Um bom livro sobre SLA e SLM

O livro é o “Service Level Management – fundamentos do gerenciamento de ní­veis de serviço” dos autores Rick Sturm, Wayne Morris e Mary Jander, editora Campus.

Ele é muito bom e se destina a quem deseja compreender melhor o gerenciamento de ní­veis de serviço. Esta obra tem tópicos realmente fundamentais, como: preocupar-se com táticas onde o fornecedor aceita a punição por descumprir o SLA (por vezes, é melhor descumprir e pagar a punição do que investir mais para alcançar as metas combinadas, o que é uma yerda para o contratante que, achando estipular punições, evitaria descumprimento de serviços – verdadeira armadilha), funções e tipos de SLA’s, recomendações, como obter as métricas a serem estipuladas, como estar um passo à frente. etc.

Eu achei o conteúdo muito completo MEEEESMO!

Infelizmente tem um porém:

Em alguns pontos do texto a tradução foi grosseira:

  • .. em que um serviço se encontra atualmente em estado de aquecimento e outro..“.
    Ora, este estado de aquecimento é – na verdade – “warning status“, e virou no contexto da obra uma coisa bizarra.
  • Por que os acordos de ní­veis de serviços são tão importantes para o gerenciamento de ní­veis de serviço? A resposta é que os SLAs definem o padrão de medida contrária.
    Hein? Como é que é? “Medida contrária” ou seria algo como “contra-partida”? Eu gostaria de ter acesso aos originais deste livro (quem sabe pelo https://books.google.com) mas, putz, acho que as minhas sugestões de correção poderiam ser consideradas numa próxima reedição.

De qualquer maneira o conteúdo escrito pelos autores é muito, muito valioso e recomendo a leitura.

Você investe daqui, dali, gasta um tempo lendo um blog ;-), livros, conversando com colegas, participando de cursos (participar não é só assistir!), gastando um algo a mais, realizando um sacrifí­cio (como diz meu amigo Flavio Gomes: “– No pain, no gain!“) e quando vê, é um profissional melhor e mais valorizado pelo mercado.

Abraços

El Cohen

3 comentários em “Um bom livro sobre SLA e SLM”

  1. angela banzato sugamosto

    Alguém poderia me indicar onde posso comprar um exemplar deste livro “SERVICE LEVEL MANAGEMENT – FUNDAMENTOS DO GERENCIAMENTO DE NIVEIS DE SERVIÃ?O”. Na Livraria Cultura está esgotado.

    obrigada!

    Angela Banzato Sugamosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *