Publicado livro que mostra como implementar um Service Desk com GLPI

Chega de teoria. Como se faz na prática? É o que o autor mostra…

halexsandroEstou feliz com o Halexsandro. Ele liberou para consumo o livro Central de Serviços com Software Livre – Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI.

Uma fera da Camargo Corrêa lá do nordeste que implementou o GLPI de modo profissional e transformou toda essa experiência, com muita paciência e capricho, num livro de quase 600 páginas, cheia de receitas, telas do aplicativo e roteiros de sucesso.

Pra quem não sabe, o GLPI é um dos mais famosos aplicativos Open Source da atualidade para as áreas de Service Desk, Help Desk e suporte técnico.

Meu humilde prefácio:

Não conheço pessoalmente o autor desse livro. Tampouco no mundo digital. Fiquei surpreso e, claro, um tanto alegre e com um filete de satisfação por ser classificado como uma “autoridade no assunto” para escrever essa resenha.

O importante não são os meus sentimentos, mas o fato que não tenho por que elogiar o autor ou mesmo bajulá-­lo. Coube­-me única e exclusivamente avaliar a qualidade do texto recebido e expressar minha opinião.

E gostei. Bastante. Halexsandro não escreve para os grandes bancos e indústrias que contam com dezenas de funcionários de TI (o que não significa que não possam aprender com ele). Escreve para 95% da massa de empresas brasileiras formadas por quatro a dez pessoas em sua área de TI. Seu estilo de escrita permite manter uma conversa direto com o leitor, o que cria um ní­vel de intimidade e aproximação muito bom.

Nessa obra ele atalha caminhos e tempos, oferecendo um manual bê­-á­-bá (todos apreciamos ler sobre a teoria, mas na hora de apresentar resultados, a experiência prática dos outros agiliza o trajeto e incrementa nossa produtividade) de como instrumentalizar o departamento de suporte para obter o máximo de proveito da tecnologia disponí­vel.

Ensina a montar um Service Desk de cabo a rabo reunindo as peças do software GLPI como um Lego: desde os passos da instalação do software, suas configurações até detalhes complexos como criação do portfólio de serviços, a administração da base de conhecimento e outros detalhes como a integração com LDAP.

Para quem deseja acelerar o amadurecimento de seu setor de atendimento, ler o texto será feito o empuxe da decolagem de um jato: segure­-se, por que estará além do que espera em poucas horas de leitura.

Bom proveito e parabéns ao autor pela iniciativa de reunir a teoria com a prática, resultando em algo que vale muito mais do que o preço de capa desse livro.

Se quer implantar um Service Desk com baixo investimento, basta o livro do Halexsandro, algumas horas e mais nada!

Abraços,

EL CO

2 comentários em “Publicado livro que mostra como implementar um Service Desk com GLPI”

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