HDI 2011 – Parte final

Registros finais do Congresso e Exposição HDI 2011

Pra quem perdeu o fio da meada, esse artigo é uma continuação de HDI 2011 – Manhã do segundo dia.

A palestra do nobre amigo amazonense Vivaldo Lima sobre “Como prosperar liderando a Geração Y” foi maravilhosa. Ficou entre as duas melhores e por que sou bairrista (afinal sou mantenedor do site Página do Gaúcho), desempatei a favor de Daniel Bighelini.

Vivaldo tem “bala na agulha”. É um cara de fala mansa. Baixinho. Discreto. Mas quando começa a explicar as situações, a ilustrá-las com exemplos, a concatenar as ideias e realizar inferências que o público não percebia antes, o sujeito se transforma num titã. Um gigante de três metros de altura que magnetiza a atenção de todos.

Para minha surpresa, minha câmera emperrou durante a sua palestra. Se bem que ela já tem seis anos. Se alguém quiser fazer uma doação de uma câmera Sony, sou um sujeito humilde e não teria constrangimento algum em aceitar. Mas consegui um videozinho da fera:

O tema é quentí­ssimo, pois se trata de toda uma nova geração de trabalhadores, com seus jeitos e modos, que estão chegando para preencherem as vagas em nossas áreas de suporte técnico. O palestrante iniciou explicando que alguns chefes ficam indignados com a turma da Geração Y que passa tempo no celular ou em sites. Mas lembrou de que a Geração X também é hábil em chegar às 07:30, mas não trabalhar. Fica lendo jornal etc. Explorou algumas estatí­sticas e recordou que, como a Y é maior em quantidade, nós (mais velhos) é que estamos entre eles e não o contrário.

  • Fez uma relação da rede social atual versus os namoros de antigamente via classificados em revistas e cartas (mudou apenas a mí­dia)
  • Indignações dos chefes por que os funcionários pertencentes à coorte Y fazem mais de uma coisa de maneira simultânea e isso “não está no regulamento” (o qual é invocado para condicionar o sujeito aos modos antigos)
  • O funcionário encontrará uma empresa que lhe deixe acessar a rede social e trabalhará igualmente
  • Comentário de um membro de RH: “- não tem como eu contratar alguém da Geração Y com cara de X” (o desejo insano, claro, de muitos membros das gerações anteriores)
  • O sujeito da Geração Y será produtivo desde que tenha uma meta a ser alcançada e que se transformará no seu próprio controle
  • Existem regras a serem cumpridas (não dá pra atender o governador do estado com as calças cheias de rasgões), é preciso esclarecer os motivos e não apenas impô-las

Não dá pra descrever a palestra do Vivaldo. Você tem que estar na plateia. Claro, os registros acima servem apenas para isso: provocá-lo a estar lá na próxima vez.

Painel internacional sobre redes sociais no ambiente corporativo de TI

Oigalê, que o tí­tulo é enorme, hein?

O HDI nacional reuniu algumas feras para conversarem sobre o assunto. Estavam lá os dois norte-americanos (Chris Dancy e Rick Joslin), o Luiz Couto do HDI Brasil, o Valtomir Santos da Cielo, o Ricardo Mansur e mais o Ricardo Scheffer da Sonda Procwork.

O papo não me foi muito útil, exceto por um aspecto: ninguém sabe o que vem pela frente. Todo mundo tem consciência que as redes sociais chegam lá (as divergências acontecem apenas no prazo), mas como usá-las ainda é um suspense. É claro, muita gente arrisca um palpite aqui, outro acolá, mas… Isso é o que menos importa.

O que vale é que elas vem. E isso já bastou para mostrar que o HDI BR está atento aos movimentos no mercado corporativo. Good for us.


Ricardo Mansur e eu (com cara de babaca)

Painel de discussão – Pergunte ao Strategic Advisory Board HDI

Ulalá! Não é pouca coisa, hein?

Subiram ao palco monstros sagrados de nossa comunidade de suporte técnico para compartilhar conhecimentos com a galera. O bate-papo foi bem informal e surgiram até dúvidas sobre “- Como eu faço para estar aí­ no palco”, heheheh. A resposta foi simples: “- Faça por merecer!”.

Maurí­cio Machado recém-chegado dos EUA e eu (pior ainda na foto –
espontâneos são uma yerda, ainda mais quando sou eu a fotografar)

Melhor equipe de suporte externo e melhor analista do ano

Bem, minha câmera realmente decepcionou-me. Quem ganhou o prêmio de melhor equipe de suporte externo foi o time da CTIS. Quem ganhou o de melhor analista de suporte… Foi o Brandão da PC Sistemas.

Palestra do Sergio Almeida

Errr… Não assisti. Só o iní­cio, mas tava chato (pra mim) e eu pulei fora e foi circular na feira.

Resumão

Novamente, um evento imperdí­vel.

Há muita simbologia e representatividade nesse congresso. Existe um analista de Help Desk ou Service Desk na maioria das empresas. Afinal, quase todas usam TI e enfrentam algum problema ou necessidade de configuração. E apenas 1.000 deles apareceram no evento. Oxalá ano que vem tenhamos 1.500!!!

Houve uma grande renovação de palestrantes. Acho que a qualidade baixou um pouco, mas isso é assim mesmo. Faz parte do cenário os “jovens” errarem, acertarem etc. Precisamos ter quantidade. Dentro dela, iremos encontrar a qualidade.

Não gostei da feira ser em um ambiente diferente do congresso (era preciso descer as escadas rolantes para chegar à exposição). Isso por que o pessoal ficava por ali e acabava perdendo alguma palestra. Mas todo é controvertido, pois outros colegas gostaram de ser distante. Deu mais cara de feira ao evento.

Saudades do Nino Albano. Como homem-show, teria energizado ainda mais o ambiente e congresso.

Tri legal reencontrar inúmeros amigos. Ao menos uma vez por ano! E conhecer outros.

Vixe, preciso trabalhar.

Abração pras gurias. Quebra-costelas pros guris.

EL Cohen

4 comentários em “HDI 2011 – Parte final”

  1. Leonardo Vinci Jr

    Caro Cohen, foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, comecei a ler seu novo livro, quanto ao congresso HDI- 2011, apesar de eu ser um HDM e ter contato direto com o HDI foi minha 1ª vez no evento. Achei interessante o formato do evento, é uma pena que não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo, risos. Tinham palestras boas no mesmo horário e sempre tínhamos que decidir qual assistiríamos.Mas enfim gostei bastante. Grande abraço. Leonardo. 

  2. Marcos, vou torcer por você. O evento é muito bacana e, eu diria, imperdível.
    Leonardo, espero que tenha uma boa leitura, hehehe. Realmente nessas horas era legal ter um clone para participar das várias palestras!
    Abrazon
    EL CO

  3. Mauricio Machado

    Tche… Sempre um grande prazer encontrar contigo, alias, este foi um dos motivos de voltar e passar pelo evento. Rever grandes amigos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *