Beyond Bullet Points – the Book!

Essa é uma dica ao pessoal que realiza apresentações com slides (seja lá qual for o software) para seus clientes, técnicos, chefes, etc.:

O livro Beyond bullet points.

E já aviso 🙂 que não existe versão traduzida em português (ainda).

O livro é de 2005 e possui um conteúdo excelente. Ele convoca o pessoal a ir na contra-mão de uma facilidade criada pela Microsoft:

Os marcadores, aqueles tradicionais sí­mbolos de bolinha, quadradinho etc. usados para separar os assuntos em tópicos dentro de um slide.

Na verdade ele não é contra os marcadores, mas acha que as apresentações podem ser muito, muito mais do que apenas listar itens…

O seu parágrafo na introdução do livro já diz tudo (pincei também algumas frases ao longo do livro):

Apesar dos marcadores (bullet points) tornarem fácil a criação de slides, nem sempre eles facilitam que nossa audiência compreenda o que desejamos informar.

(…)

Se você vai apenas ler os slides para mim, por que eu preciso estar aqui agora? Envie por email e lerei na minha sala!

(…)

As pessoas participam de apresentações para aprender sobre tópicos que são explicados por outra pessoa. Quando você só lê os marcadores, o slide está falando e não você.

(…)

O desafio de qualquer apresentação não é mostrar TODA a informação mas, ao invés disso, selecionar a informação CERTA a apresentar (texto meu: extirpado de um capí­tulo onde recomenda contar uma história, igual a Hollywood).

(…)

Quando seus slides são simples, minimizam o trabalho de sua audiência para compreender o que estão dizendo. Ao diminuir a atenção de sua audiência em slides complicados, você aumenta a atenção para você e suas idéias. O resultado é uma experiência multimí­dia que harmoniza os elementos visuais e verbais e contribui para um entendimento mais significativo.

Bem, eu não vou copiar pra cá todos os assinalamentos que achei interessante. Mas deixo ainda alguns links para uma leitura mais completa sobre o livro:

Abrazon

El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *