Da série: até os grandes erram…
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Oh, foi muito bacana! Agradeço a todos os presentes (já criaram até um grupo no Whatsapp para debater o assunto) e o papo foi enriquecedor, em especial para saber com o que se preocupam e tudo o mais. Bah! Uma foto d’hoje: Amanhã, 4a-feira, será aqui em Goiânia e com MAIS GENTE ainda, hehehe. Qu’espetáculo,
Da palestra de Gamification hoje em São Paulo Read More »
Qual o maior problema no atendimento aos usuários e clientes? Durante todo esse ano perguntei essa questão aos meus alunos. As respostas foram variadas, mas não passam – no seu miúdo leque – de 5 ou 8 motivos. Então decidi esmiuçar e promover o debate (se você se manifestar, caso contrário vira o tradicional monólogo)
Da nova série PÉS NO CHÃO – o maior problema no atendimento Read More »
Ainda me faltam alguns anos para chegar aos sessenta. Mas a família, preocupada, ordenou que passasse a me exercitar. Então, contrariando as leis da física e da biologia, caminho 90 minutos três vezes por semana. Meu apartamento fica no alto de um morro. Daqui se enxerga o aeroporto Salgado Filho, a gloriosa Arena do Grêmio, o
Da minha (péssima) experiência com o patinete verde Read More »
No título, inseri Automação com maiúsculas para dar um certo quê de entidade a algo que é antigo, manjado e batido. Não é novidade alguma. Chego a ficar enjoado de tão repetitivo tal qual as regras de combate à covid: “Mantenha distanciamento social, use máscara e lave as mãos”. Mas o pior é que tem gente
Da frenética corrida pela Automação Read More »
O livro que indico é da canadense Barbara Czegel, entitulado “Help Desk Practitioner’s Handbook“. Em inglês, como quaaaaaaase sempre, hehe. Cobre quase todos os assuntos de nossa temática e oferece uma quantidade imensa de exemplos e situações. Acho que esta é uma das maiores qualidades do livro: além de estabelecer a parte teórica, ainda exemplifica-a
Czegel – um excelente livro Read More »
Subtítulo: basta dos e-books e materiais insossos Pra quem não lembra, “insonso” é sem gosto, sem tempero, sem sal. É churrasco sem sal grosso. Comida indiana sem curry. É cachorro-quente sem mostarda e ketchup. Pizza sem manjericão, nem molho vermelho. É feijão sem bacon, nem folha de louro. É bolacha em boca de velho (já
Customer Success, o que você fez? Read More »
Pros que estão chegando no mercado ou estavam hibernando durante pandemia – uma excelente pedida “, Customer Success significa Sucesso do Cliente. Leia bem: “do Cliente”. Mas só que não é bem assim. Exploraremos o paradoxo mais adiante. Existem pessoas apaixonadas pelos clientes. Fazem de tudo para que tenham êxito. São ouvidores de seus problemas
Customer Success, nem toda onda vale a pena surfar Read More »
A manchete com o vocativo para o “Customer Success Manager” é maliciosa. Serve também para gestores de suporte técnico, Help Desk, Service Desk, atendimento… E donos de empresas de tecnologia. Bem… Uma das leis do Customer Success diz que só se ganha escala quando é possível transferir os atendimentos outrora feitos por telefone para acessos
Customer Success Manager, não acabe com o atendimento por voz Read More »
Volta e meia alguém me consultando sobre “como fazer” tal procedimento. Em geral dou presto a ajuda pedida, mas fico a pensar o quanto estou realmente ajudando esta pessoa entregando uma receita de bolo “prontinha“. Claro, neste mundo pós-moderno, há celeridade para fazer as coisas, imediatismo, lucro, essa ladainha toda. E me vem à memória
Uma polêmica das buenas… Esta discussão não surgiu da minha cabeça. Um grupo de amigos vem trocando mensagens, clandestinamente por e-mail, sobre uma manchete (ou chamada) do evento Gartner. A chamada: Lá por 2018, as ferramentas de Gerenciamento de Serviços de TI eliminarão a necessidade do treinamento ITIL Foundations. Saiba mais em… Eu fui até
Curso ITIL Foundations ainda é válido? Read More »
Oié, liberando um novo curso de 02h30min para meus sobrinhos queridos. E com cupom de desconto, vide imagem ao final. Antes assista ao vídeo (afinal, me deu um trabalhão, haha).  Lembra de pegar um cupom de desconto da imagem abaixo e depois ir pro site https://vokyus.com: Beijos do tio Cohen EL CO
Curso Introdução ao Customer Success Read More »
Opa, um aviso aos navegantes Mês – junho – que vem teremos mais uma edição do curso. Provavelmente, a antepenúltima do ano. Yeah, rápido assim. Portanto, quem estiver a fim de aprender a gerir melhor seu time com um dos melhores instrutores do país na área de atendimento (eu, eu) acelere sua inscrição. Serão somente
Curso Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia Read More »
Agora temos um novo curso à disposição dos profissionais de suporte técnico: Quando? Dias 14 de 15 de março, de forma online, profissionais poderão trabalhar de forma prática e em conjunto o aprendizado sobre uso das mais recentes tecnologias a serviços das áreas de atendimento em Suporte Técnico, Help Desk e Service Desk. Todo mundo
curso Engenharia de Prompt para Help Desk e Service Desk Read More »
Excerto do livro de Humberto Mariotti Não por acaso, essa é a definição de “melhores práticas”: as que supostamente são sempre eficazes. Mas para que isso fosse verdadeiro seria preciso que os contextos fossem fixos ou variassem muito pouco. Porém, em ambientes complexos como os do mundo natural, as coisas mudam o tempo todo e
Curto (e grosso) sobre melhores práticas Read More »