Brincando com IA e Base de conhecimento

A expressão do título é “brincando” mesmo.

Ela tem, dentro de si, duas concepções: a) é possível errar sem temor de estragar algo e b) permite o aprendizado de forma leve, sem o peso de ferrar com algo importante (alerta: não considere isso uma autorização para divertir-se com os dados de produção).

Pesquisei e encontrei vários índices de ferramentas IA.

Índices

Os dois primeiros foram:

Seus nomes dizem quase tudo, dispensam comentários.

Existe uma montanha de ferramentas que realizam ações específicas como, a partir de textos, geram vídeos, apresentações, vozes ou imagens sensacionais.

Escarafunchei (PQP, que verbo!!!) o segundo índice: produtos que, dada uma fonte de conteúdo, permitem realizar perguntas sobre ela.

Fini é o meu primeiro teste

A minha diversão não é encontrar um produto final.

Mas me tornar mais íntimo do “estado da arte” da computação.

E é isso mesmo, escrevi há uns dias como o pessoal de Hollywood anda apavorado por que produtores estão substituindo todos — atores, roteiristas, diretores de fotografia, figurino etc. — por ferramentas IA.

Claro, alguém terá que manipulá-las, mas não será tanta gente.

O site do produto é https://app.usefini.com/

O grande lance das IAs generativas (entre outras mudanças tecnológicas), na minha opinião, é a capacidade de compreender textos e apresentar respostas compatíveis, tudo em linguagem natural.

Alguns são refinados como o ChatGPT que permite apresentar a mesma resposta em diferentes formas. Outros são mais simples como o Fini, creio eu.

Do passo a passo

1. Crio um bot.

Ele terá todo um conjunto de especificações (linguagem, origem do conteúdo, blá blá blá).

2. Configuro a fonte do conteúdo.

No caso, URLs do meu site (tem outras opções, mas aí a brincadeira teria que ser paga e não gratuita).

3. Faço testes de perguntas.

Ele vai bem com diferentes verbos, o que não seria normal se um usuário pesquisasse numa caixa de texto do site — precisaria acertar o verbo e expressões usadas, caso contrário, o retorno da pesquisa seria zero.

4. Faço distribuição por mecanismo desejado.

Pode ser uma extensão no Chrome, uma janela de chat, integração com produtos de ITSM de mercado e por aí vai.

Considerações sobre o Fini

  • Nem olhei preço. Minha ideia é “me chegar”, como dizemos nos pampas gaúchos.
  • O conteúdo é o mais importante, muito, muito mais que a ferramenta! Se o conteúdo tá ferrado, a ferramenta não faz “Pirlimpimpim”, nem “Shazan”. Nem trocando de arma pros que gostam de FPS (First-Person Shooter). Lembre-se do meu livro ou do curso existente na plataforma 4HD SPACE.
  • Achei ele um tanto lento. Mas não pago nada, portanto…
  • Está ao alcance. Se o preço for em conta, talvez alguém possa incluí-lo em sua lista (ou software, se for um fornecedor) de ferramentas para prestar um atendimento melhor.

O tio te ajuda

Independentemente da AI, tem certas coisas que ela não fará para você (ainda).

Organizar ou aperfeiçoar seu centro de suporte técnico, Help Desk ou Service Desk é uma.

Para isso se inscreva ou seu supervisor de suporte — sim, ele precisa dedicar um tempo, ou nunca terá novas ideias — para o curso.

Dias 27-28-29 de setembro agora. Das 08:30-12:00 e 13:30-17:00.

R$ 2.685 parcelável em 3x.

Inscrições em www.4hd.com.br/calendario

Acelera o passo, hein! Existem, eu acho, 3 vagas restando ainda 😉

Abrazon

EL CO

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