HDI 2013 – conclusões

Conclusões sobre o evento acontecido

Continuação de HDI 2013 – tarde do terceiro dia.

hdi 2013

Obviamente, tudo que você lerá são inferências minhas.

Podem estar erradas ou certas na sua percepção, caro leitor. Porém são opiniões, servem para que toda a comunidade pense e reflita sobre o assunto.

Let’s talk:

  • O esquema de horários em cascata não deu certo.
    Muita gente se perdeu no horário; saia correndo de uma palestra que se encerrara às 11:00, e tentava  ingressar numa sala que estava cheia (essa iniciara às 10:40)  e dava com o nariz na porta (de vidro). 
    Sim, eu sei que foi uma tentativa para gerenciar o acesso ao rango – evitar que todo mundo descesse no mesmo horário -, mas minha opinião é que não deu certo.
  • apertadoO ambiente da Fecomércio não dá mais.
    Tá apertado pra todo mundo. Para os fornecedores da feira que se espremem em stands; para comer onde ficamos todos mal alojados; e para o próprio congresso que cresce. Ele cresce e precisa de mais espaço. Quando mudamos de 10 para 15 anos, as roupas não servem mais. Yeah, yeah, Luiz… Sei que conversamos e é difí­cil encontrar outros locais decentes em Sampa ou próximos e com acessos fáceis para realizar eventos. But, it’s up on you.
  • O pessoal do exterior tá de bola murcha.
    Sinceramente, não tenho visto eles acrescentarem aquele “a mais” que justifique embarcá-los dos EUA pra cá. Se não é o Ricardo Mansur no painel pra salvar o debate com seus magní­ficos insights, o painel seria boring.
  • O lanchinho deixou todo mundo com fome.
    Hehehe, pegou geral. Dessa vez não deu problema na alimentação, porém os estômagos roncaram até o final da tarde. Salvo a turma que resolveu se alimentar de maneira decente na cantina ou noutro lugar próximo. Porém, para um chocólatra como eu, a ideia do bombom foi muuuuuito boa!
  • sherman_cavalcantiTrazer o ministro do TCU foi dez.
    Ughs, preciso dar o braço a torcer por meu preconceito. Achei que ia ser muito chata a apresentação e por pouco não desisti e fui embora. Mas ele foi de uma lucidez e honestidade na sua apresentação – me lembrou o Daniel Bighelini quando disse, há uns anos atrás, que ele obviamente passava problemas no gerenciamento de uma central de atendimento de órgão público e que nem tudo eram flores – que simpatizei com ele de imediato. Obviamente não acredito em tudo que disse. Não que estivesse mentindo, mas que a realidade mostra-se um pouco diferente da vontade do TCU.
  • Experimentar mais conteúdos foi arrojado; não deu certo, mas faz parte do processo de amadurecimento.
    Bem, não é que a ideia de mais conteúdos não deu certo, é que a maneira foi ruim. Talvez se as palestras fossem estanques no mesmo horário, isso ajudaria um monte ao pessoal mais maduro, os que querem o bê-a-bá, ou painéis, etc.
  • Precisamos de mais espaço para os fornecedores.
    Eles estão chegando. Esse é o local onde eles encontram 30 prospects por hora. Não há lugar igual! Para visitar 30 prospects levariam 15 dias! Vocês plantaram e agora eles querem participar. Talvez seja a hora de separar a conferência da feira? O que não dá é para parecer uma feira de hortigranjeiros onde o pessoal precisa se esbarra para passar de um lugar a outro.
  • O “refresh” de palestrantes reanimou o público.
    Chega dos velhos. Chega de Mansur, Cohen, Kid, Bottino, Adilson e figurinhas carimbadas. Vamos aos novos! Perdi a palestra do Eddie, acho que o conteúdo era noví­ssimo. Assisti das gurias da Totvs, gostei. Fui ao workshop do Baldin, adorei.
  • O Fernando Baldin não manda bem nos debates.
    Pobrezinho… Como prometi, ele saiu um tanto desmoralizado do debate com a sua ingênua ideia de self-service para suporte técnico. OK, para requisições até vai, mas incidentes… Ele – Baldin – precisa de mais estudo, hahaha. Sacanagem (estou provocando-o), o cara desempenha bem e é um lí­der ao natural.
  • Esplêndida ideia de homenagear o Leonardo Bottino. Foi um toque de elegância e carinho lembrar à comunidade uma pessoa que colaborou com nosso mercado através de sua dedicação e empenho. Show.
  • Acho que o Manual do Congressista já era.
    Entreguem um bloco de rascunhos e os PDFs dos slides (todo mundo de tablet) para os participantes e deu! A natureza agradece, até por que esse livreto ficará esquecido num canto qualquer da estante.
  • holding handsA equipe HDI foi excelente.
    Todo mundo de rádio, presente em todas as partes, atenciosos, espertos e tudo o mais. Já participei de muitos outros congressos onde o pessoal não está nem aí­. Traduzindo: o time HDI se preocupa com os participantes e que tudo corra bem. Essa é uma visão que pouca gente percebe. Até por que tudo corre realmente bem. Mas não é por acaso que rola 100% numa boa.
  • Sorteios devem acontecer na sexta-feira ao meio-dia.
    Todo mundo que, como eu, viaja cedo na sexta-feira perde esse momento, hahaha. Tá, sei que é pra segurar a turma até o final, mas quem viaja, viaja. Não vai perder o avião pra ganhar um iPad ou uma televisão de 50″. Opaa…

Finalmente

Se não acontece esse evento, não terí­amos nada para criticar. Muitos outros eventos similares vieram e se foram. E a Conferência e Expo HDI está firme aí­ há tempos.

É um esforço brutal. A turma poderia ficar apenas vendendo cursos e certificações. Mas encampam uma pesada responsabilidade de desenvolver nossa comunidade.

Quando eu cito esforço brutal pense em organizar um churrasco para 20 pessoas. Qual tipo de carne elas gostam. Vai ter cadeira pra todo mundo? Talheres? Salada? Quem chegar atrasado, o que a gente faz, segura uma carninha ainda na churrasqueira? Refrigerante, cerveja etc. Se faltar energia elétrica? Se quebrar a mesa? Se faltar gelo?

Agora multiplique isso para 1.000 pessoas. Você vai entender o tamanho da encrenca.

Alguém que você não vê

O ví­deo abaixo mostra uma pessoa que você não percebe. Ele não é estrela, anda para lá e para cá com um rádio averiguando se está tudo bem, costurando relações para agregar pessoas e empresas, servindo café, filmando e tudo o mais.

Incansável.

(Obs: não, ele não é ventrí­loquo. Filmei-o enquanto acontecia o debate)

Ele é o CEO do HDI Brasil, mr. Luiz Couto.

A ele e sua equipe agradecemos a possibilidade de realizarmos networking,  encontrar amigos, assistir palestras, comprar livros (de preferência, os meus), debater e assistir painéis etc., tudo num mesmo lugar, em mesmos dias.

Seu único defeito é se alimentar em lugares caréssimos e dividir a conta com os amigos, hahaha.

Well, posso ter cometido alguma injustiça ou  não citado alguém que merecia registro, sorry pela fraca memória que me acompanha. Ela é rápida, mas pequena, hahaha.

Abraços,

EL CO

3 comentários em “HDI 2013 – conclusões”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *