Seleção de colaboradores: como o Google me enganou

Pois é… Vejam só. Em 2016 escrevi um artigo, todo animadinho, intitulado Avalie o raciocí­nio do técnico de suporte antes de contratá-lo e tomando como base métodos de seleção do Google. Sempre tive como princí­pio que uma empresa para se dar bem no mercado, precisa selecionar bem os colaboradores para ter os melhores profissionais do

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Seja um palestrante no Congresso Internacional HDI

Uma oportunidade í­mpar para obter projeção nacional Nos pampas, temos uma expressão bem tí­pica: “– Não se perde cavalo encilhado!” Significa que, se a oportunidade aparece, devemos apanhá-la.   O HDI Brasil, num gesto bem democrático, abriu a oportunidade para profissionais de todo o paí­s apresentarem trabalhos a serem mostrados no Congresso que acontecerá em

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Seja paranoico no suporte técnico

“O ótimo é inimigo do bom.” “Busco o Minimum Viable Product (MVP)” ou, em português, Produto Mínimo Viável. Eu poderia citar outras expressões para as quais vale fazer um serviço “meia boca”, tipo “está funcionando, ainda que capenga, então está bom”. Debates de correntes Sempre encontraremos correntes bem-sucedidas de ambos os lados: Aqueles que consideram

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Se você quer ser produtivo e evitar interrupções, primeiro precisa aceitar essa verdade brutal

Quem é gestor de suporte técnico ou parecido (de customer success, help desk, service desk, atendimento, operação, aliás, qualquer coisa), sabe que ser produtivo é vital. Em especial para não chegar ao final do dia e sentir que nada evoluiu. OK, fez! Tratou de uma montanha de problemas, reuniões e interrupções, mas algo que faça

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Se você perdeu minha palestra no HDI 2009

Se você perdeu minha palestra na Conferência HDI 2009 de maio, aí­ vem uma nova chance!!!! Resumo: Através da metodologia SPIN (Situation – Problem – Implication – Need-payoff), a palestra aponta aos gestores situações tradicionais que geram problemas e os mecanismos adequados para uma eficiente gestão de seu departamento de suporte técnico. Estarei no dia

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SBDG – nova turma em formação

Em julho estarei me formando, após um ano e meio, na curva de formação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Apesar da expressão “dinâmica” lembrar “exercí­cios em grupo”, a formação vai muito mais longe do que isso. Compreender e ler os movimentos dos grupos. Transformá-los em equipes. Facilitar os relacionamento inter-pessoais, trabalhar com DE

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