Ser multi ou monotarefa?

Puxa daqui, puxa dali, cada lado tem suas vantagens e desvantagens

O lance é o seguinte: o sujeito deve fazer várias coisas ao mesmo tempo ou apenas uma?

Já citei aqui no blog – e também no meu livro – um artigo do neurologista John Medina que afirma que nosso cérebro não é multitarefa. Por isso dá *erda quando tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Leia mais em Cuidado com o chat; cérebro não é multitarefa.

Peter Drucker já afirmava que eram necessários longos perí­odos de concentração para que um executivo – você, gestor de suporte técnico – pudesse produzir alguma coisa de maneira eficiente. Afinal, se o seu principal objetivo é pensar na organização e não consegue slots de tempo suficiente para isso, o resultado é pí­fio ou meia boca.

Então veio o Henry Mintzberg e diz que não tem como fazer isso, pois o ambiente gerencial é caótico, lotado de interrupções etc. Não tem como se enfiar num mosteiro e esquecer o mundo lá fora. Salvo se quiser ficar desempregado, hehe.

E todos aqueles que conhecem as caracterí­sticas da Geração Y sabem que eles executam várias coisas ao mesmo tempo (nem é uma questão de querer, é assim mesmo culturalmente: abre uma janela do browser, consulta e-mail, vê o MSN, clica no…).

Daí­ vem o compadre Augusto Campos (top gun nacional em blogs, com o Efetividade e o Br-Linux)  e declara no seu blog que ele é monotarefa moderado. Mas hein?! E ainda busca amparo na revista Galileu que produziu uma reportagem chamada Organize sua vida.

Só posso dizer uma coisa: estou em boa companhia nesse posicionamento de ser monotarefa, hehehe.

Visite os links indicados.

Abrazon

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *