A paranoia dos usuários, hahaha.
Boa, hein? Abrazon EL CO
A paranoia dos usuários, hahaha. Read More »
Boa, hein? Abrazon EL CO
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Introdução Semana passada almocei com Jorge Machado, diretor da empresa que desenvolve o software e-Desk. Confidenciou-me algumas mazelas que enfrenta. Uma é o fato de corriqueiramente encontrar centros de suporte utilizando aplicativos de registro de chamados feitos em casa. Jorge sorria azedo e dizia perceber um “brilho nos olhos” do gestor quando este citava as
A paternidade é uma desgraça no Help Desk Read More »
Quem mais colaborou com a nossa comunidade de suporte técnico? O final do ano se aproxima e todos fazem um rescaldo do que aconteceu no ano, até por que nada há mais a fazer, salvo férias e festas de final-de-ano. Como profissional liberal não tem direito a férias. E por que atingi meu limite de
A personalidade de 2017 na área de suporte técnico Read More »
Todo ano (desde 2017) realizo uma parada nas minhas atividades profissionais e fico a pensar… Quem foi o personagem de nossa área que realmente chacoalhou minhas ideias durante o ano? Claro, seria um embuste imaginar que sei o que mais impactou o mercado, até por que não estou em todos os lugares e em todos
A personalidade de 2018 na área de suporte técnico Read More »
Toda a eu-quipe do 4HD monitorou atentamente os movimentos de vários players na área de suporte técnico, help desk e service desk durante este ano que se encerra em poucos dias. Claro, as personalidades vencedoras de outras edições não podiam participar da homenagem, pois já foram agraciadas com esse reconhecimento. E notamos uma figura correndo
A personalidade de 2019 na área de suporte técnico Read More »
Quase todo ano — quando não esquecemos —, a filial brasileira do 4HD elege democraticamente aquela pessoa, empresa, blog, alien etc. que se destacou em nosso mercado de suporte técnico, Help Desk e Service Desk. Todo mundo faz isso, desde o Mcdonalds até a revista Time. Nós, que não somos menos famosos, seguimos a trilha
A personalidade de 2021 na área de suporte técnico Read More »
Como todos que me acompanham sabem, chega dezembro e faço uma avaliação do ano que se encerra. Depois de um apreciação de minhas conquistas no ano, erros (claro, por que não?!) etc., olho para o mercado e tento identificar as opções de quem mais colaborou com a comunidade brasileira de suporte técnico. E vou discuti-las
A personalidade de 2022 na área de suporte técnico Read More »
O que vem agora? Segunda-feira pego o texto, devidamente desamassado pela montanha de livros sobre as folhas, e leio em voz alta. Risco, anoto, altero, resmungo, xingo e pronto. Isso demora duas semanas. Envio para a editora que seleciona uma revisora para examinar a obra. Enquanto isso, em paralelo… Planejamos uma capa, construímos o índice
A primeira impressão a gente nunca esquece Read More »
Estou mudando minha opinião sobre webinars. Antes achava verdadeiras b* perdas de tempo (para mim). Hoje, penso ao contrário. É quase um paraíso. Sinto-me como entrando em uma fábrica de sementes onde a gente pode pegar e plantar várias. E colher ideias para aprendizados e redação de artigos. Dia desses a apresentação versava sobre: Como
A quantidade de interações com o usuário importa? Bem, sim e não! Read More »
A querida Raíssa Martins faz parte da Comissão Executiva da EXPOTI que acontecerá em Vitória/ES. Estarei lá no dia 23 de novembro – dia do meu aniversário. Como ela está preocupada com o sucesso do evento, pediu-me (nenhuma mulher pede, sempre manda; aprendi em casa com as minhas três) que eu divulgasse esse vídeo. Causo
A Rassa mandou eu postar isso… daqui! Read More »
OK, Bob, por que devo me interessar por resiliência? Bem, vamos devagar, OK? Resiliência é um dos termos que áreas como RH e psicologia se apropriaram de outras ciências para explicar determinados comportamentos. Inicialmente – e quem é engenheiro ou físico sabe disso – a origem da expressão resiliência vem da Física (Termodinâmica). Trata-se da
A resiliência vem da frustração Read More »
Free again… Até quando não se sabe, mas que dure enquanto durar Clique na capa ao lado e visite o link. Faça o cadastro, em seguida o download e leia conteúdo gratuitamente sobre o mundo de suporte técnico no Brazil. A revista agora passa a ser trimestral e não mais bimestral. Mas em tempos de
A revista SupportWorld agora é gratuita (novamente) para download Read More »
Comentários sobre o livro “A revolução invisível, uma nova forma de gestão em serviços” por Fernando Baldin Aí está. A primeira obra produzida por Fernando Baldin, diretor da Premier IT. Um bom livro e disponível em formato digital para os cibernéticos (mas a leitura é on-line e não em download de PDF para leitura). Acho
A revolução invisível Read More »
Você pensa que sabe, mas não sabe… Duas métricas muito badaladas e importantes dentro dos centros de suporte técnico são: Custo por chamado OK, você pode chamar a expressão “chamado” de ticket, incidente, requisição ou da maneira que desejar, mas foque no significado. O seu time de suporte e todos os cacarecos de infraestrutura existem para
A surpreendente interrelação de métricas no Service Desk Read More »
E minha opinião é: funciona! Todo mundo que virou gerente ou que deseja produzir mais em menos tempo (oh, Tempos Modernos que Chaplin de maneira tão competente ironizou) carece de métodos para concluir suas tarefas. Sim, por que vamos empilhando responsabilidades, ideias, projetos, mudanças e assim por diante. E o que acontece é que acabamos
A técnica Pomodoro realmente funciona?! Read More »