Ganhe dinheiro vendendo… moscas!

Pois é…

Se tivesse chegado pelo correio eletrônico essa mensagem eu teria removido de primeira.Mas chegou pelo Correio do Povo, jornal do Rio Grande do Sul.

Eu li a notí­cia normalmente e passei para as outras páginas. Lá adiante me deu um clique: “– Caracas, os caras tão ganhando dinheiro vendendo moscas!“.

mosca

Dá pra acreditar?!?!

Um excerto da notí­cia que saiu no Correio do Povo, seção Rural, de 04 de fevereiro de 2009:

Um projeto inédito para combater a mosca-da-bicheira na América Latina começou ontem numa área de 100 quilômetros entre Brasil e Uruguai. Em dois sobrevoos, foram dispersadas 5,4 milhões de moscas esterilizadas com energia nuclear para o cruzamento com insetos nativos da mesma espécie. O objetivo da operação é reduzir a população a campo. Em duas semanas, será possí­vel verificar os primeiros resultados, assegura o coordenador de campo do projeto pelo Brasil, o veterinário Joal Pontes, supervisor regional do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura (Seappa) em Alegrete.

Nas próximas nove semanas, 3 mil caixas com 1,8 mil moscas serão jogadas ao dia sobre áreas no departamento uruguaio de Artigas e nos municí­pios gaúchos de Quaraí­, Uruguaiana e Santana do Livramento.

A zoonose causa prejuí­zos à pecuária e à ovinocultura. Na região escolhida para o projeto, pesquisa indicou custo de 6,3 dólares por cabeça ao ano para conter o parasita.

O projeto, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Comissão México-Americana (Comexa), e coordenado por ministérios e secretarias de agricultura, custará 1 milhão de dólares. A mosca-da-bicheira está limitada hoje à América Latina, o que ameaça exportações de gado em pé.

‘Há um interesse comercial muito grande dos paí­ses que exportam, especialmente para mercados como o libanês’, explica.

Pelo processo, as moscas estéreis lançadas do avião procuram por outras no ambiente. Com o acasalamento, o inseto nativo passa a produzir ovos sem fertilidade, evitando a formação de larvas que se proliferam em feridas dos animais, se alimentando do seu tecido. Dependendo da infestação, a mosca pode até matar os bovinos.

Isso é que é dar um jeito nas moscas de casa, hein?!

Abraços

El Cohen

9 comentários em “Ganhe dinheiro vendendo… moscas!”

  1. Caro Cohen
    Falando em pecuária temos:
    1 DOSE de sêmen de um boi da raça Nelore chamado Helíaco custa R$ 1.400,00
    NOSSA…. Tudo isso! Calma, tem um mais barato…..
    1 DOSE de sêmen de um boi da raça Nelore chamado Freguês custa R$ 1.100,00
    Depois você lê a seguinte chamada:
    Lucro da IBM sobe 18,4% em 2008
    Aí, leio seu Blog…. 1 milhão em moscas!
    Pergunto:
    Se o país está em crise, por que alguns estão ganhando dinheiro?

    Se o país está em crise, por que

    BID e Comexa estão investindo no Brasil?

  2. A idéia seria ainda melhor com o mosquito da dengue, se dessem um jeito de espalhar mosquitos para reproduzir que não conseguissem contaminar poderia ser interessante também é mais ou menos isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *