique atento ao calendário

Das sugestões de leitura…

Eis que vem chegando a oportunidade de férias para alguns. Outros, como esse modesto professor, seguem capinando de sol a sol. E no meu caso, viajando pra lá e pra cá em janeiro e fevereiro a trabalho.

OK, aos livros para ler.

Na verdade, não são dicas minhas e sim de Ricardo Mansur.

Cada vez que ele prestigiava meus treinamentos em São Paulo, generosamente me brindava com um livro (e também aos alunos!). Claro, brinde maior era palestra que realizava sobre tendências de TI e do mundo moderno.

Então, cito aqueles que me presenteou:

Tecnologias emergentes de Cezar Taurion

lv_cezarEsse é um livro para quem deu uma máquina o ano inteiro e não teve tempo de se “inteirar” das coisas. Vai de casa pra padoca, padoca pro serviço, serviço pra faculdade, dessa pra casa e recomeçava tudo no dia seguinte sem chance de alguma leitura.

O autor (Cezar) foi evangelista da IBM durante anos e, óbvio, vindo dessa empresa e  participado de inúmeros projetos, conversado com muita gente, sabe do que vem por aí­ (e até do que já chegou).

Temas como as plataformas de redes sociais, mobilidade, computação nas nuvens, internet das coisas e inteligência artificial são apresentados mostrando seu impacto na vida humana e nos negócios.

Vai na boa.

Sociedade com custo marginal zero de Jeremy Rifkin

lv_custo_marginalDurante meses Mansur ficou martelando no meu ouvido esse tipo de assunto: custo marginal zero.

Significa que depois que algo está pronto, vender mais uma cópia tem custo quase zero.

E esse livro do Jeremy trata bem disso.

O autor explica o crescimento exponencial (aliás, tema de outro livro mais adiante aqui no artigo) dos MOOCs (Massive Open Online Course) como o Cousera, Udemy, edx e outros (aliás, citei-os no último artigo chamado 5 ferramentas de aprendizagem on-line).

Pense assim: qual o custo de inscrever mais um aluno em um curso? Nada, ou próximo de zero. É ganho certo.

E para a Amazon? Por que consegue vender e-livros (tá, ebooks!) de maneira tão barata? O custo é í­nfimo, apenas algumas miúdas transações de cartão de crédito e outra de download).

Imagine como isso impactou o negócio dos livros fí­sicos!? Custo de Imprimir na gráfica, separar livro para alguém que comprou via ecommerce (se pensar em loja fí­sica, os custos se multiplicam muito mais, mandar por sedex, etc.

O autor explora também o conceito de abundância. É possí­vel ganhar bem e cobrando pouco.

Império dos Apps de Chad Mureta

O livro tratalv_imperio_apps da história pessoal do autor.

Ele devia muita grana pra todo mundo — parece brazileiro — e, pior, numa cama de hospital. Ao sair, pegou uma grana emprestada e entrou no mundo dos apps.

Eu não preciso dizer o quanto da nossa vida migrou para smartphones e tablets. Minha filha tem uma assinatura da goRead onde lê as revistas Veja, Boa Forma e outras que gosta. “Já era” a versão impressa. Minha esposa, no consultório, entre um paciente e outro, assiste seriados do Netflix em seu smartphone. Eu ando para todos os lados de Uber e Cabify. Meu genro acompanha a chegada dos aviões (inclusive na visão do piloto) através de aplicativo. E assim vai.

Voltando ao Chad, ele explica como foi seu progresso neste universo, como passou a ganhar dinheiro com jogos mobile (terceirizando tudo) e ainda oferece dicas de como ser bem-sucedido nesta área, inclusive com aspectos de marketing, grana, terceirização, etc.

Economia compartilhada de Robin Chase

lv_eco_compartAinda não deu pra comprar um carro? Mas gostaria de uma camionete para fazer o rancho do mês no supermercado? Ou ir ao motel com o namorado(a) sem ser de táxi?

Essa obra é articulada com a experiência da própria autora.

Zipcar foi a empresa que a Robin montou nos EUA para compartilhar veí­culos entre as pessoas. Inscrição fácil via um web site, cartãozinho na mão, você vai até uma garagem pública, passa o cartão no vidro e ele destrava. “Pras cucuias” toda a burocracia das empresas de locação de veí­culos.

Epa, seu tio está viajando de carro pelo Brasil e vai dormir duas noites na sua casa? E não tem garagem pra ele? Use o app que mostra quem no seu bairro está viajando e topou alugar a garagem por perí­odos curtos. O app gerencia tudo e credita o valor para o dono, descontada uma comissão. Ele compartilhou a garagem — viajou de carro — e ainda ganhou uma grana. E seu tio também ficou feliz. Imobiliária? Qual…

Que mais? Pombas, não anda de Uber ou Cabify? É a mesma coisa, hehe.

Organizações exponenciais de Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest

lv_org_exponO mais recente livro que ganhei.

Leia o excerto:

A concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, agora é o cara em uma garagem no Vale do Silí­cio ou em Bandra (Mumbai) utilizando as mais recentes ferramentas on-line para projetar e imprimir a partir da nuvem sua mais recente inovação.

Ele apresenta um grande quantidade de empresas que não sacaram o potencial destas organizações e naufragaram, como a Iridium (celular por satélite da Motorola que achou que os preços de antenas de celulares sempre seriam carí­ssimas), Kodak (que inventou a fotografia digital e deixou de lado), Blockbuster, Nokia (comprou um quaquilhão de pontos controladores de tráfego e o Waze surgiu e usou os próprios smartphones dos clientes pra ver a situação do tráfego).

Mas não fica só detonando quem perdeu a onda, mas ensina como pegar a mesma!

Well done, tudo isso é muito bom. Claro, dicas do primo Mansur 🙂

Escolha um, se enfie no ar condicionado e leitura!

(Alternativamente, vá até uma grande cadeia de livros tipo Cultura e Saraiva e leia o livro por lá, hahaha).

Abrazon e boas festas (mas nos vemos semana que vem)

EL CO

5 comentários em “Dica de livros para suas férias”

  1. Sugiro adicionar Vitória – Espírito Santo a agenda de treinamento. Não apenas pq eu queira muito participar de um curso deste nível, mas…aqui temos praia, serra um ótimo café e uma das melhores moquecas do país.

    Convencido!?

    Grande abraço

  2. Não estou acreditando, Roberto Cohen em Ribeirão Preto??
    Putz, que da hora, acredito que agora sim, se Deus quiser, irei realizar um dos meus sonhos, ir em um curso ministrado pelo senhor, muito 10.

    Obrigado pelas dicas e logo estarei entrando em contato para fazer minha inscrição…

  3. Ótimas dicas de leitura Roberto. Vou analisar. E ótimo trabalho com série de livros Help Desk e Service Desk, já comprei os três. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *