Gerenciamento pelas diretrizes no centro de suporte: antiquado ou atual?

Em 1996 Vicente Falconi publicou, no Brasil, a obra “Gerenciamento pelas Diretrizes”.

Quem desconhece, ele foi consultor da AmBev, Gerdau, Sadia, Correios. E vejam só, colaborou com o governo estadual de Minas Gerais, na época em que Aécio Neves impôs uma visão mais empresarial ao estado (se isso é bom ou ruim, não me cabe discutir aqui).

Falconi é o pai da Qualidade Total no Brasil. Então já entenderam que é o autor.

A questão prepositiva desse artigo é:

Algo de quase 30 anos atrás faz sentido neste mundo permeado (lindo isso!!) de IA, implementações ágeis e mundo líquido?

A resposta

A resposta é SIM!

Primeiro vamos entender o que é Diretriz, palavra que consta no título.

DIRETRIZ = META + MEDIDAS

Ou seja, diretriz é a estipulação de uma meta e as ações necessárias para alcançá-la.

O livro é quase uma bíblia de conteúdo, não de extensão

Andei relendo a obra — Gerenciamento pelas Diretrizes — e catando anotações antigas.

O livro tem uma formatação horrorosa. Desde o papel cuchê brilhante que prejudica anotações até a quantidade exagerada de diagramas e gráficos. Claro, Falconi é engenheiro. E alguém formado nessa área adora uma seta pra lá, outra pra cá. Tipo eu, kkk.

O livro é simplíssimo de ler; examine alguns excertos:

ALERTA:

Leia com atenção; solte o celular, exceto se estiver lendo nele, aí não.

Das frases

1. Explicações não garantem a sobrevivência de uma organização.

2. O maior erro cometido por um diretor ou um gerente é permitir que o não-atingimento da meta fique sem a devida reflexão.

3. Uma meta é constituída de três partes: a) um objetivo gerencial; b) um valor; c) um prazo.

4. O valor da meta deve estar acima de suas capacidades atuais em atingi-lo, de maneira que [as pessoas] precisem aprender mais e crescer no processo de atingir essa meta.

5. Quanto mais visível a meta, melhor.

6. Se você quiser manter sua organização viva e rentável, é bom que comece a tomar providências para desenvolver um gerenciamento cada vez mais científico. É disso que trata o gerenciamento pelas diretrizes.

7. Se o planejamento fosse perfeito, as ações constantes do plano de ação deveriam ser suficientes para atingir a meta. Se isso fosse sempre verdade, não haveria necessidade de verificar o atingimento das metas.

8. Nem sempre é possível prever todas as ações necessárias, prioritárias e suficientes para atingir a meta, por melhor que seja a capacidade de planejamento da equipe.

9. Por essa razão, é necessário verificar continuamente os itens de controle, para se certificar de que a meta está sendo atingida.

Análise semântica das frases

Fala sério!

Nove frases que dão muito “pano para manga” (sobra conteúdo) de discussão nos centros de suporte técnico. Pega-se qualquer uma e tem-se assunto para uma reunião inteira.

Exercício 1

2. O maior erro cometido por um diretor ou um gerente é permitir que o não-atingimento da meta fique sem a devida reflexão.

As pessoas se lamentam. Justificam que ocorreu uma emergência. Faltaram 2 colaboradores. Tudo é urgente. Não há time suficiente. O cliente não deixa o técnico de field atualizar a documentação de configuração da empresa. Blá blá blá.

Mas como escrito lá em cima no item “1: Explicações não garantem a sobrevivência de uma organização“.

O que nos remete ao item 4 que convida as pessoas a aprenderem mais e crescer no processo.

Ora, “tudo é urgente”? Vamos estipular SLAs para evitar isso.

O cliente impede o técnico de campo de atualizar a documentação? Vamos dizer a ele: “A última meia hora será dedicada exclusivamente a isso, senão serei punido pela firma.”

Exercício 2

Veja a 8: “nem sempre alcançamos a meta”. Por mais bem bolado que o plano tenha sido. Mas…

Remete-nos ao item 4 que é aprendizado. Por que não alcançamos a meta? Faltou concentração? Faltou aprender a dizer não para o chefe, para o usuário, para o colaborador?

Se jogue no chão, gestor querido!! Nove frases pra você pensar — OK, pode convidar o ChatGPT, Claude, Copilot à reunião; menos o Gemini que esse fala demais — a semana inteira!

Preste atenção no verbo: PENSAR! 

Algo incomum nos gestores de suporte técnico que estão sempre executando algo. Querendo ser mais eficientes, eficazes, úteis, modernos etc.

Menos eu!

Por que hoje amanheceu 3 graus no CU (Centro do Universo que é Porto Alegre). E aqui não tem calefação, piso aquecido e coisas como na Dinamarca, Suécia e Alaska.

Estamos em maus lençóis. E eu detesto ar condicionado no quente.

Atenzon

Espero que já tenha feito todos os cursos de gestão e frameworks do mercado.

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Abrazon

EL CO

 

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