Mais uma coisa a doer no seu bolso

A notícia é:

Senado aprova cota para filmes brasileiros em salas de cinemas até o fim de 2033

E o link este daqui.

Você pode não imaginar, mas toda vez que o governo promove uma reserva de mercado, dá m*.

A ideia de estimular a produção nacional é positiva. Mas a implementação governamental, via de regra, é ruim.

Considere:

  • Existirá uma obrigação do cinema de passar um filme nacional: “O objetivo é promover a autossustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e do parque exibidor; a liberdade de programação, valorizando a cultura nacional; a universalização do acesso; e a participação dessas obras no circuito exibidor.” – Fonte: Agência Senado
  • As cadeias de cinema já enfrentam uma concorrência fdp do streaming e ainda precisarão pagar essa conta (despesas para projetar filmes nacionais que sabe-se lá que procura terão).
  • Obviamente, tais filmes — devem ser apresentados à força, sob pena de multa — serão projetados às 08:00 para não prejudicar os blockbusters em horários nobres.
  • Pense “o cineminha miúdo do seu bairro especializado em filmes retrô europeus precisará passar filme nacional”. Descaracterizou todo o esforço de marketing dele para construir uma imagem.
  • A indústria nacional não vai melhorar, tende a piorar com um mercado consumidor “cativo”: as cadeias de cinema. Afinal, para que melhorar se já tenho clientela certa? (não aquelas que assistirão, mas os cinemas constrangidos por lei a projetar).
  • Essa obrigação vai onerar as mesmas, que se reembolsarão dessas despesas (gente para projetar, na bilheteria etc.) de alguma forma e será você, cinéfilo, que pagará a conta quando for assistir seu filme preferido.
  • Essa “imposição” causará transtornos na famosa lei de mercado de “oferta e demanda”. E já vimos isso na reserva de mercado para computadores, carros, telefonia etc. Em vez de incentivar, promove uma indústria de porcarias, visto que, com faturamento garantido, não há por que melhorar, aperfeiçoar, se tornar mais interessante etc..
  • Claro, teremos mais uma nova camada de burocratas fiscalizando se os cinemas obedecem ou não sua cota obrigatória. Sabe quem pagará esse pessoal? Você com seus impostos, hehe.
  • Sabe o que pode acontecer com o restante dos cinemas que ainda sobrevivem, sendo encalacrados a transmitir filmes nacionais? Já buscam rendas alternativas por meio de combos de pipoca, camisetas de filmes etc. e são capazes de sumir do mapa.

Parabéns (irônico) ao Senado Federal.

Em vez de resolver os problemas do país, gera mais problemas, cria distorções e promove o enterro dos cinemas que ainda restam.

Caramba, o pior é que além desse “benefício”, existem outras trocentas situações iguais.

Tá faltando motosserra nesse país.

Abraços indignados,

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *