Personalidade de 2023: ChatGPT

Não tinha como ser outra figura a não ser ele.

Apesar de alguns gestores de suporte técnico ainda não atentarem para o fato por que estão mergulhados em suas atividades operacionais o dia inteiro, os fornecedores já estão embutindo APIs, integrações e muito mais.

Por que elegi como personalidade do ano?

Aqui vai uma lista de alguns motivos:

  1. Ele traz uma série de benefícios para os centros de suporte técnico, desde ajudar a escrever um texto em português correto (o que ajuda a comunicar melhor a mensagem), até formatar o troubleshooting de uma solução conforme um padrão. E outras malandragens que se pude usar, como treinar ou entrevistar colaboradores do suporte. (Aguarde o curso que estou liberando para março).
  2. Google Bard e Microsoft Copilot são bons competidores, mas ainda engatinham, mesmo que esse último use o mesmo motor e tenha facilidades de pesquisa. Mas o ChatGPT conta com inúmeras extensões (do Chrome, por exemplo) e plugins que expandem as suas funcionalidades e auxiliam-no a fazer mais.
  3. Todos os fornecedores de softwares de registro de “chamados”, inclusive os nacionais, estão providenciando em suas ferramentas, sejam elas quais forem, conexões com o ChatGPT para favorecerem seu impacto mercadológico (algo como “veja como estamos up-to-date com as novidades”).
  4. Ele alucina às vezes. Afinal, é um gerador de conteúdo, quer sempre apresentar algo (ora veja só, o Cohen antropomorfizando — atribuir a (algo) forma ou características humanas —  o algoritmo). Ele comete delírios, mas possui configurações para ser menos “criativo” e mais conciso.
  5. Está produzindo uma nova geração de funções (leia empregos) dentro do centro de suporte. Está acabando com algumas, mas gerando outras, como a “engenharia de prompt” que permite treiná-lo adequadamente.

Então é isso.

Parabéns, ChatGPT. E obrigado pelo seu impacto dentro da indústria de suporte técnico e atendimento a clientes e usuários.

Vou visitá-lo para dar sua medalha, kkk.

Abrazon

EL CO

2 comentários em “Personalidade de 2023: ChatGPT”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *