Help Desk Day de Porto Alegre

Salve, colegas!

Hoje realizamos nosso primeiro seminário do ano.

Logo na abertura, fiz questão de esclarecer que não era um treinamento. Nosso modelo prevê conversar com os colegas sobre os três temas que são pilares em nossos ambientes de suporte: tecnologia, processos e pessoas.

Obviamente, existem alguns slides para “puxar o debate“. E assim foi hoje.

A imagem abaixo ilustra meu sentimento: todo mundo solto, sem vergonha ou constrangimentos, debatendo Help Desk de uma forma alegre e saudável.

Algumas modificações aconteceram:

  1. Reduzimos a quantidade de vagas. Quando 50 pessoas compareciam, o debate morria. Virava uma tradicional palestra. As oportunidades de trocas de experiência, em função da quantidade de pessoas, simplesmente desapareciam no estrangulamento do tempo.
  2. Disposição da mesa em U. Excelente mudança. As pessoas se enxergam. Tratam-se pelo nome. Olho-no-olho tem sido mais saboroso, alegre. Deixa o grupo mais entusiasmado.
  3. Demonstração de Fireman no final. Conseguimos agradar gregos e troianos. Após o encerramento do evento, em rápidos 20 minutos, os presentes tem uma idéia do funcionamento da ferramenta.
  4. Novos slides. Todos os slides das palestras de tecnologia e pessoas foram refeitos. Eliminei todos os marcadores. Nada de ler texto na tela. Agora, o tí­tulo surge, o palEUstrante discorre sobre ele e ainda incita a platéia a se manifestar!

Além disso, para minha surpresa, dois colegas de eventos anteriores compareceram novamente: Ricardo Ruschel da Copesul e Davan Carvalho da Rocha da Get-Net.

Sacaram a idéia do seminário!

Não se trata de uma “transferência de conteúdo” do palestrante para o inscrito que valoriza o evento. O que vale é a multiplicidade de experiências e visões dos participantes. Cada qual traz sua bagagem e com ela, forma-se – a cada evento – um novo panorama, um novo contexto, uma nova pintura. Algo diverso de cada um dos Help Desk Days anteriores.

Palestrando na parte de processos, Reges Bronzatti, vice-presidente da Assespro RS, diretor de expansão do grupo Processor. Além de formação em Informática, também tem em Direito. Inundou-nos com seus conhecimentos sobre SOX, responsabilidades contábeis (que envolvem inventário de máquinas e licenças de software) e mais uma bagagem sensacional. Fora, é claro, processos e toda sua bagagem de outsourcing.

E para minha alegria, o palestrante de outro Help Desk Day – também na parte de processos -, Marcelo Piassarollo da Rhino Consulting, uma fera em ITIL reconhecido a ní­vel nacional, nos deu uma canja de conhecimentos neste temática.

Não vou citar todos os participantes (até por que depois a concorrência assedia, hahaha). Mas para cada um dos inscritos fica o meu carinho e agradecimento por estarem presentes.

Se não participaram mais ativamente dos debates, pelo menos estavam lá prestigiando o conceito do seminário. Agradecimentos também aos colegas que vieram de Pelotas, Caxias do Sul e até Criciúma.

Espero revê-los novamente.

Num Help Desk Day ou numa roda de chimarrão.

No MSN ou num boteco à beira de praia.

Só não podemos perder estes laços de amizade e nossos relacionamentos.

Um abraço a todos,

El Cohen

3 comentários em “Help Desk Day de Porto Alegre”

  1. Eu, como um ‘bom estagiario’ Cohen, fico extremamente agradecido pela oportunidade de ter conhecido feras da área como todos que estavam lá. Por também ter debatido sobre muitos assuntos que acontecem no dia de um Help Desk.
    Há braço

  2. Eu achei muito interessante o seminário, foi uma ótima oportunidade estar no meio de tanta gente “boa” na área, um bom aprendizado.

    []’s

  3. Daniel e Daiane,

    Ora direis, parece que para postar comentários o nome tenha que começar com “DA”.

    Hehehe, brincadeira.

    Eu fico feliz que tenham participado.
    A colaboração e cooperação entre profissionais é muito difícil.
    Fora as idiossincracias pessoais, a gente ainda enfrenta questões de agenda, recursos, todas essas “complexidades” do mundo pós-moderno.

    Podem ter certeza que a simples presença de vocês já colaborou com colegas que também estavam lá.

    Um dia reúno todo mundo e vamos nos recordar com alegria destes tempos em que ficávamos numa sala lá embaixo do Plaza São Rafael discutindo questões de Help Desk.

    Só espero que esse tempo seja numa mesa de praia e tal 🙂

    Abraços,

    El Co

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