O que os vendedores de software de help desk não lhe dizem…

Identifiquei no artigo anterior A paternidade é uma desgraça no Help Desk uma situação muito comum nos centros de suporte. Você pode ler clicando no hyperlink da frase anterior ou… Resumidamente expliquei que o centro de suporte – de forma habitual – é uma área com recursos insuficientes e por isso o gestor, em dado momento, cheio

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O que é medido pode ser manipulado

“O que é medido pode ser gerenciado” é máxima corriqueira de consultores e gestores. O que ninguém fala é que, do outro lado, dos subordinados, o axioma é: “o que é medido pode ser manipulado“. Ontem, numa investigação cibernética, esbarrei no artigo da Klaus App: What Gets Measured, Gets Manipulated A Klaus é uma plataforma

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O que cristãos, judeus, muçulmanos e a Conferência HDI BR têm em comum?

Sua curiosidade ficou atiçada? Para os judeus, Jerusalém é uma cidade que se deve visitar – ao menos – uma vez na vida. Lá estão todas as raí­zes do povo (ou da religião); onde foi construí­do o Templo de Salomão; onde está o Muro das Lamentações e vários outros locais com grande significado. Casualmente (ou

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O problema de falar “Não me venha com problemas, traga-me soluções”

Oh, yeah… Há dois anos a Sabina Nawaz escreveu esse artigo na Harvard Business Review que me chamou a atenção: The Problem with Saying “Don’t Bring Me Problems, Bring Me Solutions” Ela discorre sobre uma situação muito comum no meio corporativo/executivo. Muitos gestores aprenderam em livros (ou o que é mais comum, na internet ou

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O Paradoxo do Usuário Ativo em tempos de Customer Success

A orientação de uma das premissas de Customer Success  é encaminhar clientes high-tech a se virarem sozinhos em busca da solução. Quem paga pouco onera a empresa quando telefona ou pede ajuda. Mas é bom os noví­ssimos “Customer Success Managers” estudarem artigos cientí­ficos como… Ops, antes de tudo… Alerta: as motivações deste artigo Cohen acordou feliz

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O mundo que vem por aí no suporte técnico…

Previsões certeiras de um incompetente oráculo Antes de tudo, perdoem-me pela longa ausência no blog. Minha esposa arrastou-me para o mais longo e demorado perí­odo de férias em toda a minha miúda vida (os motivos, meus ex-alunos o sabem). Fomos para a pení­nsula ibérica ver castelos, castelos e castelos. Nada que eu já não tivesse visto

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