Como foi o curso na Ideais Tecnologia

Execução do curso de Formação de Analista de Help Desk e Service Desk numa das mais importantes empresas de tecnologia do Brasil

Dias 21 e 22 de março eu estive no Rio de Janeiro ministrando esse novo curso (que era o antigo Atendimento Nota 10 e agora estendido para mais um dia) para as equipes de Ní­vel 1 e Ní­vel 2 da empresa. Mas antes é preciso identificar a empresa para que os leitores formem uma ideia da Ideais.

Ideais Tecnologia

Eu cheguei cedo na empresa. E ia passando por uma tela quando assisti a um ví­deo de relance. Cheguei mais perto e perguntei que prédio era esse sendo filmado. Disseram-me que a galera havia comprado um drone, instalado uma câmera digital para todo mundo ver como é o prédio do lado de fora. Hahaha, sensacional. Pegou o clima?

Ainda não? Que empresa tem valores como esses espalhados por toda a empresa com cartazes?

  • Alice no Paí­s das Maravilhas: Siga o coelho branco
  • Star Wars: Que a força esteja com você
  • Senhor dos Anéis: My precious
  • Homem-Aranha: com grandes poderes vêm as grandes responsabilidades
  • Chapolim: Sigam-me os bons
  • Batman, o cavaleiro das trevas: Why so serious?

Geralmente as empresas afixam nas paredes – em especial na entrada, mais para visitantes do que funcionários – aqueles tradicionais textos de valorização ao cliente, humildade, empatia, criar valor e coisa e tal. Ninguém lembra. É tudo muito formal. Chato. Enfadonho.

Mas como esquecer os itens acima? Ainda mais quando estão espalhados pela empresa?

Do ambiente para trabalhar

Pela primeira vez, eu me senti num ambiente à la Google Brasileiro. Sério. Eu já visitei muitas empresas em todo o paí­s. De tudo quanto é segmento. Nenhuma, absolutamente nenhuma desse jeito. Se duvida, veja as fotos abaixo:

Quem não quer trabalhar num lugar assim? EU TAMBÉM, EU TAMBÉM.

Como foi o curso?

Magní­fico. A inteligência dos participantes realimenta o conteúdo e propicia debates estupendos.

É claro, já estou habituado às dificuldades dos técnicos em demonstrarem empatia. Até mesmo em aceitarem que ela é importante, haha. Cabe ao instrutor simular situações que eles visualizem isso. E agora no segundo dia, com a parte de técnicas de comunicação, eles aprendem a como transmitir mensagens desagradáveis ao usuário tornando isso menos amargo (através de técnicas da psicologia como condicionamento operante, dessensibilização gradativa, etc.).

Algumas imagens do curso abaixo:

A mensagem final

Você não precisa ser uma Ideais para contratar o Cohen e aperfeiçoar seu atendimento. Mas fazer isso é importante por que mais que o conhecimento técnico, é preciso ser humano nas intervenções com os clientes e usuários. Ou nada adiantará trabalhar bem e resolver a contento. A pesquisa de satisfação será ruim.

Meu treinamento é todo baseado em exercí­cios, não deixa de maneira alguma o curso monótono ou cansativo. É por isso que já voltei três vezes na Ideais. Chega de tanto ITIL aos técnicos. Ela é importante, mas eles precisam alcançar seu resultado: ATENDER BEM.

E nisso eu posso ajudar.

Abração a todos, em especial ao pessoal da Ideais que me oportunizou momentos únicos num ambiente raro.

El Cohen

2 comentários em “Como foi o curso na Ideais Tecnologia”

  1. Nossa Cohen, me senti bem importante com seus comentários… gostaria de deixar aqui que você faz parte disso… e que se sinta tão importante quanto eu me senti… O seu treinamento é simplesmente MARAVILHOSO… hoje fico muito mais atenta para algumas coisas que antes passavam desapercebidas… ainda não sou a mais empática do mundo.. isso é um exercício diário, e que as vezes o ambiente externo influencia na nossa comunicação… mas enfim… atendo bem melhor hoje do que antes de receber algumas das suas dicas!!!
    Parabéns pelo seu trabalho!!! seu treinamento é diferenciado!!! você é NOTA 11!!!
    Monique (Turma:2) rsrsrs

  2. Monique,

    Eu estava em um churrasco na sexta-feira quando entrou alerta de novo comentário no blog. Li discretamente e confesso, deixei o pedaço de picanha de lado, a cerveja amiga e fui mostrar seu comentário para meus amigos.

    Não pense que é apenas eu que impacto em vocês. O inverso também acontece.

    Eu saí daí um pouco chateado pelo fato do sábado ter sido menos “shaked” quanto a sexta-feira, mas seu comentário resgata minha alma e me deixa menos severo comigo mesmo.

    Beijão e muito, muito obrigado pelo seu feedback.

    Abraços e sucesso na vida profissional e pessoal!

    EL CO

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