Competências preferidas para Help Desk e Service Desk

No embalo do post anterior, “Como se faz uma tese“publico aqui a minha. Ela já estava disponí­vel no meu site pessoal, mas agora aqui também (esses dias descobri que até no e-mule já estava circulando).

Destrinchando um pouco:

Selecionei a palavra “competências” por que é o mote atual. Apesar de sua etimologia estar um pouco deturpada no mercado de R.H. (pelo Houaiss seria soma de conhecimento e habilidades), que incluiu um terceiro item que é atitude, ela se encaixa bem no desejado.

Pensei: será que realmente vale a pena um técnico certificar-se em ITIL ou em produtos Microsoft para ser bem-sucedido num Help Desk/Service Desk? Ou Quem sabe se comunicar bem seja ainda melhor?

Depois a expressão “preferidas“. Significa que não estou determinando quais as competências são as melhores ou não. Realizei uma pesquisa entre 200 empresas e o resultado despontou de maneira flagrante (incontestável) num determinado conjunto de competências.

Por fim, “Help Desk” que é a nomenclatura tradicional para centrais de atendimento de suporte. E adicionalmente “Service Desk” Por que é uma evolução deste conceito anterior e por que também está nas manchetes de TI em função do ITIL.

Assim, ofereço aos amigos a) ví­deo da minha defesa de tese (precisei desmembrar em 3 ví­deos para caber no Youtube) e b) texto da monografia.

Abraços e todas crí­ticas e comentários são bem-vindos.

Abraços

Cohen

Parte Inicial

Clique aqui para baixar o arquivo (748 kb)

7 comentários em “Competências preferidas para Help Desk e Service Desk”

  1. Fico feliz com isso, Daniel.

    Mas quando concluir, mande notícias.
    Compartilhe.

    Além de fazer bem para o seu ego (ao estar contribuindo com a comunidade e fazer um marketing pessoal), também ajuda a todo mundo que enfrenta dificuldades em termos de literatura.

    Abração e boa sorte no seu trabalho!

    El Cohen

  2. Greicon Danieleski

    Parabens cara, muito boa sua apresentação. Aprendi bastante, sou iniciante como Técnico em Service Desk e foi muito proveitosa pra mim sua palestra.

  3. estou fazendo meu tcc sobre um estudo de casos de ums sitema de help desk, onde existe um rtotipo de uma ferramenta e a mesma deverá atraves de uma busca feita em uma base de dados retornar a solucao mais semelhante para o meu caso novo.
    estou com dificuldades em encontrar uma base legal para testar nesta ferramenta,
    vc poderia me ajudar ?

  4. Pingback: Mude o foco do feedback que… – 4HD Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *