Ser líder ou gerente? Ou ambos?

O que você quer ser? Um líder ou um gerente competente?

Então…

Hoje, antes de sair para a academia, li um artigo no Linkedin intitulado “é urgente, precisamos de líderes melhores”.

Do alto (ou baixo) dos meus 60’, achei que o texto não acrescenta. Repete frases tiradas daqui e dali, os habituais ditados populares revestidos de um linguajar corporativo e elegante.

É um modismo que, por vezes, desvia o foco para um tema secundário.

Assim como a biaba que o Will Smith deu no Chris Rock durante a festa do Oscar 2022. Era para ser uma festa de entrega de premiação aos melhores. O sujeito meteu um bofete por causa de uma piada indecente.

Se cada um fizer isso, não haverá prisão para negros, judeus, gays, mulheres, portugueses, turcos e todos que sofrem com algum tipo de discriminação e que por ventura resolvam partir para “os finalmente”.

Não acho, pessoalmente, que descambar para paulada resolverá a situação (em tempos de massacre da Ucrânia pela Rússia…). Entendo a reação do Will Smith, mas o mundo se tornará catastrófico se a violência imperar.

E a festa do Oscar morreu. Ninguém sabe mais quem ganhou o quê. Só lembram da agressão.

(Oiá, viu? Desviei o artigo para algo sendo tagarelado na mídia!)

OK, vamos adiante

Borbulham eufemismos (Houaiss: palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável, mais grosseira ou mesmo tabuística) no ambiente corporativo.

Dois deles:

  • Funcionário virou colaborador. É feio falar funcionário, então se usa colaborador.
  • Gerente virou líder. O sujeito não é mais gerente de suporte, é líder de suporte. Quando não é “Support Leader” ou mais recentemente “CS Leader”.

Tais modismos desviam o foco do principal.

Mas marketing é tudo, já diz o Philip Kotler.

Leia esse trecho do Rory Sutherland no seu livro Alchemy: The Dark Art and Curious Science of Creating Magic in Brands, Business, and Life. Muito bom, hein! Recomendo:

Imagine que você está sentado na diretoria de uma grande empresa global de bebidas, encarregada de produzir um novo produto que rivalizará com a posição da Coca-Cola como a bebida não alcoólica gelada mais popular do mundo.

O que você diz? Como responderia?

Bem, a primeira coisa que eu diria, a menos que estivesse com um humor particularmente travesso, seria algo assim: ‘Precisamos produzir uma bebida que tenha um gosto melhor que a Coca-Cola, que custe menos que a Coca-Cola e que venha em uma garrafa muito grande para que as pessoas percebam um ótimo custo-benefício.’

O que tenho quase certeza de que ninguém diria é: ‘Ei, vamos tentar comercializar uma bebida muito cara, que vem em uma lata pequena… E isso tem um gosto meio nojento.”

No entanto, foi exatamente isso que a empresa fez. E, ao fazê-lo, lançaram uma marca de refrigerantes que de fato se tornaria uma rival à altura da Coca-Cola: essa bebida era a Red Bull.

Retomando…

O que as empresas precisam são de gerentes.

Gerente pelo Houaiss: aquele que gere e/ou administra negócios, bens ou serviços.

Talkey?

Como diria nosso ex-presidente (não quero nem ele, nem o anterior… Quero alguém novo que acabe com essa polarização política desgraçada que destrói famílias, amizades etc.).

O que são os líderes?

Houaiss: pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.

(Observação: não significa que seja para o bem, pode ser para o mal).

Se o gerente for um líder, melhor ainda! mas se não for, sem problemas.

Podemos ter vários líderes numa equipe de suporte onde existe apenas um gerente. A vida dele até pode se tornar mais fácil. Pode delegar projetos de maneira mais fácil sabendo que o responsável desfruta de liderança para convencer os outros a fazer acontecer.

Há tempos escrevo sobre isso. E tal tema não precisa de repetição. Salvo para os novatos.

Esses podem investir 4 minutos aqui para saber que as empresas precisam de gerentes que colaborem a alcançar os resultados desejados (desde a sobrevivência até expansão de mercado ou apenas otimização dos recursos):

Leia meu velho artigo Não precisamos de tantos líderes; precisamos de gerentes

Agradecido

Beijos a todos

E obrigado pelo prestígio, pessoal.

Casa cheia no primeiro curso aberto presencial do ano aqui em Porto Alegre.

Saiba mais em Formação do Analista de Help Desk.

Dia 05, semana que vem.

😉

EL CO

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